OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 31 de março de 2015

4 boas razões para evitar alimentos light


razões-de-evitar-alimentos-light
Somos constantemente bombardeados com a ideia de que estar magro é quase uma qualidade do caráter de uma pessoa, associamos a magreza com saúde, qualidade de vida, beleza e felicidade. Atrelados a essas ideias, vêm alguns conceitos de alimentação saudável e muitas vezes o light está bem incrustrado no meio deles.
Mas, será que os alimentos light são realmente saudáveis? Vamos ver 4 boas razões para evitar alimentos light, que são defendidas por muitos. Vem comigo!

Conceito de light

Para um alimento ser considerado light ele deve ter redução de no mínimo 25% de pelo menos 1 ingrediente, que pode ser açúcar, gordura, sal ou outros, em relação ao produto convencional. Os produtos light não são necessariamente de baixa caloria e muito menos saudáveis e inofensivos como muitas vezes tendemos a acreditar.
Ao diminuir ou excluir um ingrediente, muitas vezes se compensa em outro, para garantir um sabor atrativo. Normalmente quando se diminui açúcar, aumenta-se gordura e/ou sódio. É preciso sair da hipnose e condicionamento da palavra light e ficar atenta ao rótulo de composição desses alimentos.
Pensando em alguns alimentos que vem escrito em negrito 0% açúcar, 0% gordura e zero calorias, fica a dúvida: afinal, do que eles são feitos? De produtos químicos? Pois é… Vamos às 4 boas razões para evitar alimentos light ou dar o tratamento que eles merecem!

Boas razões para evitar alimentos light

1ª – Boa parte desses alimentos são altamente processados e cheios de aditivos químicos. E definitivamente, aditivos químicos não são saudáveis. O aspartame, muito utilizado nos produtos em substituição ao açúcar, é amplamente relacionado a vários problemas de saúde como enxaqueca, aumento de peso e pressão arterial, fadiga crônica, problemas de visão, entre outros, e ele é só um dos exemplos.
2ª – Alterações no metabolismo – O consumo constante de produtos light traria efeitos múltiplos sobre o metabolismo, deixando-o mais lento e propenso a armazenar gordura.
3ª – Altera a percepção de saciedade e fome – O consumo excessivo de produtos light não só altera a percepção de saciedade e fome, como tem um efeito psicológico “já que é light, posso comer um pouco mais”; não é à toa que duas pesquisadoras americanas, Júlia Wolfson e Sara Bleich, demonstraram em seus estudos uma estreita relação entre consumo de produtos light e obesidade nos EUA.
4ª – Desperdício de dinheiro por produtos nem tão saudáveis assim, os preços dos produtos light podem ultrapassar até 100% em relação aos tradicionais por uma redução de 25%, será que realmente vale a pena?

Alimentação saudável

Nessa linha de raciocínio, se você quer investir em uma alimentação verdadeiramente saudável, prefira alimentos frescos, integrais, pouco processados e com baixos índices de aditivos químicos, o segredo é manter uma dieta equilibrada com uma quantidade adequada de consumo.
Em casos de doenças e restrições alimentares, é necessário avaliar qual é o mal menor em relação aos produtos light, diet e similares e, nestes casos, um nutricionista pode ser de grande ajuda!
maiara-fidalgo-perfil
Maiara Fidalgo é nutricionista e especialista em Nutrição nas doenças crônicas não transmissíveis e nutrição comportamental. Para falar com ela, clique aqui!
http://lar-natural.com.br/4-boas-razoes-para-evitar-alimentos-light/

Nenhum comentário:

Postar um comentário