OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 8 de junho de 2014

Ser feliz e inspirar: Camila Apicella


Conheci a Camila porque fazemos academia no mesmo lugar, e a história dela me tocou muito, pois seu emagrecimento foi marcado por lutas e pela superação de muitos outros problemas de sua vida. Quem tem problemas alimentares como compulsão e descontrole, provavelmente desenvolveu isto devido à algum problema emocional, e este foi o caso da Camila. Não adianta querer tratar apenas o excesso de peso se não estiver com a cabeça no lugar, e a Camila é o exemplo vivo disto. Tem que ter força de vontade sim, mas achar o caminho certo também é necessário.
Captura de pantalla 2013-11-20 a la(s) 10.16.21 PM 
1. Como tudo começou?
Bom, quando eu era criança eu era atleta. Praticava um monte de esportes, porém eu treinava mesmo basquete. Sempre sonhei em ser atleta de elite e poder jogar profissionalmente, mas quando engordei esse sonho foi interrompido. Comecei a engordar mesmo quando fiz 12 anos e tive minha menarca. Por alterações hormonais eu parei de menstruar por dois anos, o que prejudicou todo meu metabolismo. Aos 14 anos meus pais se separaram, eu já não era magra nessas alturas. Ganhando sempre mais e mais peso, minha saúde começou a ser afetada e comecei a sofrer com dores horríveis de estômago. Eu tinha vergonha de mim, vergonha do que tinha me tornado. Não aceitava aquela situação, mas não sabia mais como mudar. Aos 16 anos me vi com mais de 125kg na balança e um desespero imenso, achando que minha tendência era ficar cada vez maior.

2. Você já chegou a pesar 127kg, o que este excesso de peso trazia pra sua vida? Quais eram suas maiores dificuldades e problemas?
Desenvolvi um monte de problemas de saúde, como resistência a insulina, um pré-diabetes tipo 2. Comecei a ter pressão alta, tive cálculos na vesícula, cistos nos ovários e esteatose hepática (fígado com gordura em volta). Este último era o pior, pois poderia evoluir para uma cirrose. Eu tinha também problemas com auto-estima. Não conseguia ser confiante, não conseguia conversar com ninguém. Entrei em depressão e fiquei 3 anos e meio sem sair de casa porque não queria ser vista na rua. Tinha pavor de piadinhas e risos quando olhavam para mim. Achar roupa? Era impossível. Eu parecia uma velha andando pra lá e pra cá. Antigamente não tinha tantas lojas plus size, e eu tinha que me virar com batas, saias longas e jeans tamanhos 56.

Captura de pantalla 2013-11-20 a la(s) 10.19.50 PM

3. Você engordou devido a depressão, certo? Você chegou a fazer terapia ou tomar remédios? Como conseguiu superar?
Oh, eu tomei remédio por um ano mais ou menos, mas não deu certo, não. A depressão só se cura quando você é forte e quer sair dela. Você coloca na sua cabeça que nada será mais forte que sua felicidade e que tristeza sempre vai existir. Aí você escolhe ser feliz, mesmo com tudo de ruim que aconteça. Você encara a vida como ela é, mas com um sorriso no rosto. Procurei fazer coisas que me deixassem feliz, como academia, estudar… Foi assim que me curei. Meu noivo me ajudou bastante na época. Ele me aceitou como era, e diferente de Daniel e Perséfone da novela (uahauha) ele nunca se incomodou com que os outros pensavam e me fez muito feliz. O fato do emagrecimento foi consequência e bônus pra ele!

4. Como foi o seu processo de emagrecimento? Quais foram seus truques/segredos?
Foi radical! Cortei doces, frituras e tudo que eu achava que engordava. Fiquei um ano certinho sem comer nada disso. Todo mundo dizia que eu era radial, mas deu certo! Eu ficava me torturando às vezes vendo minha mãe fazer brigadeiro, mas resistia. Só fui comer doce mesmo no meu aniversário após um ano de dieta e mais de 45kg perdidos. Nunca usei truque ou segredo, não tem mistério. Me alimentava de 3 em 3 horas com pequenas porções de comida e lanches intermediários das refeições. Ia todo dia pra academia e só. Não tem segredo.

Captura de pantalla 2013-11-20 a la(s) 10.20.11 PM

5. Hoje você faz nutrição e com certeza aprendeu muita coisa nova. Você fazia alguma coisa para emagrecer quee descobriu que não era correto?
Vixiiiiiiiii, já fiz tanta coisa haeuiaheuahe. Eu perdi mais de 47kg e mantive o peso, porém eu queria emagrecer mais. Aí eu não entendia porque não conseguia emagrecer, não entendia porque engordava. A internet não me dava essas respostas do jeito que eu queria. Aí eu larguei a faculdade de Ed. Física e entrei pra Nutrição. Na verdade não existe dieta errada, o que existe é falta de acompanhamento que prejudica sua saúde. Você quer deixar de comer carboidrato? Ok, isso prejudica todo seu metabolismo mesmo que te faça emagrecer. Mas e for fazer isso, faz com acompanhamento Nutricional porque tudo que mexe com metabolismo e hormônios pode ter consequências graves, e às vezes, irreversíveis.

6. O que você mais gosta dessa sua “nova vida”?
Antigamente eu era muito tímida e tinha receio de falar o que pensava com medo de que os outros fossem rir de mim e não me levar a sério. Hoje em dia tenho tanta confiança em mim, que consigo fazer as pessoas pararem para ouvir o que tenho que tenho a dizer. Em questão de saúde, o que eu mais gosto é de poder praticar coisas que o peso não me deixava antigamente, como o Muay Thai. Na parte estética, o que mais gosto é de poder vestir qualquer coisa que eu queira e de me olhar no espelho e gostar da imagem que vejo. E acho que em resumo de tudo, o que mais gosto é de poder sair na rua e ver que não sou o centro das atenções e que ninguém está rindo de mim.

Captura de pantalla 2013-11-20 a la(s) 10.17.16 PM

7. Como você lida com a vontade de comer doces e besteiras?
De final de semana eu como algo que tenho vontade. Mas não é sempre. Às vezes não tenho vontade de sair da dieta e ela segue perfeita, mas quando vou na casa da minha mãe ela sempre faz algum mimo pra mim. Mas mesmo assim não como muito, tenho muito controle e consciência de meu esforço e de que aquilo não me agrega nada além de um prazer momentâneo. Às vezes durante a semana quando estou ansiosa e sinto vontade de comer doce, eu me controlo muito bem. Acabo ficando um pouco nervosa (admito), mas depois a vontade passa e eu fico feliz por não ter cedido à minha ansiedade.

8. Qual a mensagem de inspiração que você pode passar pra quem está tentando emagrecer e as vezes não acredita na própria força?
9. Pra você, hoje o bom é ser feliz e…?
Bom, para mim é ser feliz e realizada! Realizada em meus sonhos, em minha vida pessoal e profissional!

10. Seu objetivo de vida agora é ajudar outras pessoas? De que maneira?
Sim! Quero ajudar as pessoas que passam pelos mesmos problemas que eu passei. Para isso estou cursando Nutrição, e pretendo me especializar em obesidade e emagrecimento. Pretendo fazer Ed. Física também, para poder dar personal a pessoas com sobrepeso, pois muitas tem vergonha de treinar em academias. Tenho projetos também de atendimento social quando me formar. Atendimento com nutricionista é caro, e acho que a Nutrição não tem que ser um privilégio dos que possuem dinheiro, e sim um direito a todas as pessoas! Por enquanto ajudo com o que posso no meu blog (www.0calorias.com.br). Muitas pessoas buscam uma palavra de conforto e uma inspiração para acreditar que a perda de peso não é algo impossível.

Gostaram? Pois é, nada na vida é permanente, assim como não foi a tristeza e a depressão da Camila e muito menos seu sobrepeso. Espero que inspire vocês também!
Beijos, Thay.





Nenhum comentário:

Postar um comentário