OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Comer menos ou ir à academia? O que é mais eficiente quando o assunto é perder peso?


por Merelyn Cerqueira 1.885 views 
 Tenha uma dieta saudável e faça exercícios”.  Se você já quis perder peso, deve ter ouvido esse mantra dezenas de vezes. Mas quando se trata de seguir à risca o conselho, qual dos dois vai fazer uma grande diferença para atingir seus objetivos na balança?

O que é melhor, ir para a academia quatro vezes por semana, ou pedir uma salada ao invés de batatas fritas no almoço? O que é mais importante para a perda de peso, a dieta ou os exercícios físicos?

O professor de Ciência do Exercício Físico, na Universidade do Texas e Diretor Executivo do Instituto de Educação Física do Texas, Philip Stanforth respondeu essa questão: “Os estudos tendem a mostrar que, em termos de perda de peso, a alimentação desempenha um papel muito maior do que o exercício físico”.

Eis o porquê: “O exercício requer tempo e esforço consistente, levando muito mais tempo para ter resultados”, afirmou o professor. “Ele também queima muito menos calorias do que as pessoas pensam”, disse.  Como alternativa, Stanforth avisa que existem vários alimentos ricos em açúcar ou gordura que podem ser cortados de nossa dieta e que farão uma mudança muito maior na nossa cintura e, às vezes, em um período de tempo muito mais curto.   

“Você tem que andar 56 quilômetros para queimar 3.500 calorias, mas uma barra de chocolate tem cerca de 500 calorias. Sendo assim, vai ser muito mais fácil cortar a barra de chocolate do que andar 8 quilômetros todos os dias”, exemplifica o professor.

Parece loucura, mas vários estudos apoiam a ideia de Stanforth. Uma revisão de 20 pesquisas envolvendo mais de 3 mil pessoas, publicadas em 2014, descobriu que dietas de alta proteína e suplementos nutricionais foram relacionadas aos melhores resultados em termos de perda de peso quando comparados com os exercícios de academia. Já em uma revisão realizada em 2011, levando em conta a relação entre a massa de gordura e atividades físicas em crianças, concluiu-se que ser ativo não é um fator determinante no peso das crianças.

Mas isso não quer dizer que você deva parar de se exercitar. Outros estudos sugeriram que as pessoas podem sim perder peso se mantiverem uma dieta saudável e exercitarem-se regularmente. Além disso, os exercícios físicos possuem outros benefícios, eles ajudam a melhorar o humor, a proteger o corpo contra os efeitos nocivos do envelhecimento, a controlar os sintomas de estresse, depressão e ansiedade.

Sendo assim, se você quer perder peso em 2016, considere uma dieta saudável para começar. E se estiver pensando em manter o peso ideal conquistado, entre em movimento e exercite-se.
[ Science Alert ]  [ Foto: Reprodução / Ben Mizen / Flickr ]

http://www.gooru.com.br/comer-menos-ou-ir-a-academia-o-que-e-mais-eficiente-quando-o-assunto-e-perder-peso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário