OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 15 de novembro de 2011

A resistência em recomeçar

 

A resistência em recomeçar


Por que as pessoas começam uma reeducação alimentar com tantas expectativas e, ao mesmo tempo, custam acreditar que dessa vez dará certo?

Você já fez muitas dietas, foi a alguns médicos, fez infinitos exames onde nada foi diagnosticado, se intoxicou com medicações e não conseguiu o resultado esperado ou conseguiu por pouco tempo?Diante desse quadro é inevitável que se sinta insegura, resistindo muito em começar mais um plano de reeducação alimentar.É preciso ter consciência que não são só os hábitos alimentares que precisam ser revistos e mudados, mas igualmente importante é analisar os sentimentos queestão por trás da falta de controle alimentar.
Há pessoas que passam a vida inteira reprimindo e acumulando seus sentimentos, principalmente os negativos como a raiva, ira, mágoa, culpa, medo e, assim, se intoxicam e depois buscam um remédio ou algo milagroso que possa aliviá-las.

Como não encontram uma varinha mágica que promova mudança sem esforço, passam a comer em excesso com o intuito de evitar sentir a dor que esses sentimentos causam e se frustram a cada tentativa que não deu certo. É preciso entender que nenhum alimento tem o poder de aliviar a dor nem compensar o que não se teve, mas isso pode ter sido aprendido desde a infância.Por exemplo.

Se, quando criança, chorávamos e logo em seguida éramos amamentadas, podemos registrar essa atitude em nosso inconsciente, onde nossa mente passa a associar o ato de comer com alívio da dor. O que a princípio foi uma descoberta compensadora e benéfica, mais tarde pode se tornar um impulso sem controle no dia-a-dia.
Geralmente a obesidade nasce da falta de coragem para enfrentar novas experiências, mudar o que causa insatisfação. É como se a criança carente, que existe em nós adultos, buscasse uma compensação para se sentir protegida.
A dependência da comida pode representar no íntimo uma fuga e uma compensação daquilo que não acredita conseguir obter por outros meios.
Quando resistimos em recomeçar, em acreditar de novo, apesar de sabermos que a situação atual requer uma mudança, é porque insistimos em manter crenças que um dia nos fizeram acreditar como verdades.
“Aprenda com as experiências anteriores. Afinal, é isso que o passado nos proporciona: aprendizado.”
Passamos a vida toda acreditando naquilo que nos ensinaram enem sequer questionamos se são nossas verdades. E assim, mantemos a resistência em começar de novo e o sofrimento.Talvez das outras vezes que não obteve o resultado que esperava, tenha faltado orientações adequadas ou um motivo real para ir adiante.

Se já fez muitas tentativas em vão, procure identificaro que não deu certo, procure aprender com as experiênciasanteriores. Afinal, é isso que o passado nos proporciona: aprendizado.Algumas pessoas ficam se lamentando do que já aconteceu e se esquecem de aprender. Acomodam-se, resistem em mudar e, ao mesmo tempo, desejam que o resultado seja diferente. Nenhuma experiência anterior, por pior que tenha sido, deve ser motivo de desistir. É preciso recomeçar quantas vezes for preciso.

A vida é mesmo assim, um eterno recomeço. Devemos ter como referência a natureza, nossa maior fonte de energia. Ela está sempre em constante mudança e transformação, onde nada é estático. E assim deve ser nossa vida.

Quando resistimos às mudanças, preferindo manter hábitos que se enraizaram e se sedimentaram através do tempo, acabamos por impedir nosso desenvolvimento. Precisamos de muita força e disposição para acreditar que temos a capacidade de mudar tudo que não nos traz satisfação e alegria.
Quando tentamos muitos caminhos e não conseguimos chegar ao objetivo proposto, deixamos não só de acreditar em outros métodos, mas deixamos de acreditar principalmente em nossa própria capacidade. E, com medo de não conseguir, desistimos e nos acomodamos, ainda que coloquemos em risco a própria saúde.
Você já analisou como está sua vida em todas as áreas? Já pensouo que pode estar buscando fugir ou compensar ao comer em excesso? Quais eram as crenças dos adultos com os quais você convivia quando criança em relação à alimentação? Essas crenças ainda são seguidas por você como regras que devem ser seguidas?Somente avaliando minuciosamente seu histórico de vida conseguirá identificar a origem de sua compulsão.

Procure diferenciar os padrões de pensamento que são úteis daqueles que não lhes servem mais, para que assim consiga modificar o que hoje te causa tanto sofrimento e danos para sua saúde.Muitas vezes assimilamos crenças que nem sempre são verdadeiras para nós e, enquanto continuarmos rígidos em padrões que já não nos servem mais, mais adiamos nosso bem estar e felicidade.

Reavalie o que acredita, jogue fora o que não faz parte da sua verdade. Só assim conseguirá diminuir suas cobranças e obter o controle, não só daquilo que come, mas também de sua vida.

Coluna assinada por:Rosemeire ZagoPsicóloga clínica com abordagem jungiana, especialização em psicossomática. Desenvolve o autoconhecimento e ministra palestras motivacionais. Contato: (011) 3641-3573
imprime_conteudo_base(4)

10 dicas para emagrecer depois das festas

10 dicas para emagrecer depois das festas

O Natal e Ano Novo se foram e um ano novo se inicia. E o que ficou? Ressaca, quilinhos a mais e muitas promessas para 2008? Se você está nesse barco, aproveite o verão e comece já a cuidar da alimentação e da atividade física. Afinal, abusar de saias, shorts, blusinhas e biquínis com tranqüilidade requer esforço. Veja as dicas que Cyber Diet preparou para te ajudar a iniciar bem 2008.

1- Aproveite o estímulo do início do ano e estabeleça metas diárias. É importante ter um objetivo a ser percorrido, que seja claro e realista. Ao alcance de cada meta, fica mais fácil atingir o objetivo final.
2- A temperatura é quente e pede comida leve: bastante salada, crua ou cozida, cereais integrais, carnes brancas, feijão e frutas frescas.
3- Esqueça aqueles alimentos muito calóricos e gordurosos. Evite frituras, molhos à base de maionese, à base de queijo, doces, creme de leite, manteiga,etc.
4- Faça 5 a 6 refeições ao dia, com pequena quantidade de alimentos. O café da manhã, almoço e jantar devem ser equilibrados e completos. Faça também lanches entre as refeições com frutas ou barra de cereais, sucos ou água de coco.
5- Para hidratar e nutrir beba sucos de frutas. Escolha os mais refrescantes e menos calóricos: melão, limão, abacaxi, melancia.
6- Evite os doces em excesso. Quando tiver vontade, coma uma porção pequena, mas não faça disso uma rotina. Se você não vive sem sobremesa, escolha a fruta de sua preferência e bom apetite.
7- Beba muita água, de 1,5 a 2 litros de água por dia. A água hidrata, estimula a circulação sanguínea, o metabolismo, o funcionamento intestinal, a digestão, e com isso contribui também para o processo de emagrecimento.
8- Faça as preparações no vapor, assadas, cozidas ou grelhadas. São mais nutritivas, menos gordurosas e muito mais saudáveis.
9- Chega de bebidas alcoólicas. O ano que se passou já foi comemorado e agora mãos à obra para estar em forma no verão.
10- Apenas alimentação não faz milagre. O conjunto alimentação saudável e exercício físico regular é fundamental para mandar embora os quilinhos extras.

Data de publicação: 31/12/2007
Coluna assinada por:Milena LimaNutricionista-Chefe de Cyber Diet.

http://emagrecersemdesculpas.blogspot.com/2008_01_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário