OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Como se fica obeso

Publicado em Obesidade
Existe uma série de teorias para explicar porque algumas pessoas se tornam gordas e outras não.
Importante aqui são os fatores ambientais e hereditários.
1) FATORES AMBIENTAIS (causado pelo meio ambiente). Deles são importantes os seguintes:
a)  Relacionados com a comida:
Come se aprendeu a comer / Quanto se valoriza a comida, (a presença da comida como um sinal de afeto) / O hábito de se reunir ao redor de uma mesa / Ter aprendido a comer quando angustiado, triste ou sozinho.
Ser gordo depende dos hábitos alimentares aprendidos ao longo dos anos. Assim, os hábitos alimentares da família marcam muito o indivíduo no sentido de torná-lo gordo ou não.
b)  Relacionados com a atividade física:
Atividade física
O nível de atividade física das pessoas também influencia no ser gordo ou não gordo. Quanto menor a atividade física, maior a tendência para a obesidade.
A pessoa que se movimenta mais, que tem mais atividade física gasta mais energia, queima mais gordura e tende a ser mais magra do que a pessoa que é inativa, vive sentada e não faz exercícios.
c)  Relacionados com a quantidade de células gordurosas:
Ter sido uma criança gorda também aumenta a chance da pessoa ser um adulto gordo. Esta criança terá um número maior de células gordurosas, portanto terá maior chance de ser gorda. Só à custa de um esforço maior do que o normal, ela conseguirá ficar e manter-se magra na idade adulta.
d) Outros fatores Ambientais:
Frequentemente vemos também pessoas que ganham peso após parar de fumar, após a gravidez, após cirurgia, ou quando se recuperam de doenças, e que, depois disto embora não ganhem mais peso, não conseguem perder o que ganharam.
A idade é outro fator importante, que ajuda no ganho de peso. Quanto mais longe da adolescência, maior a tendência para se ganhar peso, mesmo comendo a mesma quantidade de alimento e mantendo a mesma atividade física. Isto se dá por haver uma diminuição do metabolismo com a idade.
e) Causas hormonais
Existem outras causas de ganho de peso, como doenças hormonais (de tireóide, de supra renal e hipófise), mas são pouco comuns.
2) FATORES GENÉTICOS (de herança) também são muito importantes para determinar quem tem maisGenética chance de ser gordo. Quem vem de uma família com muitos obesos, tem maior chance de ser gordo.
PORÉM, MUITO MAIS IMPORTANTE QUE UMA TENDÊNCIA FAMILIAR OU GENÉTICA PARA A OBESIDADE, OU DE SE TER SIDO GORDO QUANDO CRIANÇA É O MODO DE COMER, É O QUE SE COME, É O ESTILO DE VIDA.
A TENDÊNCIA PARA A OBESIDADE PODE SER VENCIDA E A PESSOA PODE PERDER PESO E MANTER-SE NO PESO IDEAL, DESDE QUE APRENDA A COMER CORRETAMENTE E MUDE PARA SEMPRE A SUA VIDA NO SENTIDO DE SER MAIS ATIVA FISICAMENTE, E DEIXAR DE COMER ERRADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário