Reeducação Alimentar – Primeiros Passos
Não é fácil! Mudar a rotina alimentar, atentar a horários, verificar se todos os grupos alimentares estão sendo consumidos e na quantidade correta, fazer combinações e substituições. O início de uma
reeducação alimentar é difícil, mas vale o esforço inicial.
E aí você está disposto a enfrentar esta mudança! Mas abre a geladeira e a dispensa e vê um monte de alimentos que devem ser evitados ou ter sua ingestão diminuída. O que fazer?
- Doar: Você pode ser radical e doar tudo, para um vizinho, um parente, uma instituição de caridade, uma creche!
- Faça uma festa: Leve na esportiva e faça uma festa com todo aquela comida! Convide os amigos, os vizinhos, os parentes! Explica o motivo do evento, conta que está celebrando o início de uma nova fase na sua vida!
Mas você acabou de encher a dispensa, gastou todo a parte do orçamento dedicada a alimentação e tem que passar o mês com o que está em casa! Calma, não se desista!
- Monte um cardápio diário ou semanal: Organize suas refeições levando em conta o que tem na sua dispensa, monte um cardápio diário ou semanal, encaixe os alimentos disponíveis para o café, almoço, janta e lanches. Desta força, você começa a perceber o que vem ingerindo no dia a dia e adquire um novo hábito sem trauma, pois as refeições serão as habituais.
- Reduza as quantidades dos alimentos: Se, por exemplo, você está acostumado a comer 4 ou 5 pães no jantar e se o ideal para você deve ser 2 ou apenas um, diminua uma unidade a cada semana! Vai ser muito mais fácil diminuir a quantidade aos poucos do que de uma vez só!
- Beba bastante líquido.
- Não esqueça dos lanches: Faça do café da manhã a refeição mais importante, mas não esqueça dos lanches. Não espere ficar “morrendo de fome” para fazer uma refeição, tenha sempre um alimento curinga por perto.
- Altere o preparo dos alimentos: Aqueles que iriam ser fritos podem ser assados, cozidos ou grelhados. E diminua o sal para evitar a retenção de líquidos.
Mas isso trará algum resultado?
Sim! Mas você tem que ter paciência com a balança, lembre que perder peso muito rápido não é saudável, e quanto mais rápido se perde peso, mas fácil se recupera o mesmo. Estas dicas são os passos iniciais, ainda há um longo caminho pela frente! Isso não quer dizer que nada vai mudar com esses pequenos passos, talvez o resultado seja pequeno, mas vale uma visita a balança, e se não houver diferença use a
fita métrica! Perceba também as pequenas mudanças como mais disposição no dia a dia e um sono melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário