OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 19 de novembro de 2011

Manual para um dia saudável e Viaje comendo bem - sem engordar!


Manual para um dia saudável


alimentacao_saudavel[1] Quem não gostaria de ter um guia completo que explicasse o que comer, quando e por quê? E que todas as dicas fizessem você se sentir melhor e ter uma aparência mais saudável? Para atender esse desejo, VivaSaúde preparou um manual com todos os segredos para você planejar um dia inteiramente saudável. Comece o quanto antes!
6h30 - 7h30 - Levantar e. água!
Assim que acordar, tome um copo de água! Durante o sono, o corpo não sente falta apenas de comida, mas também de líquido. De acordo com Larissa Cohen, nutricionista do Espaço Stella Torreão (RJ), "beber água assim que acordar é uma forma de limpar o trato digestivo". Essa hidratação ajuda na melhor absorção de nutrientes dos alimentos, além de auxiliar na digestão. Sendo assim, antes do pãozinho e do leite, um pouco de água vai muito bem!
7h30 - Café da manhã
A primeira refeição do dia é a mais importante e deve ser balanceada e nutritiva. O cardápio pode ser composto de cereais, como a aveia, carboidratos e fibras, encontrados nas frutas e pães nas versões integrais. Para beber, as opções podem variar entre leite desnatado, iogurtes livres de gordura ou o famoso suco de laranja, repleto de vitamina C e potássio. Entretanto, o abuso de frutas não é recomendado, "no caso do suco, faça-o com apenas uma laranja. E se for bebê-lo, não coma outras frutas. O excesso de frutose não faz bem à saúde", recomenda Larissa.
9h00 - Mais água
Para evitar a desidratação e aquela sede repentina, não tome água apenas quando sentir a boca seca. Tomá-la durante todo o dia garante uma pele mais bonita e melhor funcionamento do intestino!
10h30 - 11h00 -  Primeiro lanche
Hora do lanche matinal! Para não esquecer essas mini refeições, coloque o alarme no celular, e-mail ou espalhe bilhetinhos pela mesa! Procure degustar duas unidades de oleaginosas, escolhendo entre castanha-do-brasil, amêndoas ou nozes. Frutas como maçã ou pera e iogurtes também são aconselhados, além de serem fáceis de carregar.
13h00 - 13h30 - Hora do almoço
Um prato colorido é a prova de que ele está composto de tipos variados de minerais e vitaminas! Monte um arco-íris na sua salada, com cenoura, beterraba, pepino, tomates e folhas, e una com carnes magras e grelhadas. A multiplicidade de vegetais, leguminosas como feijão, soja ou grão de bico e a preferência por arroz integral, também faz parte de uma dieta mais rica.
15h30 - 16h00 - Lanche da tarde
Momento essencial do dia, ele repõe as energias e ajuda no funcionamento cerebral. Algumas ideias são iogurte com cereais, banana, barra de cereal ou 1 tablete pequeno (30 g) de chocolate amargo. Seja criativo e evite repetir os lanches. Caso pratique exercícios no período da noite, reforce o cardápio!
18h00 - 19h00 - Caminhada pré-jantar
Se não deu tempo de fazer uma caminhada pela manhã, esse é o horário certo! Aquela fome antes do jantar pode ser evitada durante o exercício, que traz inúmeros benefícios para o seu corpo. Pode ser uma volta no quarteirão ou uma ida até a academia; qualquer fuga é válida para não comprometer o processo!
19h30 -  Hora do jantar
Começar com uma sopa bem quente é perfeito para comer porções menores do prato principal. Tal atitude ajuda a "enganar" o cérebro, que já começa a ativar o hormônio da saciedade. Depois disso, "aposte em uma carne branca, peixe ou frango, grelhada ou cozida e acompanhada de salada igualmente cozida, não crua, o que facilitará a digestão", recomenda Larissa. Massas leves, de preferência integrais, com molho de tomate caseiro também são indicadas.
21h30-  Ceia
1552951ds1scqsgrnAntes de dormir, e cerca de 2 horas após o jantar, pense na ceia. Assim, a vontade de comer se estabiliza e você não consumirá calorias vazias. Experimente pedaços de maçã com mel, banana assada com aveia ou água de coco! No período da noite é melhor evitar o chocolate, "por ser um alimento estimulante, ele prejudica o sono. Principalmente o mais amargo, que possui menos açúcar e mais cacau", alerta Larissa.
22h30 - 23h00 - Cabeça no travesseiro
Para manter o bom-humor, cabelos saudáveis e diminuir o risco de doenças como hipertensão e diabetes, o ideal é que seu sono tenha entre 7 e 8 horas de duração! Portanto, beba o último copo de água por volta das 23 h e tenha bons sonhos!

Fonte: Por Fernanda Emmerick - revistavivasaude.uol.com.br
http://agoraoununca-light.blogspot.com/search/label/Artigos?updated-max=2011-06-13T11:38:00-07:00&max-results=20


Viaje comendo bem - sem engordar!

Você acha que é impossível viajar sem engordar? Você sempre espera voltar para casa com alguns quilinhos a mais? Não precisa ser assim! É possível manter hábitos saudáveis durante viagens sem perder a diversão! Aqui estão algumas dicas para lhe ajudar a manter seu peso – onde quer que você esteja.
Feriados prolongados, férias, viagens ou qualquer data que a tire da sua rotina... Tudo isso é sinônimo de briga com a balança, certo? Errado. Não deixe para depois o que você pode começar ainda hoje. Conheça algumas dicas importantes para não descuidar da dieta e leve-as na bolsa para onde quer que você vá.

Aproveite ao máximo cada oportunidade para se exercitar

A tentação de não praticar atividade física durante as viagens e dias de folga é grande, mas a verdade é que muitos hotéis possuem equipamentos de ginástica e musculação. Trinta minutos numa esteira ou bicicleta ergométrica são ótimos para queimar calorias. Mesmo que seu hotel não tenha sala de exercícios, você ainda tem outras opções para se manter ativa. Se você é uma aluna Curves, pode pedir um passe viagem na sua unidade para visitar outras Curves enquanto estiver fora. Com cerca de 10 mil unidades pelo mundo, você nunca estará muito distante de uma Curves!

Outra opção é levar um DVD de atividade física (existem boas opções no mercado) ou mesmo acompanhar vídeos de ginástica na internet – você pode malhar pela manhã ou no final do dia quando tiver terminado seus afazeres. Você também pode, no seu quarto,  fazer uma combinação de exercícios para fortalecer e tonificar a musculatura. Flexões, trabalho de tríceps numa cadeira, socos no ar e agachamentos são alguns bons exemplos. Certamente você conseguirá espaço na sua mala para uma corda de pular. Além disso, antes de viajar procure saber se o hotel tem piscina. Caso tenha, coloque roupas de banho e um óculos de natação em sua mala para dar umas braçadas enquanto estiver por lá.

Pequenas mudanças de hábito, como usar as escadas ao invés do elevador para ir ao seu quarto e caminhar ao invés de pegar um taxi, podem ajudar nos seus exercícios quando estiver longe de casa (e da sua rotina). Quando ficar presa em um aeroporto ou simplesmente tiver que esperar por um longo tempo (isto acontece mais do que podemos imaginar), você pode sair andando pelo aeroporto ao invés de esperar sua hora sentada. Evite as escadas e esteiras rolantes; afinal, subir escadas e caminhar é algo que você está preparada para fazer.

Dicas para uma alimentação saudável

Ao viajar, você corre o risco de consumir calorias em excesso nas porções exageradas dos restaurantes; então, lembre-se das dicas básicas para evitar excessos ao comer fora: beba um copo d’água antes da refeição, coma a metade das porções que lhe forem servidas ou divida os pratos, coma devagar, peça vegetais ou salada como acompanhamento, evite frituras, não opte por Buffets e pule as sobremesas. Isto pode evitar que você ganhe aqueles, indesejados, quilinhos a mais!

Beber água é uma boa idéia para qualquer hora do dia. Além de hidratar, a água também deixa seu estomago cheio, o que pode lhe ajudar a evitar aquela vontade de devorar tudo que vê pela frente quando bate a fome – algo que pode acontecer com facilidade.

Embora possa ser difícil quando estiver viajando, tente alimentar-se nos seus horários habituais. Pular o café  da manhã e o almoço geralmente faz com que se coma excessivamente no jantar. Sair preparada com pequenos lanches saudáveis é uma boa maneira de fornecer energia para seu corpo ao longo do dia – evitando aquela fome incontrolável a noite. Petiscos como biscoitos light, frutas secas, barrinhas de granola, nozes e barras de proteína são perfeitos para se levar na bolsa.

Caso precise comer em restaurantes Fast-food, procure pelos itens saudáveis do menu. A maioria destas redes de lanchonetes agora possui opções saudáveis – sem frituras. Os alimentos fritos podem ser (realmente são) tentadores, mas tente ficar com as opções menos calóricas. Peça para ver a tabela nutricional das opções do menu. Fazer os cálculos das calorias pode lhe ajudar a resistir aquela batata frita!

Não tire férias dos seus hábitos saudáveis

Se você está escolhendo um lugar para ir nas férias, opte por lugares onde possa se manter ativa! Montanhas podem fazer dos exercícios algo muito agradável e, ainda, motivá-la a se manter ativa em caminhadas, pequenas corridas ou numa perfeita volta de bicicleta com belas vistas para admirar. Praias também são lugares perfeitos para fazer longas caminhadas; mesmo corridas podem ser bem relaxantes. Lembre-se, você não precisa abandonar hábitos de alimentação saudável e exercícios quando estiver de férias ou viajando!

Texto de Nadia Rodman e Brittany Walker

Nenhum comentário:

Postar um comentário