É possível comemorar de maneira sustentável e sem prejudicar o meio ambiente
Mas e nós? O que podemos fazer em nosso dia a dia para amenizar os impactos ambientais? Principalmente nesta época de final de ano, com Nalal e Ano Novo, fica mais evidente o consumo excessivo de comida, bebidas, presentes e desperdícios?
Em épocas de festas, segundo a consultora em sustentabilidade Karina Marinheiro, algumas atitudes evitam o desperdício e diminuem muito os prejuízos causados ao ambiente, além de gerar gestos de solidariedade. "Você pode doar as embalagens de lata para quem as vende ou montar uma ceia de Natal com as sobras e depois distribuir em uma comunidade", explica ela.
No preparo da ceia, dê preferência aos alimentos orgânicos, cujos métodos de produção priorizam o equilíbrio dos recursos naturais. Ao fazer compras de fim de ano no supermercado, prefira levar as compras em caixas de papelão. As sacolas plásticas são mais difíceis de se decompor e poluem mais.
Presentes
Na hora da embalagem, peça uma que seja reciclável.
Uma bela caixa de papelão, por exemplo.
Elas são menos prejudiciais, além de serem lindas.
Roupas
Aproveite também o espírito do Natal para se desfazer do que não usa mais e doar para quem precisa. Roupas, sapatos, livros, brinquedos e objetos que não te servem mais podem significar muito para quem tem menos.
Alimentação
Assim, você evita o desperdício de comida. Sobrou um bocado de comida da ceia?
No dia seguinte, aproveite as sobras para fazer outras receitas, como bolinhos, farofas e sobremesas. Ou seja solidário e destine para quem precisa.
Água
Final de ano é tempo também de fazer uma faxina geral na casa e na vida: que tal reaproveitar a água para lavar vários cômodos e fechar a torneira sempre que possível?
Lixo
Doe latas e embalagens recicláveis, para quem pode vendê-las e ganhar uma renda extra neste final de ano. "O plástico demora, em média, 100 anos para se decompor, a lata de alumínio, de 80 a 100 anos, e o vidro mais de um milhão de anos. Para que deixá-los jogados pelas ruas?", continua Karina. Embalagens de presentes? Não precisa ir para na lixeira. Guarde-as para outras ocasiões
Energia
Você também pode apagar as luzes que não são necessárias. "Que tal uma ceia à luz de velas? Tem coisa mais charmosa?", diz consultora Karina Marinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário