OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 19 de novembro de 2011

Razões que vão convencer você a começar sua reeducação alimentar

Razões que vão convencer você a começar sua reeducação alimentar

Abrir mão de um bolo de chocolate ou daquela lasanha com queijo repuxando só mesmo por um grande motivo. Vestir aquela calça linda (e que está encostada no guarda-roupas há meses), ter prazer em se olhar no espelho ou receber um elogio médico, ao controlar as taxas de colesterol e glicose, são alguns deles.
Essas pequenas conquistas são um grande estímulo para quem está iniciando uma dieta. Sabendo disso, aponto uma lista que pode ajudar você a deixar a preguiça de lado e começar já sua reeducação alimentar.
Mas essas são só algumas idéias.
Que tal você montar a sua própria lista desvantagens e pregar num lugar bem visível? Tenho certeza de que, com elas por perto e com a ajuda de um bom programa para emagrecer, você vai ficar leve  mais rápido do que imagina.
Mas, se precisar de uma forcinha a mais, conte comigo.
1- Melhora a imagem corporal: com o emagrecimento, a aceitação do corpo passa a ser maior. A melhor percepção de que o emagrecimento está ocorrendo vem com as roupas ficando larguinhas, a diminuição do número da calça jeans e a sensação (deliciosa!) de entrar naquela roupa tão sonhada. Para muitas pessoas, esse é o maior motivo e estímulo para emagrecer.
2- Aumenta a disposição: o excesso de peso faz com que a vontade de fazer algum tipo de atividade física e enfrentar alguma situação específica fique diminuída. Até pequenas atividades, como calçar um sapato e agachar, ficam dificultadas com os quilos a mais. Com uma pequena redução de peso, o aumento na disposição já será percebido
3- Equilibra as relações pessoais: pessoas que aceitam melhor o seu corpo e apresentam uma maior auto-estima, têm uma melhor relação com as pessoas e ficam mais abertas em fazer novas amizades e contatos profissionais. Além de aumentar o leque de amigos, novas oportunidades poderão surgir.
4- Resgata a auto-estima: frustração, culpa, rejeição, insegurança e a necessidade de agradar a todos podem surgir em pessoas que tem um histórico de excesso de peso e diversas tentativas frustradas em conseguir emagrecer. Com a perda de peso, a imagem que você tem de si mesmo é melhorada e fica fácil se gostar mais.
5- Restaura a saúde: pessoas com taxas desreguladas de colesterol e glicose sangüínea, além de pressão alta, perceberão melhoras com o emagrecimento. Pessoas com obesidade, quando o IMC está acima de 30, reduzindo 10% do peso inicial já perceberão redução significativas dessas alterações.
6- Favorece atitudes positivas: com o emagrecimento, há uma atitude positiva para enfrentar os problemas e as dificuldades do dia-a-dia, decorrente do aumento da disposição e da auto-estima.

Vida social e a Reeducação Alimentar


Se você pensa que Reeducação Alimentar e uma vida social cheia de compromissos são duas coisas que não combinam, pode mudar de idéia. Ter uma alimentação saudável está longe de ser uma atividade chata. Planejamento é a palavra-chave para que tudo saia como você espera. È necessário e possível manter a linha e alcançar o peso ideal sem precisar abrir mão de ocasiões especiais ou datas festivas com os amigos e a família.
Então confira abaixo as dicas, pondo à prova qualquer desculpa de quem está protelando o início de um Projeto de Reeducação Alimentar.
Meu namorado me convida para jantar
Antes de iniciar seu jantar romântico, confira se é possível checar o cardápio no site do estabelecimento. Isso é uma ótima idéia, pois quando chegar ao local já saberá exatamente o que pedir, optando por uma alimentação saudável e equilibrada. E tem mais: se achar que o restaurante atende às suas necessidades, ainda há tempo de escolher outro antes mesmo de sair de casa.
Importante:
- Pare de comer quando estiver satisfeito. Não precisa limpar o prato só porque você pagou por ele. Isso poderá ter um custo emocional muito alto, como arrependimento, insegurança e impotência. Sem esquecer o custo calórico.
Meus amigos fazem um churrasco
Como regra geral, comece a refeição com um prato grande de saladas com folhas e legumes cozidos. Os legumes e hortaliças, além de serem ricos em vitaminas e minerais, são fontes de fibras. Proporcionam maior saciedade, fazendo com que haja um maior controle no consumo dos pratos quentes. Utilize temperos mais leves, com pouco azeite, vinagre, shoyo e sal. Evite acrescentar frios como queijos amarelos, salame, presunto, dentre outros embutidos no seu prato.
Importante:
- Prefira um suco natural ou água para beber.
Se não resistir a uma sobremesa, prefira as frutas, que têm poucas calorias e contribuem para a sensação de saciedade, além de ajudarem na digestão graças às fibras.
O pessoal do trabalho sempre sai para uma happy hour
A primeira alternativa é substituir uma refeição. Como, na maioria das vezes, a ida ao barzinho é à noite, após o expediente, substitua o jantar. Mas também é preciso controle para não extrapolar nas calorias. Se possível, procure se alimentar antes de sair para o barzinho, assim você sabota seu projeto e não consome calorias em excesso.
Importante:
- Evite a bebida alcoólica.
- Opte pelo suco natural, pela água ou pelo refrigerante diet, light ou zero.
- Os melhores petiscos são os assados e as carnes grelhadas.
E se mesmo assim você ainda exagerar não deixe que isso funcione como uma desculpa para o final de semana inteiro ser dedicado a excessos alimentares.
Há um aniversário de criança para ir
Nos aniversários, cheios de guloseimas deliciosas e calóricas, o cuidado também precisa ser grande (ou todo o esforço da semana vai a perder).
Importante :
Nada de levar o que sobrou da festa para casa.
Tendo esses alimentos à disposição, as chances de sair de sua dieta são maiores
Cuidados especiais para ocasiões especiais
1) Não vá para a festa de estômago vazio. A técnica de não comer nada durante todo o dia para depois aproveitar ao máximo não é nada saudável. Chegar à festa com um apetite enorme vai pôr tudo a perder, pois você vai querer provar o que encontrar pela frente. O melhor mesmo é fazer uma refeição light com alimentos leves antes de sair de casa, como um iogurte, uma fruta ou uma barrinha de cereais, assim você poderá desfrutar da festa sem excessos.
2) Tire o foco da comida e concentre-se nas pessoas. O objetivo de uma ocasião especial é reunir familiares e amigos. Aproveite para colocar a conversa em dia, contar as novidades, de preferência longe da mesa ou até de costas voltadas para ela, assim o risco de petiscar durante a noite toda diminui.
3) Escolha o que vai comer. Procure avaliar, antes de fazer o seu prato, todos os alimentos disponíveis. Haverá sempre opções mais saudáveis como saladas, sucos, lanches naturais, assados, grelhados, salada de frutas. Encha o prato com estes alimentos.
4) Coma devagar para saborear bem o alimento. O ato de se alimentar lentamente favorece a assimilação do alimento pelo organismo, gerando maior saciedade com menor consumo.
5) Faça com que esses eventos sejam exceções e não uma regra. Alguns deslizes de vez em quando são normais, o importante é não permitir que sejam freqüentes. Tenha controle da situação.
Não use um exagero como desculpa para permitir outros.
 

Uma boa alimentação significa fracionar, organizar e equilibrar!!!


É muito comum as pessoas, falarem à nutricionista que não consegue emagrecer por que não consegue fazer dieta, que não consegue controlar a ansiedade, a voracidade, a compulsão, a gula…
Outros falam que quase não comem e que continuam engordando e que deveriam ser magros pela quantidade de alimentos que comem ou pelo número de refeições que fazem. Por que será que tudo isso acontece?
Percebo que praticamente todas as pessoas que alegam as situações acima realizam uma alimentação diária geralmente bastante desequilibrada, repetitiva e desorganizada.
A rotina no trabalho e no casamento pode ser algo muito chato, mas que a rotina na alimentação é algo fundamental se você quer emagrecer ou manter o seu peso. Essa rotina significa organização e horários corretos das refeições, com muita harmonia e variedade de alimentos (não a rotina dos alimentos repetitivos).
Imagine um indivíduo que sempre cumpre a seguinte rotina alimentar (o que é muito comum): nunca faz café da manhã e lanche no meio da manhã, faz um almoço desequilibrado e come bastante, não faz lanche da tarde e, quando chega do trabalho, “devora” tudo o que vê pela frente, principalmente carboidratos e doces (de novo uma refeição desequilibrada)! Mas é claro que esse será o desfecho do dia: uma compulsão a noite, pois não há organismo que agüente esse tipo de dieta. E a tendência desse indivíduo é engordar cada vez mais e ficar cada vez mais carente de nutrientes…
3 princípios básicos na elaboração de dietas: fracionar, organizar, equilibrar!

Fracione sua alimentação: faça 5 a 6 refeições ao dia e coma menos em cada uma delas. Assim você vai ter sempre a sua fome sob controle. Portanto, não “pule” refeições!
Organize sua alimentação: se você passa o dia fora de casa, prepare lanches caseiros e leve para o trabalho, evitando comer lanches rápidos na rua. Ao invés de almoçar lanches, leve almoço de casa, e  sempre respeite os horários!
Equilibre sua alimentação: consuma alimentos dos 5 grupos básicos de alimentos: frutas, verduras, cereais, leite e derivados, carnes e varie muito, coma frutas e verduras diferentes, não coma apenas carne vermelha, enfim…Não é necessário retirar doces ou frituras totalmente, você pode comê-los com menos freqüência, e com moderação.
Você sabia que quanto menos grupos de alimentos comemos e quanto menos variada for a alimentação, maior é a tendência de engordar? Isso é devido ao desequilíbrio da alimentação, que gera também carência de muitos nutrientes e, como conseqüência, torna o metabolismo mais lento, dificultando ainda mais o processo de emagrecimento. Nesses casos, é necessário identificar os nutrientes carentes e suplementá-los por algum tempo.
Portanto, lembre-se sempre: o organismo precisa estar bem nutrido até para emagrecer, mas, mais que isso, estar bem nutrido também é uma questão de saúde…E se eu fosse você, avaliaria bem o que anda comendo, e da forma que anda comendo!
Fonte: texto adaptado Site Médico
http://www.maisqualidadedevida.com.br/uma-boa-alimentacao-significa-fracionar-organizar-e-equilibrar/

Você sofre com a TPM?

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um mal que atinge uma grande parte da população feminina. Estudos mostram que, em torno de 80% das mulheres em geral apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual.
Os sintomas podem ser: ansiedade, desconforto, irritabilidade, depressão, constipação intestinal, inchaço e dores nos seios e abdômen, dor de cabeça, alteração do apetite e compulsão por carboidratos.
Tensão, dificuldades econômicas, tendências familiares, doenças e estresse podem desencadear sintomas mais fortes. O desequilíbrio entre os hormônios, presente nessa fase, parece ser mais relevante no aparecimento dos sintomas.
 Se você sofre com a TPM, saiba que algumas mudanças na sua alimentação  pode ajudá-lo. Alguns  alimentos parecem ter importante implicação no desenvolvimento dos sintomas e outros parecem amenizá-los.  Uma alimentação equilibrada pode ser a solução para esse mal:
 ♦ Evite o excesso de café, chá preto, mate, coca-cola, guaraná e chocolates, pois são à base de cafeína e por isso aumentam a irritabilidade e a insônia, além de desidratar o organismo. O consumo em excesso também pode causar enxaqueca.
♦ As gorduras e sal em excesso devem ser evitados na TPM , pois agravam  a retenção hídrica presente nesse período. Procure não usar caldos de carne, temperos prontos, condimentos, embutidos e conservas, pois possuem alto teor de sódio. Se possível use sal light no preparo das refeições.
♦ Use mais leite e derivados nesse período, pois o cálcio ajuda a aliviar os sintomas da TPM, principalmente as variações do humor, cólicas, retenção hídrica, sensibilidade das mamas e  câimbras. Outros alimentos também são fontes de cálcio, como: os vegetais verdes escuros (brócolis, couve, rúcula), gergelim, leguminosas.
♦ Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras para prevenir a constipação intestinal. Prefira os pães integrais, farelos de fibras, linhaça triturada, aveia e grão de soja.
♦ Faça refeições de 3 em 3 horas com carboidratos para controlar a vontade de comer doces. Opte pelos carboidratos complexos que regulam por mais tempo a glicose sanguínea e dão mais energia: maça, damasco, ameixa, banana, barras de cereais, granola, pães integrais e cereais integrais.
♦ Consuma diariamente alimentos fonte de ômega –3 como atum, salmão, sardinha, arenque, semente de linhaça, pois ajudam a reduzir a irritabilidade, cólica e dores na mamas.
♦ Inclua os alimentos derivados de soja ( tofu, leite de soja), pois ajudam a aliviar os sintomas da TPM.
♦ Para amenizar a enxaqueca evite alimentos com nitritos e glutamato monossódico, eles contêm sal e conservantes que ativam a enxaqueca: vinho tinto, chocolate, queijos fortes , molho de soja.
♦ Alface, pepino, aipo, alcachofra, salsinha, melancia, tomate, melão, morango e abacaxi ajudam a diminuir o inchaço, pois são alimentos diuréticos.
♦ Beba bastante líquido durante esse período para evitar a retenção hídrica.
 É importante também que se faça exercícios aeróbicos, principalmente no período pré menstrual. Os exercícios ajudam a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor. Além disso, eles liberam as endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo que são responsáveis pela sensação de bem estar e prazer.
http://www.maisqualidadedevida.com.br/voce-sofre-com-a-tpm/

Nenhum comentário:

Postar um comentário