OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 12 de novembro de 2011

Alimentação Contra a Obesidade Infantil

Alimentação Contra a Obesidade Infantil

Por: Ranna Carla
Aproveitando a Semana do Dia das Crianças, vamos abordar mais esse assunto, que muitas vezes é esquecido: A Alimentação das nossas Crianças.

Algumas crianças já apresentam alguns sintomas da Doença Obesidade ainda quando bebês, essas mesmo se alimentando somente do leite materno já se mostram bem acima do peso ideal. Se você tem um bebê e acha que ele pode estar acima do peso, procure um pediatra especialista em Obesidade Infantil, os tratamentos começados o quanto antes garantem os melhores resultados.
Existem também aquelas crianças aparentemente saudáveis, que muitas vezes até parecem estar abaixo do peso, quesimplesmente comem de tudo e não engordam. Muitas vezes os pais quando percebem essa “dificuldade” que a criança tem em ganhar peso, não se importam com sua alimentação. O resultado é triste, a criança acostuma e forma seus gostos e hábitos alimentares de forma errada e acabam muitas vezes se tornando adultos Obesos e com uma enorme dificuldade em mudar seus maus hábitos alimentares.
Outra preocupação são aquelas crianças que comem em pouca quantia, não sentem muita fome e os pais pordesesperomedicam seus filhos com remédios para abrir o apetite, sem nem se dar conta das consequências que essa atitude pode gerar no futuro da criança. Sempre que achar que seu filho esta com problemas para se alimentar procure um especialista, ele vai ajudar seu filho da melhor forma possível.
Visando o futuro dos seu filhos, para que eles sejam adultos saudáveis em todos os sentidos,  vamos fazer um esforço e Educar a Alimentação deles.
Faça-os pegar gosto por frutas verduras, sucos, cereais. Deixe os enlatados, congelados e fast foods sempre por última opção. Crianças muitas vezes parecem complicadas e resistentes á comer determinados alimentos, mas tudo é uma questão de paciência e perseverança.
Veja aqui umas dicas de como fazer seu filho se alimentar melhor: Prevenindo a Obesidade Infantil



Prevenindo a Obesidade Infantil

Por: Ranna Carla 

No Brasil, todos os dias cresce assustadoramente o número de Crianças Obesas, infelizmente algumas são por causas genéticas ou doenças, mas na grande maioria  as causas da Obesidade são os maus hábitos alimentares.
A correria do dia a dia e facilidade dos alimentos congelados e enlatados faz com que os pais não percebam  que estão expondo a Saúde dos seus filhos ao risco de Obesidade entre outros males.
Porém existem formas fáceis de prevenir que seu filho venha a sofrer com a Obesidade.

alimentação-saudável
O  ideal é que logo na fase em que a criança está parando de mamar, o adulto evite alimentar os bebês com  papinhas enlatadas. É fundamental que logo nessa fase o bebê seja alimentado de frutas e verduras, não só por ser saudável mas também para que acostume seu paladar com esses alimentos.

É normal que a criança rejeite alimentos saudáveis, o que não pode ocorrer é que deixem de oferecer esses alimentos diariamente para os pequenos, aos poucos eles vão se acostumando e passam a gostar dos tais alimentos rejeitados. Isso requer paciência  mas dá certo e vale á pena.

Na medida em que seu filho for crescendo sempre ofereça cereais, frutas e verduras diferentes. Deixe os doces, fast foods e refrigerantes para ocasiões especiais, não deixe que esses alimentos façam parte da rotina alimentar das crianças.
Nada substitui a água.  Ensine a criança e insista para que beba muita água.
Incentive seu filho a praticar esportes. Se não puder  matriculá-lo em uma atividade específica, leve-o todos os dias ou sempre que possível em parquinhos ou áreas de lazer. Deixe que ele gaste muita energia. Evite que passe muito tempo em frente de TVs, computadores e vídeo games.

Essas dicas fazem com que seu filho crie bons hábitos alimentares e evita que ele se acostume com o sedentarismo. Lembre-se que o os costumes de um adulto são os reflexos de seus hábitos infantis.
Leve seu filho sempre ao pediatra, e se perceber que ele está acima do Peso procure um especialista em Obesidade Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário