OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 8 de fevereiro de 2014

DIETA Proibir alimentos é um bom jeito de emagrecer


Imagine que você foi proibido de comer pizza. Quase como uma reação imediata, você fica morrendo de vontade de... comer pizza! "Quando uma comida é proibida, torna-se especial e nós a queremos. Já quando ela é permitida, podemos relaxar, sabendo que não iremos nos privar totalmente dela", diz Carol Munter, psicoterapeuta americana autora do best seller Overcoming Overeating (numa tradução livre, "Superando a Supercomilança"). O problema é que a maioria das dietas da moda, em vez de apelar para a moderação, prefere demonizar certos alimentos. "É preciso acabar com a ideia de que existem alimentos bons e ruins", diz a especialista.

O corte radical de alguns itens do seu cardápio pode ser entendido pelo organismo como uma ameaça ao seu funcionamento. Nesse caso, ele passa a agir contra a dieta, ativando uma série de mecanismos de proteção para que você gaste menos energia e acumule mais gordura. Além disso, essas dietas malucas podem levar a deficiências nutricionais, provocando desde queda de imunidade até falta de energia e irritabilidade. E aí é que o tiro sai pela culatra: imagine se, num acesso de mau humor, você resolve atacar aquela caixa de chocolate que ganhou de aniversário? Ou pior ainda, pedir uma pizza e comer sozinho?

"A melhor atitude não é proibir alimentos, e sim separá-los em grupos, para fazer uma refeição mais equilibrada", diz o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, autor do livro Dieta Dissociada - Emagrecer com Saúde Comendo de Tudo. "O princípio da separação dos grupos alimentares no prato, especialmente carboidratos e proteínas, representa uma ação simples e eficaz na perda de peso", diz.



Por que as dietas restritivas não funcionam?

Discutir qual é a melhor dieta da moda é bobagem. A verdade é que, para a maioria dos mortais, nenhuma delas funciona. Perde-se peso no começo, até que se atinge um platô. Daí é quase impossível não cair na tentação de comer os alimentos proibidos. Resultado: você recupera todo o peso perdido, e às vezes até mais. Isso sem falar nos males que algumas dessas dietas estapafúrdias podem fazer à sua saúde...

Dieta da proteínaComo é: Você se farta de proteínas, come moderadamente frutas e verduras e corta os carboidratos.
Onde o bicho pega: A dieta pode levar ao aumento do colesterol, à perda de massa muscular e ao efeito sanfona - na hora em que voltar a consumir carboidratos, recuperará o peso anterior.


Dieta de Beverly HillsComo é: As estrelas são as frutas (pera, melancia, maçã ou abacaxi), mas apenas um tipo por dia, durante 15 dias.
Onde o bicho pega: Pobre em calorias e proteínas, pode levar a um quadro semelhante à desnutrição. Além disso, seu baixo teor de minerais pode provocar diarreia.


Dieta da sopaComo é: A dieta é composta de sopas e outros alimentos líquidos.
Onde o bicho pega: As sopas sugeridas quase sempre são pratos desbalanceados, que não contêm todos os grupos alimentares. Seu consumo exagerado pode levar a carências nutricionais, provocando até mesmo uma anemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário