OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pete Camargo - Ela é admirável !!!

  Esta moça é admirável, tudo que ela escreve em seu blog é inspirador, 

só posso agradecer a bondade de ela dividir a grande vitória dela conosco.

O blog dela é "Emagrecer é possivel"

http://www.emagrecerepossivelpetecamargo.com/#uds-search-results

 Veja abaixo algumas palavras de entusiamo da Pete:

 Pete Camago

Uma mulher que deixou de ser lagarta e se tornou uma borboleta. Agora posso voar livremente, sem peso (ANTES 145.6kg/DEPOIS 68.0kg). Quero ensinar algumas lições de vôo, para quem quiser voar .Sejam bem vindas!Seguir no twitter: @maria_magra

 ANTES  E  DEPOIS...

ALMOÇO DE SEXTA-FEIRA SANTA

Todos nós, temos nossos hábitos diários. A sequência pode variar, mas os hábitos se mantém dia após dia. Durante o período do meu emagrecimento(quase 8 anos),tive que trasnformar maus hábitos em hábitos saudáveis. Quando consegui, fiquei com o controle da situação. 

E até hoje, incorporo esses hábitos positivos em qualquer situaçao, festas, reuniões de família, etc...As comemorações passam, mas as consequências dos nossos maus hábitos ficam.Reprogramar nossas ações, é um exercício totalmente pos com queijo possível

Meu almoço foi, salada de rúcula, couve-flor, vagem com queijo minas em cubos, tomates,taboule(trigo demolhado,pepino, tomates s/ semente,salsinha, cebola, hortelã, suco de limão, sal, azeite), ovos de codorna, peixe cozido e camarão no vapor levemente passado no azeite e alho. 

Detalhe, o peixe e a salada eu comi até ficar satisfeita.Esse peixe cozido, foi feito com molho, aneis de lula,ervilhas congeladas, pimentão, e no final do preparo, misturei com arroz já pronto( uma falsa paella). Eu comi tudo , menos o arroz. 


 COM PEQUENOS PASSOS ,PODEMOS PERCORRER GRANDES DISTÂNCIAS

Lendo o comentário de uma amiga nossa do blog, percebi como é importante RESNASCER todos os dias. Se hoje me encontro em uma situação desagradável, amanhã posso mudar toda essa história. A vida nos dá essa chance , a chance da RENOVAR. Aproveitando o significado da Páscoa(que não é só para comer chocolate), mas sim, celebrarmos a RESSURREIÇÃO DE JESUS,e com isso, despertar nossas forças para um RENASCIMENTO.

Esse renascimento pode se dar em muitos aspectos. Mudança de temperamento, melhora de humor, mais paciência com os seus, sentimento de cooperação,ser mais positivo, sabedoria e tranquilidade para lidar com a comida, e outros.Em todos esses casos, É MELHOR DARMOS PEQUENOS PASSOS, DO QUE FICARMOS PARADOS.Com esses pequenos passos, podemos percorrer grandes distâncias.

HISTÓRIAS DE UMA EX-GORDA.

NEM SÓ DE LEMBRANÇAS TRISTES, VIVE UMA EX-GORDA. AO LONGO DESSES ANOS , ACONTECERAM COISAS ENGRAÇADAS, PELO MENOS HOJE EU PENSO ASSIM...

A FOTO ACIMA É NA ITÁLIA, PAÍS ONDE MORAM OS PAIS DO MEU MARIDO. ERA MÊS DE FÉRIAS ESCOLARES ( JULHO ), E EU SEGUI PRA ITÁLIA COM MEUS DOIS FILHOS.PEGAMOS O AVIÃO AQUI EM SÃO PAULO, COM DESTINO A ROMA, SÓ QUE ESSE VÔO, PARAVA NO RIO DE JANEIRO E EM SALVADOR. 

EU COMO FALO MAIS DO QUE O HOMEM DA COBRA, FIZ AMIZADE COM UMA FAMÍLIA DE SALVADOR QUE TAMBÉM TINHA FILHOS PEQUENOS.CONVERSA VAI..., CONVERSA VEM..., CHEGAMOS EM SALVADOR.AÍ O PAI DAS CRIANÇAS AO SE DESPEDIR DE MIM FALOU:"
 
PRA SER SIMPÁTICA DESSA MANEIRA, SÓ PODIA SER GORDA!"GENTE...EU AMEI AQUELE COMENTÁRIO. FUI DE SALVADOR A ROMA, SÓ TOMANDO ÁGUA...

DIFICULDADES?

Eu acho difícil acordar de manhã quando estou dormindo gostoso e ter que tomar banho nos dias de muito frio(BRUUU!), mas são coisas que eu TENHO QUE FAZER!Por que então, achamos difícil reprogramar nossas vidas para vivermos melhor?

TUDO NA VIDA DÁ TRABALHO, essa é a grande realidade.Vamos imaginar, como mudamos esses hábitos alimentares ERRADOS, que cultivamos ao longo de alguns anos.SERÁ QUE É FÁCIL????DE JEITO NENHUM...MAS É POSSÍVEL!!!

Devemos ser realistas e sabermos que essa mudança será aos poucos, mas tem que ser por INTEIRO, CORPO E PENSAMENTOS.Tudo deve mudar, a maneira que nos olhamos no espelho todos os dias deve ser mais CARINHOSA,como uma amiga muito querida que está alí dentro de você pronta pra te AJUDAR!!! DEIXE "ELA" TE MOSTRAR O MELHOR CAMINHO A SEGUIR,mas você só o encontrára se PARAR E SE PERMITIR ENXERGAR .

Tenha CUIDADOS com seus PENSAMENTOS ELES SÃO COMO FLECHAS LANÇADOS PARA O UNIVERSO, PENSE POSITIVO E AJA DE MANEIRA CONSTRUTIVA, acreditando que vocês terão a FORÇA que precisam TODOS OS DIAS para FAZEREM A COISA CERTA E ALCAÇAREM SEUS OBJETIVOS.Então a DIFICULDADE vai se transformar em DISCIPLINA, assim como acordamos todos os dias!


PENSO, LOGO EXISTO E REALIZO !




Quando percebi que minha maior e melhor arma contra a obesidade era fortalecer meu eqilibrio e força mental, tudo ficou beeeeem mais fácil. Me dei conta, que da mesma maneira que fortalecia meus músculos e corpo, precisava exercitar e fortalecer meus pensamentos, que podiam controlar meus impulsos mais loucos ( no que se referia a comida) . 

Esse exercício mental, é a nossa liberdade total contra a prisão da obesidade. Quando dominamos nossos impulsos e vontades sem fim , percebemos que isso também é uma questão de treino, quanto mais praticamos, melhor ficamos.

Quero deixar essa sugestão pra todos, treinem seus pensamentos incessantemente . Um dia, quando vocês acordarem , eles já farão parte dos seus hábitos . Treinar...treinar...treinar...até conseguir. 

NÓS MERECEMOS ENCONTRAR NOSSA FELICIDADE, basta buscar SEMMMMMMMPRE SEM CANSAR e SEM CAIR EM TENTAÇÕES QUE NÃO VALEM À PENA.

10 comentários:

  1. Teu espaço é muito bom ! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ivina, tenho por objetivo ajudar e ser ajudadada, é um espaço nosso, nosso refúgio, nosso refrigério. Abraço, Tety

    ResponderExcluir
  3. eu sou a adriana sofro muito porque as pessoas so falam comigo sobre quem eu era o pessoa que eu tinha, issso me irrita muito. apos ter o meu filho eu engordei 30kg. a cobrança das outras pessoas é tão triste, porque na realidade não ajuda, só coloca a gente para baixo. estamos bem em uma festa, já ficamos no nosso canto para não ouvir o que nos encomoda, mas mesmo assim aparece comentarios sobre a sua gordura. as pessoas estão destruindo as pessoas que estão ascima do peso ideal. elas não entende que a obesidade são provocadas, por varios motivos,emocional, estrese, isso leva a um desturbio que nos leva a não ter um controle sobre a situação, é muito dificio ouvir so criticas mais a verdade e que ninguém é obeso porque quer. eu fui no endocrino na nutricionista e vou iniciar a academia cansei de sofrer a descriminação eu vou conseguir mudar a minha realidade, mais nunca vou esquecer o que eu sofro e quero ter uma experiencia de dar a vouta por cima e poder ajudar as pessoas que sofrem hoje . até a proxima, boas noticias

    ResponderExcluir
  4. 19/08/2012.17:37

    Hoje vou começar a minha educação alimentar,daqui 30 dias
    vou estar postando o meu primeiro resultado.
    hoje estou pesando 80k 1mt 68 de autura.

    Beijos Pete e ate lá

    ResponderExcluir
  5. Eu conseguiu perde 30kgs foi muita força de vontade mas consegui

    ResponderExcluir
  6. Petêeeeee adorei te ver no programa hoje em dia isso me deu um super incentivo a emagrecer tenho 26 e to com uns quilinhosa mais rs isso me deixa muito pra baixo cansei daquelas conversas ai vc tem um rosto lindo..... mais e gordinha decidii mudar acho que nunca e tarde para pensar assim..... seu blog e fantástico adoreiii mtooooo vou começar hj e depois vou postar as minhas vitoria vou começar cada dia por vez e com mta força de vontade!!! Pq esse corpinho aquii nao me pertence umm beijaooo!!!

    ResponderExcluir
  7. Te assisti no hoje em Dia. Etou desde julho desde ano numa luta contra a balança, ouvindo voce percebi onde estao meus erros e apartir dai estou mais motivada a vencer essa batalha. Tenho 25 anos e uma filha de 20 meses, depois do parto comecei a engordar muito e nao me dei conta. Moro na França e aqui tem dois contrastes o primeiro é que a maioria das mulhres aqui sao magras e saudaveis, e do outro lado as opçoes de comidas com sabores maravilhosos é gigante. E ainda a inclusao de habitos de prato de entrada, principal e sobremessa e as opçoes de bebidas diversas e maravilhosas. Conclusao no primeiro momento me joguem comecei a comer o tempo todo sem pensar em fazer outra coisa conclusao hoje tenho ainda tenho que emagrecer mais ou menos 20 kilos ja depois de ter perdido 12. Gostaria estar em contato com voce porque a batalha é grande e preciso de pessoas como vc pra me mostrar que dar pra vencer e voltar a ser feliz.

    ResponderExcluir
  8. Rosa Maria Gonçalles3 de dezembro de 2012 às 08:22

    oi tudo bem !achei hoje no programa sua entrevista, o seu relato muito importante para todos que precisam perder pêso.Suas palavras e sua auta estima passou que tudo podemos e só querer.Você tem facebook!gostaria de poder adcionar!Sou Rosa Maria Gonçalles!





    ResponderExcluir
  9. Fiquei impressionada com sua força de vontade que serviu de exemplo para mim que estou tentando perder peso a algum tempo.

    ResponderExcluir
  10. QUERIDA,A CHAMO ASSIM PORQUE VC ACENDEU UMA LUZ NA MINHA VIDA,TENHO 55 ANOS,REALMENTE TODO MUNDO ME ACHA SIMPÁTICA,TENHO 1.64 E PESO 115KLS,SOU APOSENTADA COMO PROFESSORA DE PORTUGUÊS E INGLÊS.PRECISO FAZER A ESTERECTOMIA,RETIRAR TUDO,ESTOU COM PÓLIPOS NO ÚTERO.SOU GORDA DESDE OS 14 ANOS,JÁ TOMEI TODOS OS REMÉDIOS POSSÍVEIS,ESTOU LENDO OS SEUS DEPOIMENTOS E ESTOU AMANDO,BEIJOS!!!!

    ResponderExcluir