OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

As 4 leis do amor



O amor é um presente maravilhoso de Deus. É a base de todo relacionamento saudável, mas nós temos a tendência de usar a palavra "amor" para tudo que está ao nosso redor. Acho que só nas últimas 24 horas, eu já devo ter tido: "Eu amo esse chocolate, eu amo meus amigos, eu amo minha esposa, eu amo aquele filme, eu amo aquela música, eu amo meus sapatos, eu amo o que aquela pessoa escreve", e por aí vai...

Com todo esse "amor" flutuando por aí, eu acho que é fácil perder a noção do que é realmente o amor, não é verdade? Uma das passagens mais famosas da Bíblia (que você provavelmente já ouviu em muitos casamentos), é toda sobre o amor. Eu acredito que essa parte poética da Bíblia que está em 1 Coríntios 13, descreve algumas "Leis do Amor", que podem nos ajudar em nossos casamentos, amizades, em nossa fé e em cada relacionamento importante na vida:

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13:4-7)

1) AMOR É UMA AÇÃO, NÃO UM SENTIMENTO


Quando as pessoas falam que estão apaixonadas por alguém, na verdade, o que elas querem dizer é: "Eu admiro demais aquela pessoa, ela é linda por fora e por dentro e sinto algo tão bom quando estou perto dela, que tenho certeza de que serei muito feliz com ela." Todos esses sentimentos de euforia podem ser uma parte muito boa no processo, mas o amor não é definido por nossos sentimentos, e sim por nossas escolhas e compromissos.


2) AMOR REQUER COMPROMISSO


Não existe amor verdadeiro, sem um compromisso verdadeiro. Por isso, quando nos comprometemos com alguém (especialmente no casamento), devemos continuar neste propósito, independentemente das circunstâncias que sempre estão mudando na vida. Mesmo quando não temos força para continuar amando, a graça de Deus torna isso possível. Por isso busque a Deus, de preferência junto com seu companheiro(a). Isso irá fortalecer os laços entre vocês. 


3) AMOR DESPERTA O MELHOR EM NÓS


Amor não é um jogo, e por isso não existe ganhador ou perdedor. Isso significa que devemos colocar as necessidades de quem amamos, acima das nossas próprias necessidades. E isso deve acontecer mesmo quando a outra pessoa não está merecendo. Deus nos ama mesmo quando falhamos com Ele e, em seguida, Ele nos chama para amar uns aos outros com o mesmo tipo de compromisso. Ao demonstrarmos um amor sincero, nos tornamos pessoas melhores e despertamos o melhor na outra pessoa.


4) AMOR CURA QUANDO A VIDA MACHUCA


Bondade, carinho, compaixão, proteção e palavras de amor, têm o poder de curar mesmo nas circunstâncias mais difíceis da vida. O verdadeiro amor enfrenta a dor quando todo mundo resolve fugir. Quando você ama alguém, você tem a chance de curar as feridas dela, enquanto muitos só aumentam a dor. Por isso seja aquele que enxuga as lágrimas e não que as provocam.

Guarde estas "leis" na sua mente toda vez que você ouvir ou dizer essas palavras bonitas: "Eu te amo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário