OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Vaidade: Atleta de 18 anos morre após tomar comprimidos para queimar gordura

Um talentoso jogador de rugby morreu após tomar pílula para perder gordura corporal.
 
Chris Mapletoft, de apenas 18 anos, morreu em sua casa após tomar DNP, uma substância química facilmente adquirida na internet, usada de modo perigoso para estimular o corpo a consumir sua própria gordura.

Embora seja banida no Reino Unido e em diversos países para consumo humano, a substância tóxica não é ilegal porque é utilizada como pesticida químico.

O aluno brilhante era o melhor jogador do time e ganhou várias medalhas e troféus por suas atuações. Sua morte não é a primeira associada com a substância, diversos casos já foram registrados na Inglaterra.

No início de 2013, Sarah Houston, 23 anos, estudante de medicina, morreu após ingerir a substância juntamente com um antidepressivo receitado por seu médico.

                          Chris Mapletoft

A morte é terrível. Pessoas que têm uma overdose de DNP “cozinham” literalmente de dentro
para fora, porque o organismo é estimulado a ficar superaquecido.

Mapletoft morreu em 18 de junho, mas na época pensava-se que o motivo era uma meningite. Só agora as investigações foram concluídas e o caso solucionado. A substância DNP é a 2,4-dinitrofenol.

A polícia tenta descobrir em que site ele adquiriu o produto. Oficialmente, a DNP não é legitimamente usada como suplemento alimentar ou medicamento.

É um veneno que interfere no modo normal que o corpo atua em seu ciclo de gordura. Isso pode levar, como neste caso, a morte por superaquecimento”, comentou um porta-voz do órgão responsável pela análise em Mapletoft.

O DNP, que é bastante popular entre fisiculturistas, tem sido associado a 62 mortes em todo o mundo. Na noite de sua morte, Mapletoft tomou mais de 2 banhos gelados tentando resfriar o corpo, mas sem sucesso.

A substância foi lançada em 1930 com a finalidade de emagrecimento, mas foi proibida para consumo humano após 8 anos por seus gravíssimos efeitos colaterais.
Esquerda: Sarmad Alladin, 18 anos, morreu em janeiro depois de tomar a substâcia. Direita: Sarah Houston, 23, morreu após misturar a substância com antidepressivos. Foto: Reprodução / MailOnLine
Afinal, o que é DNP?
É uma substância vendida como um auxiliar na queima de gordura e na manutenção do peso. É extremamente perigoso para a saúde humana, de acordo com dezenas de médicos especializados em metabolismo.

Ela é vendida principalmente na internet com diversos nomes diferentes, então fique atento se na composição química existe o nome 2,4-dinitrofenol.



É usado por fisiculturistas para perder o máximo possível de peso, aumentando demasiadamente a ação do metabolismo. O produto é de cor amarela e sem cheiro. É muito usado como herbicida e fungicida.

Os sinais clássicos de intoxicação usando o DNP são: agitação, náuseas, vômitos, rubor na pele, sudorese, tonturas, dores de cabeça, respiração rápida, batidas irregulares no coração. Estes sintomas podem levar ao coma e, posteriormente, a morte por superaquecimento.


http://www.jornalciencia.com/saude/beleza/2885-vaidade-atleta-de-18-anos-morre-apos-tomar-comprimidos-para-queimar-gordura.html









Nenhum comentário:

Postar um comentário