OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 4 de março de 2014

Conheça o homem que só come pizza há mais de 25 anos e se diz plenamente saudável


Você já imaginou comer apenas um único alimento por mais de duas décadas?Dan Janssen, de 38 anos, um carpinteiro em Maryland, EUA, disse que começou a sua dieta à base de massa quando ele ainda era um adolescente e decidiu virar vegetariano por razões éticas, embora ele odeie comer vegetais.
Ele geralmente consome duas pizzas de 8 pedaços a cada dia acompanhado de café. Enquanto estudava na Universidade de Harvard, ele ainda trabalhou na Domino’s para alimentar seu vício desse tipo de comida. Ainda que tenha diabetes, problema já presente na família, Janssen diz que está em forma, esbelto e com uma saúde “notável”.
Eu sou ativo. Ando de 40 a 60 km de bicicleta de cada vez e me sinto ótimo.”. Para manter alguma variação na dieta, Janssen visita lojas diferentes de pizza e compra pães lisos congelados em um mix de marcas.
Todo mundo que conhece Dan pergunta como ele ainda está vivo. Além do fato de que sua dieta é completamente horrível, ele também tem diabetes e freqüentemente possui queda de açúcar no sangue, o que pode resultar em desmaios frequentes.
Dan afirma que essa sua dieta com glúten, molho de tomate, queijo e só não tem impacto sobre sua vida amorosa. Na verdade, foi sua noiva quem sugeriu que fossem comer pizza no primeiro encontro depois de ouvir sobre os gostos incomuns do jovem. No entanto, ela também é a razão pela qual ele está agora a tentar variar a sua dieta.
Eu gostaria de ser capaz de ir a um restaurante onde eles não servem pizza e procurar outra coisa no menu, mas eu realmente não consigo fazer isso agora. Minha noiva é vegetariana, e, por isso, seria bom ser capaz de sair para restaurantes mais agradáveis com ela. Estamos em um tipo de limitação quanto ao local onde vamos por causa do meu vício em pizza.", afirma Dan.
Recentemente, ele começou a visitar um nutricionista e um terapeuta na tentativa de conseguir melhorar seu hábito alimentar. "Lembro-me de que há uns quatro anos atrás eu comi um pêssego e foi incrível. Eu nunca pensaria em fazer coisas desse tipo, como comer de maneira saudável. Ainda que eu tente ser assim, eu nunca quero deixar o meu amor e paixão pela pizza de lado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário