OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

As 10 resoluções dos empresários bem-sucedidos


qui, 3 de jan de 2013, 20:28 BRST - Mercado fechado

SÃO PAULO - Começo de ano é uma época propícia para fazer resoluções. Para muitos, iniciar a dieta ou fazer mais exercícios físicos são alguns dos objetivos pessoais mais cobiçados nessa virada. Mas, e as resoluções nos negócios?

“Estudar as pessoas bem-sucedidas é um ótimo modo de começar a fazer suas resoluções para este ano”, disse o empresário e autor do artigo da Forbes, Mike Maddock. “Esta época é um ótimo momento para começar a fazer os planos para seu negócio”.
Para lhe ajudar nas metas para 2013, Maddock citou as dez melhores resoluções de pessoas bem-sucedidas:
1. Faça uma lista de coisas para não fazer
Seu tempo é precioso e necessita ser investido corretamente. Uma maneira de usar seu tempo para coisas que realmente importam é fazer uma lista de tudo que você não deve fazer, priorizando apenas os itens que dão foco ao seu objetivo final.
2. O essencial primeiro, e-mail depois
Qual é a primeira coisa que faz de manhã? Para muitos é olhar o e-mail. Acorde com uma mente renovada, com foco na principal tarefa do dia, e não se permita se distrair por um e-mail insignificante. Realize a tarefa mais importante do dia antes de verificar sua caixa de entrada ou responder e-mails.
3. Pense em “quem” em vez de “o que”
Você trabalha para um negócio “quê” ou para “quem”? As empresas bem-sucedidas correm o risco de se concentrarem demais em seus produtos e distribuidores e perdem de vista o bem estar de seus clientes, e até, de seus funcionários. A verdadeira inovação começa com o consumidor final.
4. Encontre seu propósito
“As pessoas não compram o que você faz, mas compram o porquê de você fazer aquilo”, disse Maddock. Iniciar uma carreira ou um negócio é baseado no que você realmente quer, e isso, será o propósito de todos seus passos em diante.
5. Apoie uma causa
Saiba começar com o propósito, como foi dito acima. Muitas pessoas já acharam uma causa, que as fazem levantar cedo todas as manhãs e trabalharem duro. Seja pelo desmatamento, fome, seca, ou qualquer outra causa, se apegue à sua causa.
6. Tenha mais opções
“Você não pode se sentir agradecido e com medo ao mesmo tempo. E uma certa maneira de ficar com medo é se sentir preso por alguma situação”, disse o autor. “O remédio é a escolha. As escolhas servem para te libertar e ser mais feliz”. Portanto, este ano, resolva ter mais opções, fazer mais escolhas.
7. Tenha um Yin Yang para seu negócio
Steve Jobs teve Steve Wozniak e Walt Disney teve Roy Disney. Sempre há uma grande ideia, mas ela pode vir de outra pessoa. Primeiro, determine onde suas paixões se encontram e realize juntos seus sonhos.
8. Pense fora da caixa
A triste ironia de ser um expert no assunto é que o impede de ver as possibilidades. Afinal, você sabe o que funciona e o que não funciona. Mas, em vez de confiar apenas em si mesmo, porque não pode aprender novos conhecimentos e consultar outros especialistas na sua área de atuação?
9. Planeje
Qual é o resultado que espera desse ano? O que está em seu caminho que o impede de crescer? Como você supera obstáculos? Essas três questões simples podem mudar seu rumo, caso sejam seguidas à risca.
10. Tire férias
“A vida acontece quando não prestamos atenção”, explica Maddock. “Faça um favor e planeje suas férias para o próximo ano hoje. Eu prometo a você que os dias ruins terão muito mais significado do que têm hoje”. Descansar ao lado de quem gosta é o melhor remédio para o estresse e o melhor prêmio para quem trabalhou duro durante o ano.


10 maus hábitos financeiros que você deve evitar

SÃO PAULO – Muitos consumidores têm hábitos financeiros que não são saudáveis para o orçamento. De acordo com o canal americano CNBC, uma pesquisa realizada pela Allianz Seguros dos Estados Unidos listou os dez costumes ruins normalmente cometidos pelas pessoas. Confira quais são esses hábitos:
1- Gastar muito dinheiro com coisas que não precisa: o levantamento identificou que 20% dos entrevistados possuem esse costume.
2- Não poupar nenhum dinheiro: 23% responderam que não guardam dinheiro para gastos futuros.
3- Guardar menos dinheiro do que precisa: cerca de 20% alegaram que chegam a guardar dinheiro, porém não a quantidade necessária.
4- Não ter um orçamento doméstico: dos entrevistados, 15% afirmaram que não seguem um orçamento.
5- Gastar mais dinheiro do que ganha: 13% responderam que possuem esse mau hábito.
6- Não se educa sobre como economizar para a aposentadoria: 12% dos entrevistados afirmaram que não poupam para a aposentadoria.
7- Pagar o mínimo de juros do cartão de crédito: 8% alegaram que pagam o mínimo do cartão de crédito, o que pode levar ao crédito rotativo.
8- Não resistir aos jogos de azar e loteria: segundo a pesquisa, cerca de 10% dos entrevistados costumam gastar dinheiro com jogos de loteria ou de azar.
9- Não procurar ajuda profissional para o planejamento da aposentadoria: 8% não possuem a ajuda de profissionais para planejar a aposentadoria.
10- Não contribuir com a previdência privada: 4% afirmaram que possui esse hábito.
Pior do que o registrado
Para a vice-presidente de clientes da Allianz, Katie Libbe, o número de pessoas que gasta muito dinheiro com o que não precisa é muito maior do que 20%. “Provavelmente você pode perguntar para qualquer um e ele irá responder que gasta dinheiro com coisas que não são necessárias”, explica.
Quanto às pessoas que não poupam nenhuma quantia de dinheiro, Katie lembra que está é uma falha de disciplina financeira que costuma acompanhar o consumidor para o resto da vida, sendo que o resultado será negativo quando chegar a época da aposentadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário