1) Nunca diga para a pessoa gorda que emagrecer é fácil e que só depende dela.
Bom, os motivos são óbvios: você é uma pessoa magra. Se você fosse uma pessoa gorda, tentando perder peso, você não estaria falando isso. “Ah, mas eu precisava perder 5 quilos pra entrar no meu vestido de noiva e consegui sem sacrifícios. Que bom, meu bem, mas não estamos falando aqui de uma criatura que precisa perder 5 quilos. Estamos falando de perder quase uma outra pessoa em peso. 15, 20, 30, 50 quilos e as vezes muito mais. Uma pessoa não é gorda unicamente porque, enquanto você come filé mignon, a outra come o resto do boi. Existem inúmeros motivos para a obesidade e inclusive existem motivos que levam uma pessoa a comer o mundo inteiro. Esses motivos podem ser genéticos, psicológicos, disfunções hormonais, então, com certeza, não basta tirar aquela cervejinha gelada do fim de semana pra alcançar o tão desejado corpinho fitness. Assim como também não basta fazer caminhadas no parque. Os pés de uma pessoa gorda doem, a respiração é ofegante e simplesmente não se encontra roupas de ginástica pra gente gorda, dando um belo tapa na cara da autoestima de quem acordou animado para virar um atleta. Não use jamais o seu exemplo de vida como parâmetro para influenciar a vida dos coleguinhas. Você com certeza é uma pessoa maravilhosa, empenhada, com força de vontade sobra. mas cada um é único, com suas limitações, com seus problemas, suas histórias. Supere isso. E aproveite para dar aquela olhadinha no Google, para descobrir o que a falta de açúcar e carboidratos causa no corpo de alguém que está fazendo uma dieta restritiva desses elementos ;)
2) Nunca pergunte para um mulher se ela está grávida ou de quantos meses ela está.
Primeiro porque você provavelmente não conhece essa mulher (se conhecesse saberia se ela está ou não esperando um bebê) e essa mulher tem um corpo, que por sua vez possui autonomia. Portanto você, desconhecido, estará invadindo a autonomia do corpo de alguém, e não é da sua conta se ela está ou não grávida. Segundo porque essa mulher pode ser apenas gorda, simples assim. Nós, mulheres gordas, já sofremos com problemas de auto estima quase todas as vezes que nos olhamos no espelho, tentamos encontrar uma roupa/biquini/lingerie bacana, assistimos TV. Então, guarde sua curiosidade para si e deixe por conta da sua imaginação a vida linda e colorida de uma mamãe imaginária com sua cria.
3) Nunca, jamais, solte a frase: “Você tem um rosto lindo, porque não emagrece?”
Somos todos lindos, cada qual a sua maneira, com todas as diferenças de corpos, cores, formas, tamanhos. Não precisa falar mais nada, né?!
4) Nunca diga para uma pessoa gorda que ela precisa se cuidar.
Por motivos de:
a) Conheço uma pessoa magra, vegetariana, que pratica yoga, mas que usa drogas e bebe como se não houvesse amanhã.
b) Vejo mulheres e homens na praia, exibindo belos corpo esculturais estendidos na areia, torrando com óleo bronzeador no sol do meio dia.
c) Conheço pessoas que frequentam academias diariamente, não comem frituras, não comem produtos industrializados, porém chegam em casa e fumam uma carteira de cigarro por hora.
Todos esses exemplos só pra dizer que “se cuidar” não se resume apenas ao que você ingere ou ao tempo que você não se exercita.
5) Não faça piadas sobre pessoas gordas com as quais não tenha intimidade para tal, e, caso você tenha essa intimidade, todo cuidado com os excessos.
A primeira piadinha costuma ser engraçada, a segunda a gente tolera, a terceira já passa pela goela arranhando. E não é só você que acha que a pessoa gorda automaticamente vem com roupas coloridas e nariz de palhaço. Todo mundo acha que gordos são comediantes natos e que todos os gordos são sempre felizes. Quem nunca ouviu alguém dizer que gordinhos estão sempre sorrindo? Então, reuniões familiares, festas, encontros com amigos e qualquer outro evento social que envolva mais de duas pessoas descontraídas, acaba virando um inferno pra pessoa gorda. Eu odeio amigo secreto. Odeio. Se não bastasse isso, um tio na hora de revelar, para me descrever fez a tão aguardada piadinha #sqn. Eu estava esperando ela vir do meu pai, porque é sempre ele que me tira nos amigos secretos afora, e ele sim é o paladino das piadinhas sobre gordo, mas dessa vez teve o elemento surpresa. Aqui em Blumenau eles chamam de “amigo invisível”. Ele poderia ter dito que sou feia, que sou loira, olhos verdes, que sou mãe, que me mudei recentemente pra essa província, que gosto de ler, que sou afilhada de crisma da esposa dele, mas não!!! Não, meus queridos leitores! Ele disse que eu não invisível, inclusive, sou beeeeem visível. Eu, claro, sorri. Depois cheguei em casa e passei a minha madrugada natalina chorando sozinha na cama. Não tem graça, Bozo, não tem.
6) Se você sabe que a pessoa está de dieta, não tente boicotar o amiguinho
Daí que a pessoa fala, fala, fala pra você emagrecer, porqueépro seubem, porquevocêtemumrostolindoporquenãoemagrece, porquedaquiunsanosvocêvaimeagradecer, bla bla bla. E finalmente quando você está firme e forte na dieta, a criatura infernal em questão degusta uma coxinha na sua frente, a casquinha crocante, o recheio molhadinho, a massa macia… e ainda esfrega na sua cara: “Nhé nhé nhé nhé, você quer, você quer?”. Então se você tem amor pelo seu rabo e não quer ter nada de inusitado enfiado nele, não faça isso. Mas é só um conselho. A pessoa gorda sentirá prazer em comer metade da sua coxinha e a outra metade usar como brinquedinho sexual com você ;)
7) Não fique dizendo para a pessoa o tempo todo que ela está gorda.
A gente tem espelho em casa. E tem roupas tamanho 54 também. Como disse para a Paula, uma leitora que comentou no texto anterior, dá vontade de dizer pra pessoa: “Tá vendo aquele lençol plus size pendurado no varal? Então, é a minha calcinha”. Nós sabemos que estamos gordos e seria de grande utilidade que as suas palavras fizessem emagrecer. Mas elas não fazem. Emagrecimento saudável é um processo lento e gradual. Se você disse ontem que a pessoa está gorda, não diga hoje de novo, porque é certo ela não deixou os quilos na cama. Muito menos diga isso de cinco em cinco minutos. Provoca ansiedade, sentimento de impotência, frustração… e isso faz mal. Pode agravar casos de compulsão alimentar (vou escrever sobre isso mais tarde), provocar transtornos alimentares como bulimia e anorexia, causar problemas sérios com autoestima, agravar ou até mesmo disparar quadros depressivos.
8) Não use nenhum termo relacionado à obesidade como forma de ofensa.
Eu estou gorda, é um fato, óbvio, beeeeem visível, como diria meu tio. Não é motivo para ofensa, porque é quem eu sou e ser gorda não é que faz de mim uma pessoa desprezível para você. Definitivamente se é os meus vários quilos a mais que me fazem ser uma pessoa repulsiva, o problema está com você, não comigo. Julgar e ofender pessoas usando como parâmetro a aparência física delas é, com certeza, um desvio de caráter seríssimo. O mesmo vale sobre termos como “retardado”, “débil mental”, “negro - insira seu adjetivo aqui”, "mulherzinha", "bichinha", "aleijado" e por aí vai. Desnecessário.
9) Não faça do emagrecimento da pessoa um motivo maior para exaltação do que realmente é.
Claro, ouvir elogios é legal, ter apoio também é bacana. Gosto quando as pessoas dizem que eu estou emagrecendo, quando me parabenizam pelo esforço. Fico realmente lisonjeada e mais animada pra continuar focada. Mas, como tudo na vida, isso também tem limite. Como disse anteriormente em outro texto, a impressão que tenho é que a vida do gordo se anula pelo fato de ser uma pessoa gorda. Nada mais existe além da gordura. Outro dia uma amiga minha se formou. Ela sempre esteve um pouquinho acima do peso, e sempre foi lindíssima, mas fez uma dieta e perdeu MUITO peso, está fininha. Daí ela postou no facebook uma foto na frente do espelho, vestida para a formatura e escreveu algo a respeito. A foto teve muitas curtidas e muitos comentários, mas raríssimos os comentadores que a parabenizaram pela conquista da formatura. Todos estavam elogiando o quanto ela emagreceu, parabenizando pela perda de peso, dizendo o quanto ela estava bonita magra, como se isso realmente fosse mais importante. Não sei como ela se sentiu com relação a isso, mas, se fosse comigo, eu teria ficado bastante magoada com meus amigos. Isso vale também para os elogios quando for falar com uma pessoa em fase de emagrecimento. Acho, particularmente, complicado dizer que a pessoa está ficando bonita. Oras, eu sempre fui bonita, a diferença é que antes eu era uma bonita com 3 dígitos :)
10) E por último: RESPEITO.
Lembre-se, a pessoa gorda, é uma pessoa, e como tal, merece respeito. Ela tem um corpo que pertence a ela, e somente a ela, e, por ser dona deste corpo, somente ela tem a autonomia de tomar atitudes. Essa pessoa ama, sente desejo, sofre, chora, tem crises existenciais, tem surtos psicóticos, dá risada, sente frio, fome, sede, pensa, lembra, guarda rancor, ama, se apaixona… assim como você. Muito me entristece ter que viver em um mundo onde ainda se precisa pedir respeito.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
|
|
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano