Você já fez muitas dietas, foi a alguns médicos, fez infinitos exames onde nada foi diagnosticado, se intoxicou com medicações e não conseguiu o resultado esperado ou conseguiu por pouco tempo?Diante desse quadro é inevitável que se sinta insegura, resistindo muito em começar mais um plano de reeducação alimentar.É preciso ter consciência que não são só os hábitos alimentares que precisam ser revistos e mudados, mas igualmente importante é analisar os sentimentos queestão por trás da falta de controle alimentar.
Há pessoas que passam a vida inteira reprimindo e acumulando seus sentimentos, principalmente os negativos como a raiva, ira, mágoa, culpa, medo e, assim, se intoxicam e depois buscam um remédio ou algo milagroso que possa aliviá-las.
Geralmente a obesidade nasce da falta de coragem para enfrentar novas experiências, mudar o que causa insatisfação. É como se a criança carente, que existe em nós adultos, buscasse uma compensação para se sentir protegida.
A dependência da comida pode representar no íntimo uma fuga e uma compensação daquilo que não acredita conseguir obter por outros meios.
Quando resistimos em recomeçar, em acreditar de novo, apesar de sabermos que a situação atual requer uma mudança, é porque insistimos em manter crenças que um dia nos fizeram acreditar como verdades.
“Aprenda com as experiências anteriores. Afinal, é isso que o passado nos proporciona: aprendizado.”
Passamos a vida toda acreditando naquilo que nos ensinaram enem sequer questionamos se são nossas verdades. E assim, mantemos a resistência em começar de novo e o sofrimento.Talvez das outras vezes que não obteve o resultado que esperava, tenha faltado orientações adequadas ou um motivo real para ir adiante.
Quando tentamos muitos caminhos e não conseguimos chegar ao objetivo proposto, deixamos não só de acreditar em outros métodos, mas deixamos de acreditar principalmente em nossa própria capacidade. E, com medo de não conseguir, desistimos e nos acomodamos, ainda que coloquemos em risco a própria saúde.
Você já analisou como está sua vida em todas as áreas? Já pensouo que pode estar buscando fugir ou compensar ao comer em excesso? Quais eram as crenças dos adultos com os quais você convivia quando criança em relação à alimentação? Essas crenças ainda são seguidas por você como regras que devem ser seguidas?Somente avaliando minuciosamente seu histórico de vida conseguirá identificar a origem de sua compulsão.
Coluna assinada por:Rosemeire ZagoPsicóloga clínica com abordagem jungiana, especialização em psicossomática. Desenvolve o autoconhecimento e ministra palestras motivacionais. Contato: (011) 3641-3573
imprime_conteudo_base(4)
10 dicas para emagrecer depois das festas
O Natal e Ano Novo se foram e um ano novo se inicia. E o que ficou? Ressaca, quilinhos a mais e muitas promessas para 2008? Se você está nesse barco, aproveite o verão e comece já a cuidar da alimentação e da atividade física. Afinal, abusar de saias, shorts, blusinhas e biquínis com tranqüilidade requer esforço. Veja as dicas que Cyber Diet preparou para te ajudar a iniciar bem 2008.
1- Aproveite o estímulo do início do ano e estabeleça metas diárias. É importante ter um objetivo a ser percorrido, que seja claro e realista. Ao alcance de cada meta, fica mais fácil atingir o objetivo final.
2- A temperatura é quente e pede comida leve: bastante salada, crua ou cozida, cereais integrais, carnes brancas, feijão e frutas frescas.
3- Esqueça aqueles alimentos muito calóricos e gordurosos. Evite frituras, molhos à base de maionese, à base de queijo, doces, creme de leite, manteiga,etc.
4- Faça 5 a 6 refeições ao dia, com pequena quantidade de alimentos. O café da manhã, almoço e jantar devem ser equilibrados e completos. Faça também lanches entre as refeições com frutas ou barra de cereais, sucos ou água de coco.
5- Para hidratar e nutrir beba sucos de frutas. Escolha os mais refrescantes e menos calóricos: melão, limão, abacaxi, melancia.
6- Evite os doces em excesso. Quando tiver vontade, coma uma porção pequena, mas não faça disso uma rotina. Se você não vive sem sobremesa, escolha a fruta de sua preferência e bom apetite.
7- Beba muita água, de 1,5 a 2 litros de água por dia. A água hidrata, estimula a circulação sanguínea, o metabolismo, o funcionamento intestinal, a digestão, e com isso contribui também para o processo de emagrecimento.
8- Faça as preparações no vapor, assadas, cozidas ou grelhadas. São mais nutritivas, menos gordurosas e muito mais saudáveis.
9- Chega de bebidas alcoólicas. O ano que se passou já foi comemorado e agora mãos à obra para estar em forma no verão.
Data de publicação: 31/12/2007
Coluna assinada por:Milena LimaNutricionista-Chefe de Cyber Diet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário