OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 12 de novembro de 2011

Conheça 9 dicas para comer em ocasiões especiais

Conheça 9 dicas para comer em ocasiões especiais e como a Quitosana pode ajudar

É difícil se alimentar de forma saudável em festas, jantares e reuniões sociais. Essas ocasiões podem ser um problema para quem quer se manter na dieta. Afinal, são muitas as tentações a resistir.
Aprenda algumas dicas para aproveitar o máximo nesses eventos com o mínimo de culpa. A quitosana, uma fibra especial que absorve e elimina a gordura ingerida, pode ajudar bastante nessas ocasiões.
1. Não coma mal durante o dia do evento para se "preparar" para ele:

Não é bom deixar de comer o dia todo para se "preparar" para o evento. Muitas pessoas têm o pensamento de que se não comerem nada o dia todo vão poder se esbaldar de comer em uma eventual festa ou jantar.

Quando se pula refeições ou muda o padrão de alimentação ao que o seu organismo está acostumado corre-se o risco de diminuir o metabolismo (para algumas pessoas só 1 dia é suficiente para alterar o metabolismo).


Ao diminuir o metabolismo, o corpo passa a queimar menos calorias e a tendência é engordar. Portanto, não mude os hábitos alimentares no dia do evento. Coma habitualmente. Isso mantém o metabolismo constante.

2. Evite chegar nas festas de estômago vazio:
Quando se está com fome é mais difícil de fazer escolhas inteligentes e saudáveis do que comer. Assim, a pessoa que está com fome acaba se enchendo de calorias, de gorduras e de carboidratos. Para evitar isso, procure ingerir alimentos com alto teor de proteínas antes de ir para a festa e saciar a fome. Uma excelente opção nessas horas são as barrinhas de proteínas.

3. Coma até ficar satisfeito:

Não coma até se sentir empanturrado. Coma até ficar satisfeito. Se estiver satisfeito resista à tentação de comer mais.

4. Escolha bem os alimentos:

Nessas ocasiões de festividade, procure os alimentos menos calóricos. Escolha aperitivos feitos de vegetais, peixe e carnes com pouca gordura. Evite frituras e pratos muito gordurosos.
No caso de doces, escolha pratos à base de frutas em vez de brownies, bolos, sorvetes, etc. Como as frutas são menos calóricas não é um pecado comer mais delas.

Consuma o máximo de alimentos com alta concentração de fibras antes da sobremesa. Uma boa dica são os vegetais crus. Isso é importante para que o açúcar presente nos doces (sobremesa) não vá tão rapidamente para a corrente sanguínea, o que faria ele ser convertido em gordura.


5. Mantenha-se distante da mesa de comidas:

Coloque um obstáculo entre você a as tentações (calorias).

6. Tome bastante líquido:

O líquido tomado antes e durante a refeição ocupa espaço no estômago, diminuindo a vontade de comer mais.

7. Só coma quando tiver vontade:

Evite comer se não estiver realmente com fome, apenas porque as pessoas ao seu redor estão comendo.

8. Deixe para comer os doces no final:

Dessa forma dá para satisfazer a fome com alimentos menos calóricos e mais nutritivos primeiro, assim na hora de se servir de doces, estará mais saciado e será mais fácil resistir às tentações.

9. Sempre alterne um copo de água a cada copo de bebida alcoólica:

Isso ajudará a manter o seu corpo hidratado.

Na prática, é muito difícil seguir todos esses conselhos à risca. Então uma boa dica para essas ocasiões é a quitosana, uma fibra especial que absorve e elimina a gordura ingerida.

Essa fibra atua como um ímã, fazendo com que grande parte da gordura ingerida se "ligue" a ela e passe através do sistema digestivo sem ser absorvida pelo nosso organismo. 


http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=29 

Nenhum comentário:

Postar um comentário