OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 19 de novembro de 2011

5 Regras simples para uma Casa Saudável

5 Regras simples para uma Casa Saudável

De: Karen Miller-Kovach
Tradução: Liliane Ohayan

 
 
O livro Pais Saudáveis, Filhos Saudáveis do Vigilantes do Peso é um guia abrangente com respostas a dúvidas frequentes e orientações sobre peso saudável para toda a família.

 
O capítulo 4, “As Cinco Regras”, descreve cinco regras fáceis, simples de entender, que todos devem seguir em uma Casa Saudável:

Regra 1: Priorize os alimentos saudáveis e nutritivos
 
A alimentação em uma Casa Saudável dá ênfase aos alimentos saudáveis e nutritivos. A maioria desses alimentos é rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes e de baixas calorias. Eles são servidos em todos os lanches e refeições, pois promovem o peso saudável e o bem-estar de todos.
Para colocar esta regra em prática:
• Opte por grãos integrais sempre que possível.
• Dê preferência a água, bebidas não calóricas e leite semidesnatado ou desnatado.
• Inclua muitas frutas e legumes na alimentação diária.
• Consuma pequenas quantidades de óleos saudáveis
• Preste atenção na gordura e no açúcar que podem estar “escondidos” nos alimentos comprados prontos.
• Sempre tome café da manhã.
• Estabeleça horários fixos para os lanches e refeições sempre que possível.
• Faça refeições em família sempre que possível.
 
Regra 2: Inclua Guloseimas no dia a dia 
 
Guloseimas são alimentos cheios de calorias, com baixo valor nutricional, tidos como grandes fontes de prazer. Exemplos de guloseima são: refrigerantes, a maioria das sobremesas, balas e alimentos industrializados. As guloseimas são parte importante das nossas vidas. Comer uma ou duas diariamente, em porções razoáveis, é prazeroso, reduz a sensação de privação e apóia padrões de alimentação realistas e sustentáveis. Lembrar que o consumo deve ser feito em porções razoáveis é muito importante, porque, da mesma forma que o nosso peso aumentou nos últimos 30 anos, o tamanho das porções que consumimos também cresceu.

Regra 3: Procure limitar o tempo de uso da TV e do computador a duas horas (ou menos) por dia 
 
Computadores, DVDs, videogames e TV ocupam muito tempo na vida das crianças modernas. Estima-se que mais de 25% das que estão em idade pré-escolar assistam a pelo menos quatro horas de televisão diariamente. O aumento desse número de horas está relacionado ao ganho de peso. O tempo de exposição à TV e aos computadores afeta o peso porque sentar em frente à tela queima muito menos calorias do que brincar no quintal.
A fim de prevenir o sobrepeso, os pediatras aconselham limitar o tempo de uso da TV e do computador a duas horas, no máximo, por dia, para crianças maiores de dois anos. Para aquelas com menos de dois anos, a recomendação é de que não tenham acesso a esses aparelhos.

Regra 4: Pratique pelo menos uma hora de exercícios diariamente
 
Os especialistas recomendam a prática de uma hora de atividades físicas por dia a todas as crianças e aos adultos que queiram manter o emagrecimento. Eles concordam que o nível médio atual de atividades físicas não é suficiente para prevenir o ganho excessivo de peso nem para levar ao emagrecimento das crianças: a maioria faz meia hora de exercícios por dia — a metade do que deveria.
Os horários de exercício podem substituir o sedentarismo e ser uma diversão para a família inteira. Para isso, as atividades preferidas pelas crianças devem ser levadas em consideração.

Regra 5: As regras se aplicam a todos os que moram na casa 
 
O estilo de vida saudável não é só para os membros da família que têm problemas de peso. As regras funcionarão melhor se todos as seguirem. Todos os familiares, com o peso saudável ou não, têm a ganhar com o que elas propõem. Os que têm histórico de excesso de peso se beneficiam ainda mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário