OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 12 de novembro de 2011

Tudo o que você precisa saber para não errar na reeducação alimentar

Acerte nos primeiros passos da dieta

Tudo o que você precisa saber para não errar na reeducação alimentar

por Minha Vida
Você está ansioso pela chegada da próxima segunda-feira. Tanta expectativa tem motivo: é o dia em que você pretende dar a largada a uma séria dieta. Desta vez, porém, abandonando o radicalismo que faz os quilos perdidos voltarem em tempo recorde. Mas a consciência de que dietas restritivas não são recomendadas nem sempre é sinônimo de conhecimento sobre as regrinhas da boa alimentação. A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, ressalta que quem deseja seguir um programa de reeducação alimentar precisa, antes de tudo, lembrar que muitos hábitos (e garfadas) precisam ser modificados. O mais importante é não ser resistente a essas mudanças.
Cardápios monótonos - Foto Getty Images
Fuja dos cardápios monótonosO que não falta é variedade de frutas, legumes e verduras. Por isso, inclua muitos deles no seu cardápio. "Alimentação adequada pede variedade de alimentos", reforça Roberta. Não se esqueça de completar o menu com diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas, leites e derivados, grupos alimentares essenciais para a alimentação diária.
 Balança - Foto Getty Images
Tire o foco das calorias
Contar calorias é importante, já que é um meio para direcionar a sua dieta. Sabendo a quantidade de calorias diárias que você precisa ingerir, dá para manter o peso, emagrecer ou engordar. Porém, elas são somente uma característica da dieta. "Basear-se apenas na energia fornecida pelos alimentos pode fazer com que a quantidade dos nutrientes, como carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais, não seja atingida", esclarece a nutricionista do Minha Vida.

 Água - Foto Getty Images
Não descuide dos líquidos
Alimentação equilibrada inclui dois litros de água todos os dias. A quantidade é ideal para repor a perda natural do organismo e auxiliar no funcionamento do intestino.

Acerte nos primeiros passos da dieta

Tudo o que você precisa saber para não errar na reeducação alimentar



Publicado em 8/11/2011 por Minha Vida

Alimentos poderosos - Foto Getty Images
Consuma alimentos poderosos
Busque informações nos rótulos dos alimentos e opte pelos que são nutricionalmente melhores, aconselha Roberta Stella. Ela esclarece dizendo que açúcar e farinha refinada, por exemplo, são formados por carboidratos, mas não os do melhor tipo. Dê preferência às versões integrais dos alimentos. Além de encontrar carboidratos complexos, a escolha faz com que a quantidade de fibras, minerais e vitaminas seja maior. Trocar alimentos a fim de diminuir a quantidade de gordura saturada também é relevante, por isso, prefira carnes magras, óleos e cremes vegetais.

 Jejum - Foto Getty Images
Jamais pule refeições
Uma alimentação balanceada é composta por cinco ou seis refeições diárias. O resultado soma café-da-manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. "Estabeleça horários para cada um, pois, assim, fica mais fácil se adaptar ao novo hábito", aconselha a nutricionista. E nem pense em prolongar o intervalo das refeições. Ficar em jejum só faz com que você chegue faminto à próxima refeição, ficando mais vulnerável às tentações.
 Doces - Foto Getty Images
Seja flexível consigo mesmo
Não precisa se tornar um prisioneiro da sua dieta. Tendo hábitos saudáveis, você pode se dar ao luxo de se deliciar com seus pratos preferidos de vez em quando. Para isso, é preciso apenas controlar a quantidade e também não exagerar na periodicidade do consumo.
 Experimentar - Foto Getty Images
Habitue-se a experimentarMuita gente não consome nenhum tipo de legume alegando não gostar deles. "Algumas pessoas chegam até a ter ânsias de vômito se ingerem certos vegetais", cita a nutricionista. Quando são analisadas as preferências e a rotina alimentar, notamos que não há nenhuma atitude favorável à experimentação de novos alimentos, para que o paladar se adapte a sabores diferentes, completa. Para cumprir a primeira tarefa da reeducação do seu estômago, portanto, basta abrir a boca e a mente para provar alimentos que antes não faziam parte dos seus pratos e são indispensáveis para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário