Você ganha duplamente, porque economiza dinheiro e evita o desperdício. Alguns truques são super simples, porém realmente efetivos.
Veja só:
1. Cebolas: Use uma meia calça velha para guardar as suas cebolas, separando cada uma por um nó. Fazendo isso, todas ficarão igualmente expostas ao ar fresco, ao invés de amontoadas umas sobre as outras. As cebolas durarão cerca de 8 meses.
2. Batatas, cebolas, e maçãs: Esses alimentos devem sempre ficar guardados separadamente. Quando armazenados juntos, eles tem sua vida útil reduzida. Um sistema como o da foto, por exemplo, ajuda a conservá-los separadamente, e permite que as batatas fiquem escondidas num lugar escuro, evitando que elas acumulem germes e produzam toxinas.
3. Frutas vermelhas: Ao comprar frutas vermelhas frescas (morangos, etc.) você deve imediatamente colocá-las em um pote com água e vinagre (na proporção de 10:1). Isso matará os micro-organismos e fará as frutas durarem muito mais.
4. Mel? Se você colocar o mel em um pote de vidro bem fechado e o guardar em um local fresco, você ampliará a sua data de validade. Na verdade, este alimento doce é naturalmente um campeão de durabilidade, estando entre as comidas que mais tempo se conservam aptas para consumo.
5. Leite: O leite pode ser congelado antes de seu consumo. Fazendo isso, a versão fresca deste liquido chega a durar até 3 meses. Apesar da consistência ficar um pouco alterada, a qualidade permanence a mesma e o sabor também.
6. Ovos: Ovos também podem ser congelados. Para isso, use uma forma de gelo, quebre um ovo em cada cubinho e adicione um pouco de sal ou açúcar (isso evita que as gemas e claras fiquem granuladas).
7. Molho de tomate: O resto de uma lata de molho de tomate não tem que ser jogada fora. Ao invés de desperdiçar comida, coloque o molho restante em um saquinho de plástico de congelar e coloque no freezer. Após 1 hora, o conteúdo já estará quase sólido, mas ainda maleável. Este é o momento perfeito para separar o molho em pequenas porções, usando a parte de trás de uma faca. Seguindo esta dica, você facilitará o posterior uso.
8. Ervas: Congele suas ervas frescas colocando-as em um tabuleiro junto com um pouco de azeite, e depois cortando a mistura já sólida em cubinhos. Estes quadradinhos saborosos durarão muito tempo!
9. Bananas: Cobrindo a ponta do cabo das bananas com um pouco de papel filme, elas amadurecerão mais lentamente.
10. Aipo, brócolis, e alface: Estes vegetais irão durar muito mais tempo – além de permanecer crocantes – se armazenados na geladeira embrulhados em papel alumínio.
11. Legumes: Legumes devem ser congelados após terem passado por uma rápida fervura. Para isso, ferva a água e deixe os vegetais imersos nela por cerca de 1 a 2 minutos. Em seguida, transfira-os para uma panela com água fria, para parar o cozimento. Depois é só secá-los um pouco, colocá-los num pote ou saco, e congelar.
12. Alface: As folhas de alface durarão mais tempo se forem enroladas em papel toalha. Desta maneira, a umidade adicional será absorvida pelo papel, protegendo o alimento.
13. Maçãs: Maçãs são frutas que tem naturalmente uma longa durabilidade. Na geladeira, elas resistem até 6 meses. A dica aqui é lembrar de separar as maçãs podres das boas. Se uma estiver ruim, ela contaminará e estragará as outras.
14. Cenouras: Cenouras durarão uma infinidade se forem guardadas numa caixa cheia de areia e alojadas num local escuro.
15. Carne Moída: A carne moída pode ser congelada da mesma maneira que o molho de tomate, mostrado na dica 7.
16. Queijos vendidos em potes de plástico: Guarde-os de cabeça para baixo, e eles terão seu prazo de validade dobrado!
17. Vidro ao invés de plástico: Evite o use de vasilhas de plástico. Se você guardar seus alimentos em potes de vidro, eles durarão muito mais.
18. Queijo: Guarde o seu queijo em papéis anti-gordura. Isso fará com que este laticínio não sue, não fique com gosto de plástico, e dure mais.
19. Abacaxi: Remova a coroa do abacaxi e coloque-o de ponta-cabeça. Ele se manterá suculento por mais tempo.
20. Cebolinha: Guarde as suas cebolinhas em um pote com um pouco de água. Isso fará com que elas permaneçam frescas e crocantes. Você também pode plantar os bulbos e ter cebolinhas sempre disponíveis em casa.
21. Bolo: Aquele bolo apetitoso do fim de semana vai durar muito mais se você cobrir as partes já cortadas com fatias de pão de forma. Elas removerão a umidade do ar, além de prevenir que o bolo fique seco no lugar do corte.
Simples e prático! Seguindo estas dicas, os seus alimentos vão durar muito mais. E jogando menos produtos fora, você também acaba evitando gastar dinheiro sem necessidade.
Compartilhe estas ideias! Com tanta gente faminta no mundo, nenhum alimento deveria ir parar na lixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário