OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 11 de maio de 2014

Dia Nacional de Prevenção à Obesidade


Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante, o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, que é comemorado hoje. Se você acompanha os nossos posts de desafio de peso, sabe o quanto as questões de saúde do corpo e da mente são importantes por aqui. 

Minha meta desde o início da minha dieta funcional era ter saúde, lutar contra o sobrepeso e fugir dos problemas que a obesidade causa às pessoas da minha família. Só lá em casa temos casos de diabetes, hipertensão e problemas físicos como coluna e joelho – situações que já levaram meus pais para a mesa de cirurgia.  

Eu sei que se não fosse o sobrepeso, teria muita chance dessas coisas não terem acontecido e, por isso, minha luta é muito mais por saúde, bons exames do que por ter um corpo magro ou sarado.

Ver os problemas que essa condição de briga perigosa com a balança traz, me faz ter mais força de vontade para ficar focada nos meus objetivos, mesmo que às vezes a luta contra a ansiedade me faça balançar, eu não posso desistir. Viso uma vida mais completa, sem preocupações extras com a saúde e, para isso, estou cada vez mais recorrendo aos bons hábitos alimentares e exercícios físicos. Claro que como besteiras em viagens e festas, além de ser mais relaxada nos fins de semana. Mas é importante viver uma vida saudável, como sempre escrevo aqui.
dia-da-obesidade
É uma honra ter sido um dos blogs convidados para falar sobre o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade. Temos que aproveitar o dia de hoje para refletir sobre essa questão que afeta a vida de tantas pessoas, podendo atrapalhar a rotina de quem vive esse problema ou mesmo diminuir a expectativa de vida de quem não luta contra os altos números na balança.

Com o aumento do sobrepeso na população brasileira, para não dizer mundial, o Sistema Orbera, que é um tratamento com indicação médica para o sobrepeso e a obesidade (IMC maior do que 27 kg/m2), está promovendo hoje uma conscientização da importância dos hábitos saudáveis. E quando eles falam nesses hábitos, se referem à nutrição funcional, alimentação saudável e mudança de vida

Não se trata de fazer loucuras para caber no look do festão do fim de semana, estamos falando de programas que fazem bem para a vida, trazem bem estar e melhora na saúde, que trazem resultados agora e à longo prazo. Quem acompanha meus posts sobre a minha alimentação e luta contra a balança sabe do que estou falando: objetivos voltados para saúde, bem estar e melhora na auto estima. Beleza ou emagrecimento são apenas boas consequências dessas mudanças, que envolvem planos alimentares, exercícios físicos e equilíbrio da mente.

Claro que o corpo nos incomoda, todo mundo tem aquela gordurinha que não gosta, mas o mais importante é fazer exames e saber como está tudo dentro de você. Para isso, por exemplo, eu tenho um endocrinologista especializado em transtornos alimentares e sobrepeso, afinal, além de já ter tido altos números na balança vejo os tais problemas na minha casa, como já disse anteriormente. Infelizmente isso está presente no meu DNA e por isso tenho que seguir na luta por essa melhora na saúde e no bem estar.

Ninguém deve deixar os exames de lado, nunca. Você lembra a última vez que fez o teste para ver o seu Índice de Massa Corpórea (IMC)? Ele é um dos importantes indicadores pra avaliar se o seu peso está saudável ou não. Se você sabe seu peso e sua altura, é só usar a calculadora abaixo e terá o resultado!

Eu ainda tenho alguns quilinhos para perder, onze já se foram e agora falta pouco, mas ainda não estou dentro do índice que busco para mim. Falo isso por que acompanho minha massa gorda de pertinho e preciso muito diminuí-la e transformá-la em massa magra.

E você, como foi o seu resultado? Se não foi o ideal, não desanime, procure melhorar seus hábitos. Agora, se seu resultado não foi mesmo dos melhores, você pode precisar de ajuda especializada. Como já falei várias vezes, eu tenho uma equipe multidisciplinar cuidando do meu caso (endocrinologista, nutricionista, personal e psicólogo) e super recomendo isso. Cada um precisa buscar o projeto que deseja adotar e não, não precisa ser um famoso da moda, precisa combinar com você. Cada um tem o seu caminho e seu tempo.

Se você tá no time que precisa de ajuda profissional e ficou interessada em conhecer mais sobre o Sistema Orbera, ótimo, vai rolar um bate-papo virtual sobre o assunto no dia 15 de outubro,  terça-feira que vem, às 20 horas. O endereço do site é : www.encontrosaudavel.com.br

Os assuntos serão: a influência das mudanças de hábitos na perda de peso e o tratamento com o balão intragástrico Orbera (produto para saúde, indicado e restrito à pacientes com sobrepeso – IMC 27kg/m2 e obesos e não vendido diretamente para pacientes), que já ouvi falar muito bem, mas lá em casa acho que ninguém nunca conheceu de perto. Nesse encontro online sobre saúde, a apresentadora Solange Frazão conversará com médicos e pessoas que já fizeram esse tratamento com o Sistema Orbera.

Se você se interessou e está com medo de esquecer desse compromisso, pode cadastrar seu celular nesse site e, no dia do bate-papo, você receberá um SMS para lembrar desse encontro que promete esclarecer muitas coisas sobre esse tratamento voltado para casos de obesidade e sobrepeso.

Deixo claro que essa alternativa do Balão Intragástrico do Sistema Orbera, é um tratamento médico, voltado para casos de sobrepeso e de obesidade. Não é opção ideal para quem quer perder dois quilinhos ou coisa assim, a empresa busca conscientizar a todos sobre a importância de uma rotina completa de hábitos saudáveis.

Achei bem legal essa ideia de bate papo virtual e de poder ouvir um pouco sobre tudo que vão falar dos temas de saúde sem precisar sair do conforto de casa, mas é preciso ter discernimento para entender se seu caso se enquadra nessa situação. Caso você ache que é a sua situação, ou de alguém importante para você, o futi sempre recomenda que você procure um médico que, no caso, use o Sistema Orbera.

É isso, nós amamos ser procuradas para falar de uma data tão importante! Amamos discutir o tema, que é tão presente no blog e no Instagram, e gostamos mais ainda de convidar vocês para conhecer mais essa alternativa. É sempre bom conhecer diferentes opções, entendendo os prós e contras, antes de tomar qualquer decisão.

Esperamos que nosso país se torne mais e mais saudável. Apesar do Brasil ser reconhecido como um país com as mulheres mais lindas e gostosas da praia, essa não é a realidade de muita gente! Sem contar que uma barriga negativa nem sempre é sinônimo de bem estar, vida saudável ou de satisfação com o corpo.

Acho muito importante bater na tecla do comer melhor, se exercitar mais e, se for o caso, optar por métodos alternativos para viver de forma saudável.
Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário