OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 18 de maio de 2014

Repolho: antioxidantes e vitamina C no prato



Repolho: antioxidantes e vitamina C no pratoMuita gente faz cara feia para o repolho. Mas, na verdade, quem deixa de incluir o vegetal nas refeições não sabe o que está perdendo em matéria de benefícios. E não são poucos! Os principais nutrientes são a vitamina C, A e B, além de potássio, cálcio e enxofre.

Repolho: antioxidantes e vitamina C no pratoPor sua condição familiar, o vegetal também possui substâncias antioxidantes. "O repolho é da família dos crucíferos (assim como brócolis, couve, couve-flor, couve bruxelas, nabo, agrião, rabanete, etc), ajudando a prevenir o câncer, especialmente os de pulmão, de cólon, de mama, de ovário, de próstata e de rim", ressalta Gisele Rosa, nutricionista do Hospital Infantil Sabará.

Esses elementos também protegem o organismo de infecções diversas. E a vitamina C dá um suporte a mais. "Por ser rico em vitamina C auxilia na prevenção de gripe e resfriados além de aumentar a imunidade", diz.

O repolho é um dos vegetais menos calóricos. Pode parecer mentira, mas uma porção com 100 gramas possui somente 19 calorias. E esse é um dos motivos de ser grande aliado nas dietas de emagrecimento. 

"Por ser um alimento de baixa caloria e rico em fibras - auxiliando no bom funcionamento intestinal e promovendo sensação de saciedade - pode ser acrescentado no plano alimentar de quem pretende emagrecer", esclarece a nutricionista. No entanto, Gisele faz um alerta. "Apesar de a mídia promover que o repolho roxo contenha substâncias específicas que possam auxiliar na perda de peso ou queima de gordura, não há estudo que comprovem essa propriedade", avisa.

No entanto, o repolho roxo possui antocianinas, substâncias que ajudam a reduzir o risco de infarto. Mas não é só isso. "Alguns nutrientes como a vitamina C (auxilia no sistema imune), selênio (mineral importante para manter a pele mais saudável) e fósforo (importante mineral que participa na formação óssea) estão em maior quantidade no repolho roxo", observa a especialista.

Mas o repolho branco sai na vantagem quando o assunto é a quantidade de potássio e vitamina A. "Por ser rico em potássio, o repolho é indicado para praticantes de atividades físicas. O mineral é um nutriente importante para contração muscular e sua falta pode causar câimbras", esclarece Gisele.

Repolho: antioxidantes e vitamina C no prato
Apesar de tantos benefícios, algumas pessoas precisam ter um cuidado maior no consumo do repolho. "Existem pessoas que tem uma sensibilidade maior ao vegetal, tendo muitas flatulências e até cólicas intestinais, sendo recomendado que a porção consumida seja pequena ou até mesmo que o consumo seja evitado", sugere Gisele, explicando que todos alimentos da família dos crucíferos quando chegam ao intestino são fermentado por bactérias intestinais a oxido de enxofre, causando desconforto.

Para comprar um bom exemplar, escolha repolho com as folhas mais firmes e mais pesados. "Para conservar, retire as primeiras folhas e guarde na gaveta da geladeira sem cortar para que não perca nutrientes, dentro de um saco transparente limpo e seco", aconselha a nutricionista, explicando que, dessa forma, o vegetal dura até 10 dias. Pode ser armazenado de 8 a 10 dias.

Gisele Rosa avisa que a melhor forma de consumir o repolho é cru, pois o calor destrói parte das vitaminas. "Ser for refogar que seja por pouco tempo, de forma que ele fique crocante. Uma dica para evitar o cheiro de enxofre característico é não tampar a panela durante o preparo", ensina.
Agora que você já sabe o tanto de benefícios que o repolho pode trazer para a sua saúde, que tal preparar uma receita básica, rápida e gostosa? Veja a sugestão da nutricionista Gisele Rosa:

Salada de repolho
Ingredientes:
  • 1 repolho pequeno
  • ½ cebola média
  • 3 colheres sopa de vinagre branco
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta do reino branca
  • Salsinha picada
Modo de Preparo:
Pique o repolho em tirinhas finas. Pique a cebola em rodelas. Acrescente o vinagre, o azeite a gosto, uma pitada de sal, a pimenta do reino a gosto e a salsinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário