OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 10 de janeiro de 2016

Limpando plásticos amarelados com o tempo

Limpando plásticos amarelados com o tempoMinha geladeira é velhinha! Mas ainda quebra um galho!
Fico triste quando olho para ela e vejo que o tempo castigou a cara da coitadinha! A parte superior e plástica um dia já foi branca, hoje, entrega a idade, esta amarelado, horrível!
No domingo a noite decidi que encontraria uma solução para isso, nem que para isso eu tivesse que pintar! E assim foi uma busca insana pela tal formula mágica! Encontrei algumas informações e técnicas para tal, a primeira era limpar a parte amarela com um pano e água morna, polvilhar sobre a superfície bicarbonato de sódio e com a parte amarelinha da esponja esfregar levemente.
Clareou! O amarelo escuro ficou quase branco! Mas ainda estava contrastando com o branco da porta!
Se eu tivesse parado por ai estaria tudo certo, mas eu continuaria muito frustrada por não conseguir aquele branquinho de muitos anos atras.
A segunda que encontrei foi em um fórum de vídeo games antigos, quem teve ou tem um vídeo game branco sabe do que estou falando! Eles amarelam com o tempo, já vi casos de pessoas que guardavam o aparelho abrigado de luz e mesmo assim notou o amarelamento.
Uma das dicas de limpeza que encontrei neste fórum era uma mistura de goma xantana, glicerina, vanish e água oxigenada.
Eu não tinha goma xantana aqui, nem a glicerina! Mas estava maluquinha para fazer o teste! Então improvisei! A mistura que fiz foi: 300ml de água oxigenada (vol 40) e 1 colher de vanish.
Limpei a parte que seria tratada com água morna e juntei os ingredientes em uma vasilha (com luva nas mãos!). Com a parte amarela de uma buchinha de lavar louças esfreguei a solução por toda a área amarelada. E sim, ela voltou a ser branquinha como eu queria!!
Mas como a vida não é um mar de rosas teve seus efeitos colaterais! A solução retirou a marca e o que estava escrito na frente da geladeira. A parte plástica perdeu totalmente o brilho.
Eu não me importei! Preferi ela branquinha do que com brilho amarelado, mas é bom avisar né? Para que todos que testarem saber exatamente o que aconteceu!

http://dicasaki.com.br/39420/limpando-plasticos-amarelados-com-o-tempo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário