OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dez passos para uma alimentação saudável !!! "Ministério da Saúde"

O Ministério da Saúde indica dez passos para uma alimentação saudável. 
A partir deles é possível montar um cardápio

1 Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2 Inclua diariamente nas refeições seis porções do grupo do cereais e tubérculos (uma porção equivale a quatro colheres de sopa de arroz, uma batata cozida ou cinco biscoitos salgados). Dê preferência aos grãos integrais.

3 Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. Uma porção de vegetais equivale a quatro fatias de tomate ou 15 folhas de alface. Para as frutas, uma porção é uma fatia média de abacaxi ou 20 unidades de uva. 

4 Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana. O prato é uma combinação completa de proteínas.

5 Consuma diariamente três porções de leite e derivados (um copo de leite desnatado ou uma fatia média de queijo tipo frescal) e uma unidade média de bife de carne bovina, peixe, frango ou ovo. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação.

6 Por dia, consuma no máximo meia colher (sopa) de óleos vegetais, manteiga ou margarina ou uma colher (sopa) de azeite de oliva. Escolha os produtos com pouca ou nenhuma gordura trans.

7 Evite refrigerantes e sucos industrializados, biscoitos recheados e doces em geral.

8 Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados (embutidos, conservas de vegetais e sopas prontas) porque eles têm muito sódio.

9 Beba pelo menos dois litros de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10 Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Fontes: Regiani Pitol, nutricionista clínica do Hospital Pilar; Bianca Araújo de Oliveira, nutricionista personal diet da Nutrisaúde Consultoria em Educação Alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário