OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 15 de abril de 2012

Transforme regime em gincana, pois perder peso é contagioso

Transforme regime em gincana, pois perder peso é contagioso

Saiba por que você tem fome
Colegas de dieta funcionam como incentivo no emagrecimento por pegarem no pé e darem apoio, concluíram cientistas dos EUA

Gorda e magra


Resultado da dieta é melhor em programas de emagrecimento coletivos, revela estudo
Do R7
Saiba por que você tem fome
Colegas de dieta funcionam como incentivo no emagrecimento por pegarem no pé e darem apoio, concluíram cientistas dos EUA

Se você está insatisfeito com seu peso e tem amigos ou familiares na mesma situação, que tal se unir a eles e apostar quem emagrece mais?

Segundo um estudo da Universidade Brown, nos Estados Unidos, competidores de gincanas de perda de peso têm influência significativa no desempenho de seus concorrentes. Como se os bons resultados na balança sofressem um efeito dominó, explicou um artigo no jornal Obesity (Obesidade, em tradução para o português), publicado neste mês.

Pesquisadores do Hospital Miriam de Controle de Peso e Diabetes e do Hospital-Escola Warren Alpert, da Universidade Brown, descobriram que o papel de participantes de grupos de emagrecimento foi fundamental para o sucesso de seus colegas.

Saiba por que você tem fome e aprenda a evitar excessos

Aposte em alimentos que saciam sem engordar

Tricia Leahey, doutora da instituição que encabeçou o estudo, afirmou que já era sabido que perda de peso era contagiosa.

- Isso funcione, talvez, porque o indivíduo tem de prestar conta aos colegas, definir expectativa de perda de peso. Mas também porque há apoio e encorajamento mútuo.

O estudo, segundo o jornal Obesity, foi o primeiro a analisar a influência social na perda de peso de uma pessoa durante competições de emagrecimento. Os estudiosos avaliaram os resultados de uma campanha de 2009, de 12 semanas, que envolveu participantes de todo o Estado de Rhode Island, nos EUA.

Como funcionou a competição

Os participantes do jogo do emagrecimento analisado pelos pesquisadores norte-americanos foram incluídos em pelo menos uma dessas três categorias: perda de peso; atividade física; e contador de passos. A prova reuniu 3.330 obesos, em 987 times, sendo cada um com 5 a 11 integrantes. A maioria dos participantes foi incluída nas três categorias.

Os pesquisadores perceberam que o grupo em que o participante estava teve influência determinante no resultado da sua perda de peso. Além disso, apenas algumas equipes concentraram os maiores índices individuais de emagrecimento.

Para completar, estar no time com muitos participantes na categoria perda de peso também ajudou a alavancar o emagrecimento.

Participantes relataram ter percebido que a socialização com outros colegas influenciou em 20% sua vontade de atingir a meta de perda de peso.

Esse detalhe foi mais forte do que qualquer outra característica do projeto, segundo a cientista que comandou os estudos.

- Estar rodeado de outras pessoas com objetivos similares, trabalhando para atingir a mesma meta, pode ter realmente ajudado essas pessoas a se esforçarem mais na missão.

A importância individual

A cientista também apontou o papel das características pessoais de cada participante para o seu sucesso no emagrecimento.

Segundo Tricia, os resultados foram mais significativos em obesos do que em quem estava apenas acima do peso, mas não na faixa de obesidade.

Os capitães de cada time também perderam mais peso do que os demais integrantes da sua equipe. Talvez por terem de se engajar mais na competição.

- Nós todos somos influenciados por quem está ao nosso redor. Por isso, se pudemos usar essa pressão de forma benéfica, criaremos um ambiente social encorajador para a perda de peso.

15/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário