OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 8 de março de 2014

“Se você quer mudar ser corpo…comece mudando seus pensamentos (ou vice-versa)

“Se você quer mudar ser corpo…comece mudando seus pensamentos (ou vice-versa)
Hoje mesmo estava lendo algumas das mensagens que me foram enviadas desde que comecei a postar minhas aulas no Youtube. Muitas delas com palavras de reconhecimento, agradecimento e o mais importante relatando como a pratica de exercícios físicos causou impacto positivo na vida dessas pessoas.
Dentre todas essas mensagens, muitas são realmente emocionantes, como essa:
Querida Wanessa, a minha cirurgia correu bem. Reduziram mais um pouco a mama esquerda e tiraram uma bolsa de gordura, na direita (na direção da axila). Estou com alimentação regrada e com bastante repouso. Mas com uma vontade enorme de fazer suas aulas!!

Amei o vídeo da Zumba 2! O som estava melhor e gostei de você voltada para a câmera. Parecia que estava mesmo na aula. Meus parabéns! Claro que vídeo editado tem outra apresentação, mas o que importa é a gente se mexer com você! Pular, dançar, gastar caloria, dar risada e viver uma vida mais saudável! Acho que todo o mundo entende isso! Você dá o seu tempo, o seu conhecimento e sua generosidade! E isso é precioso!! Estou pensando selecionar cada vídeo, para um dia da semana. Um dia, faço o vídeo de Zumba 1, no outro o vídeo de pilates e assim. Acho um excelente programa! Vou ter é um pouquinho de dificuldade para dançar o sambinha, mas com treino vou lá!!
Que Deus continue te iluminando e abençoando sua família.
Um beijo desta amiga de Portugal!
E mais essa:

Te achei no youtube, adorei dancei muito. estou em um processo de emagrecimento pq a 1 ano atrás tive câncer de mama, tirei a mama e agora vou fazer minha reconstrução mamaria, caminho de manha e a noite estava procurando uma atividade pra fazer em casa pois ainda não posso fazer exercício com o meu braço direito por causa da retirada da mama e esvaziamento axilar e te encontrei estou de tênis e roupa de ginástica kkkkk adorei te conhecer, vc não imagina o bem que vc me fez, bju
E muitas outras que infelizmente não vou ter espaço suficiente para mencionar aqui.
Essas mensagens estão ai para provar que a pratica regular de exercícios físicos aliada a uma dieta saudável e balanceada pode melhorar a vida das pessoas não só física e esteticamente, mas também trazer benefícios aos aspectos mental e espiritual.
Para a gente entender melhor como tudo isso é possível, podemos começar falando dos 2 principais hormônios envolvidos durante e apos a realização de atividades físicas que são o cortisol e a endorfina. Durante a pratica de atividade física os níveis de cortisol, que e hormônio relacionado ao stress, são diminuídos e generosas quantidades de endorfina são liberadas no organismo. A endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria.
Além do seu efeito analgésico, acredita-se que as endorfinas controlem a reação do corpo à tensão, regulando as algumas funções do sistema nervoso autônomo como as contrações da parede intestinal e determinando o humor. Elas podem também regular a liberação de outros hormônios.
Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. É o que leva ao momento de tranqüilidade e paz que os atletas encontram após as atividades físicas.
Por ser um “analgésico natural” leva a uma sensação de bem-estar e tranqüilidade podendo inibir o estresse.
Bom já da para se ter uma idéia de como os pensamentos de uma pessoa podem ser afetados pela pratica de exercícios, não e?
Vou contar um pouquinho da minha experiência pessoal e como cheguei a transformar a minha paixão por fitness e dança em profissão.
Ha poucos anos atrás e passei por momentos de muito stress e complicações na minha vida. Sabe quando não ha nada mais para você fazer para tentar solucionar um problema? Tudo o que se tem a fazer e esperar? Na época não estava trabalhando, pois tinha minha filha muito pequena. Estava nervosa, acima do peso, descontente comigo e com todos. Quando estamos enfrentando situações difíceis o corpo reage de formas diferentes. O meu estava fraco e fora de forma. Vivia pegando resfriado, com dores em todas as partes do corpo. A minha única motivação era minha filha. Um dia, descendo um lance de escadas desloquei meu quadril de repente. Fui a um quiropata que apos me passar o tratamento adequado me aconselhou a inscrever-me em uma academia para aulas de indoor cycling para o fortalecimento dos meus quadris. E la fui eu. E certamente foi uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vida.
Me lembro como se fosse ontem que durante as aulas de cycling, eu me concentrava nos problemas que tinham que ser resolvidos e colocava todos eles bem diante de mim como se fossem obstáculos. A cada pedalada, subida, descida, aceleração, aumento de carga, eu me imaginava conquistando todos os problemas e desafios que estavam em minha vida naquele momento.
E todas as vezes que eu saia da academia me sentia renovada, forte, com pensamento positivo e pronta para enfrentar tudo o que viesse na minha direção. E assim, aos poucos, passo a passo fui reconquistando minha confiança, minha auto-estima, o meu corpo começou a mudar e eu tinha me tornado uma pessoa mais saudável e feliz. Você deve estar se perguntando: e os tais problemas? Pois é. Resolveram-se todos devido a uma abordagem mais positiva e paciente de minha parte.
Essa experiência incrível me ensinou que tudo na vida e determinado pela maneira com a qual você enxerga e interpreta as situações. Se o seu corpo e sua mente estão saudáveis, fica muito mais fácil de lidar com os desafios diários, pois você os aborda com o peito aberto, a cabeça erguida cheia de pensamentos otimistas, com a esperança de que tudo vai dar certo.
E você? Esta passando por uma fase difícil? Você sente que tudo esta saindo fora do seu controle? Pode ser que sim, mas nada pode ser razão para que você abandone a sua saúde e bem-estar. Um corpo forte e saudável e sinônimo de uma mente liberada de stress e mais capaz de pensar em soluções para qualquer problema. Ta esperando o que? Vai liberar essas endorfinas e ser feliz!!!
Beijos e ate a próxima!

Wanessa Anderson (Wanessa Rhythm)
Facebook: www.facebook.com/wanessahealthandfit
Instagram: WANRHYTHMFITNESS
YOUTUBE: Wanessa Rhythm (Wanessa Anderson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário