OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 25 de outubro de 2014

Dona de casa emagrece 42kg por medo de os filhos sofrerem bullying


Luciana Sacramento com 113kg Foto: Arquivo pessoal
Com 71kg, a dona de casa visitou a praia, no Rio de Janeiro Foto: Arquivo pessoal
Anny Ribeiro
Tamanho do texto A A A
O excesso de peso foi algo constante na vida da dona de casa Luciana Sacramento, de 33 anos. Moradora de São Paulo, ela conviveu com muitos quilos a mais desde a adolescência. No entanto, a maternidade e o receio de os filhos sofrerem discriminação por terem uma mãe muito acima do peso fizeram ela abrir mão do excesso de besteiras que comia e adotar um estilo de vida saudável. Em pouco mais de um ano, Luciana emagreceu e viu o ponteiro da balança cair para 71,8kg - 42kg a menos do que tinha quando começou a mudança de hábitos.
A amamentação fez com que Luciana ganhasse peso
A amamentação fez com que Luciana ganhasse peso Foto: Arquivo pessoal
- Quando meu filho mais novo, Henrique, estava com 8 meses, eu pesava 113,8kg. Durante a amamentação, eu achava que não iria engordar, porque dizem que amamentar emagrece, mas sentia muita fome e sede, comia muita besteira e ainda usava o fato de estar amamentando como desculpa para poder fazer isso. Por causa de intolerância à lactose e um problema na vesícula, sempre comi alimentos saudáveis, mas me jogava no macarrão e no arroz. Eu passava mal por causa da lactose, mas, mesmo assim, comia chocolate escondido - lembra ela, que completa: - Tinha uma relação de amizade com a comida. Ela era minha companheira.
Como consequência dos muitos quilos que pesava, Luciana, que também é mãe de Isabella, de 4 anos, privava a família de passeios na praia e na piscina:
- Dava desculpa que era por causa do sol, mas, na verdade, nem maiô eu tinha. No dia 6 de agosto de 2013, comecei a mudar. Vi que estava deixando de oferecer coisas aos meus filhos, tinha medo de que os colegas zoassem os dois porque eu era gorda. Decidi dar qualidade de vida ao meu casamento.
À esqueda, Luciana havia emagrecido seus primeiros dez quilos
À esqueda, Luciana havia emagrecido seus primeiros dez quilos Foto: Reprodução / Instagram
Para chegar aos seus atuais 71kg, Luciana investiu em reeducação alimentar, tentando descobrir formas de ingerir alimentos de que não gostava muito:
- Primeiro, fui provar alimentos saudáveis como aspargo, cogumelos etc. Se eu não gostasse de jeito algum, mudava o tempero até achar uma forma saborosa e, assim, agregar essas coisas a minha alimentação diária. Batata-doce, por exemplo, não como, não forço a barra. Não teve jeito. Todos os dias depois do almoço, tomo café sem açúcar, porque eu gosto, com um quadradinho de chocolate com 75% de cacau. E também escolho uma refeição do dia para comer algo de que realmente gosto. Tudo bem programado, sem culpa e sem exageros. Além disso, fazia tudo que podia a pé e não usava elevador, mesmo morando no quarto andar. Em pouco mais de um mês, perdi dez quilos e entrei na academia. Me apaixonei pela zumba e faço quase todos os dias da semana, além de praticar musculação e corrida.
Com reeducação alimentar e dedicação aos exercícios, a dona de cada semagreceu mais de 40kg
Com reeducação alimentar e dedicação aos exercícios, a dona de cada semagreceu mais de 40kg Foto: Arquivo pessoal
Luciana confessa que não esperava chegar aonde chegou e ainda quer mais: sua meta é atingir os 60kg e combater a flacidez com musculação.
- Eu nunca achei que fosse perder tanto peso, mas as coisas foram evoluindo e a minha família me motivando. Consegui emagrecer mais de 40kg sem passar fome. Descobri a minha cintura e consigo encontrar roupa em qualquer lugar. Hoje, até tenho uma crise para descobrir o meu estilo. Antes, não podia ter estilo. Tinha que vestir o que cabia em mim - brinca a dona de casa.
Luciana Sacramento é a personagem da semana do Projeto Toda Extra, no Instagram (@TodaExtra). Ela foi escolhida porque usou a hashtag #projetotodaextra em seus posts de antes e depois. As leitoras que têm histórias de emagrecimento, sem cirurgias e remédios, também podem ter suas trajetórias contadas no Extra Online. Para isso, devem fazer como Luciana e usar a hashtag #projetotodaextra. No Instagram da Toda Extra também tem dicas de moda, beleza, boa forma e comportamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário