OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vamos pensar "MAGRO"?!

Vamos pensar "MAGRO"?!

Aqui tenho algumas dicas que encontrei na internet, de como pensar magro e não se jogar na primeira coisa doce que aparecer na frente...


1. Ficar magra só depende de mim. Chega de culpar a genética! Ser magra ou gorda é uma questão de escolha e não um castigo divino. Quando você assume a responsabilidade no processo de emagrecimento, ganha o controle da situação e se sente mais capaz de modificar seus hábitos e seu corpo.

2. Se escorregar, retomo de onde parei! Quem nunca exagerou na sobremesa? A diferença está em como você encara essa situação. “Se entrar no ‘perdido por um, perdido por mil’, estraga o seu plano de emagrecimento. Retome o seu planejamento no dia seguinte”, orienta o psicólogo Marco Antonio De Tommaso.

3. O melhor horário para malhar é o que consigo ir. Você acha que não tem pique para ir à academia pela manhã, mas é a única brecha da sua agenda? Então, insista! A chance de se adaptar e passar a render mais do que imaginava é altíssima.

4. Irresistíveis são as minhas curvas, não as frituras da happy hour! Ninguém fica e permanece em forma por acaso. As escolhas do cardápio são feitas diariamente.

5. Venço metas, não bato recordes mundiais. Ao traçar os objetivos, pense em prazos possíveis. Assim, pode comemorar os resultados. Se estabelecer metas inatingíveis, vai jogar contra si mesma.

6. Não vivo de dieta, faço escolhas inteligentes. Quando você se liberta da sensação de estar presa em uma dieta, percebe a importância das suas atitudes e da forma como monta o cardápio. Assim, sai do papel de vítima e se torna a personagem principal do emagrecimento.

7. Um bombom é só um bombom. A guloseima não é o fim da sua dieta. Nada de ficar com medo de se deliciar com uma coisa de que você gosta. Não é porque comeu o primeiro que vai pegar o segundo, o terceiro, o quarto.

8. Vou conseguir parar de pensar em comida. Mude o foco da atenção. “Descubra o que funciona melhor para você. Pode ser uma caminhada, uma partida de baralho ou uma ligação para uma amiga. Esqueça a comida”, afirma a empresária Lucilia Diniz.

9. O meu esforço vale um biquíni. Ou qualquer outro desejo que quiser. Faça a sua listinha e lance mão dela sempre que o desânimo bater à porta.

10. Questiono todos os pensamentos desanimadores. Essa atitude protege você da autossabotagem. Sabe quando aparece aquela voz interna dizendo que o seu esforço não está adiantando nada? Não desista! Reveja esses conceitos até exterminá-los e liste seus progressos.

11. Se a fome aparece antes da hora, bebo água. Muitas vezes, a sensação de sede se confunde com a de fome.

12. Tenho orgulho das minhas atitudes! Para continuar com o plano de emagrecimento é preciso ser forte e se orgulhar disso! Nada de sentir pena de si mesma porque não está com um balde de pipoca durante a sessão de cinema. Coloque na cabeça que o seu objetivo é ser magra.
13. Sei quando estou com fome ou apenas com vontade de comer. Conseguir diferenciar a fome do desejo de mastigar evita com que você coma fora de hora. Ao sentir o estômago roncando, pergunte a si mesma se está realmente precisando de um alimento. Caso a resposta seja positiva, faça dez respirações profundas. É um truque para diminuir ansiedade.

14. Fome não é catástrofe! “Muitas mulheres, quando estão tentando emagrecer ou mudar os hábitos alimentares, ficam assustadas ao sentir fome”, diz Tommaso. Isso acontece a fome dá uma sensação de descontrole. “Calma, você não é a única a sentir fome. Todo mundo sente. Apenas procure fazer boas escolhas”, acrescenta.

15. Busco o prazer na vida e não na comida. Claro que é uma delícia comer, mas isso não deve ser a única fonte de felicidade na vida. Diversifique seus interesses e descubra o que gosta de fazer. Invista em um hobby, vá ao cinema… Encontre o prazer fora da mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário