A idade na balança Especialistas explicam por que envelhecer engorda Mulheres à beira de um ataque de nervos, homens assustados com a velhice: não culpem a menopausa ou a andropausa pela impiedade da balança. A tendência a engordar à medida em que se envelhece é inevitável, mas está relacionada, de acordo com médicos, ao processo biológico natural e não à queda dos hormônios sexuais. Portanto, se o desejo de emagrecer é o único motivo pelo qual se procura a terapia da reposição hormonal, melhor esquecer. "Não há pesquisas que comprovem que a menopausa faz engordar. Normalmente, essas queixas se relacionam ao declínio das atividades do organismo, inclusive a diminuição do processo de absorção e quebra de gorduras, que ocorre com o envelhecimento", explica o médico Luiz César Póvoa, da Sociedade de Endocrinologia e Metabolismo do Rio de Janeiro. Ele ainda completa que esse declínio das funções do metabolismo ocorre de maneira diferente em cada um. É possível reduzir as conseqüências do envelhecimento se houver prevenção. Para a nutricionista Luciana Ayer, com a alimentação correta e a realização de atividades físicas, pode-se manter a forma e a saúde mesmo em idade avançada. "O metabolismo está ligado à atividade das enzimas, proteínas que, associadas a outros nutrientes, alimentam o processo vital das cerca de 100 trilhões de celulas do corpo humano e das 50 milhões que se renovam todos os dias", diz Luciana. Uma alimentação rica em frutas e legumes, combinada com fatores que garantem a qualidade de vida, é capaz de proteger as enzimas e mantê-las em constante e saudável funcionamento, reduzindo as gorduras. Porém, não se pode querer o mesmo corpo da juventude. "Principalmente, porque existe uma tendência, no envelhecimento, da redistribuição de gorduras e concentração delas no abdômen", explica a geriatra Rosângela Pereira, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. http://www.maisde50.com.br/editoria_conteudo2.asp?conteudo_id=7827 | |||
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
|
|
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano
Nenhum comentário:
Postar um comentário