OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 29 de julho de 2011

As 10 frutas mais saudaveis do mundo

Frutas saudáveisNos últimos tempos tem-se falado muito sobre alimentação saudável. É sabido há milhares de anos que os alimentos como frutas e verduras conseguem suprir nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais, proporcionando uma vida saudável e a prevenção de inúmeras doenças como câncer, diabetes, doenças cardíacas e degenerativas.
As frutas estão entre os alimentos mais nutritivos, pois conseguem proporcionar tudo o que o organismo necessita sem causar efeitos colaterias como ganho de peso. Todos sabem que para perder peso e manter a saúde do corpo as frutas devem sempre estar presente na dieta. Mas quais são as frutas mais saudáveis? Todas elas são saudáveis comparadas com produtos industrializados, porém algumas possuem mais substâncias benéficas para o nosso corpo do que outras. Veja aqui uma lista das frutas mais saudáveis do mundo!

Damasco

O Damasco possui muito betacaroteno, que sendo transformado em vitamina A pelo nosso organismo,  ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os de pele. O damasco seco é um antioxidante que ajuda a prevenir problemas de intestino. Também possui quantidades significativas de boro, potássio e ferro.

Abacate

O abacate possui ácido oléico, uma gordura insaturada que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Porém deve ser consumido com moderação por ter alta quantidade de calorias. Também possui vitamina C, ferro e cálcio.

Framboesa

A Framboesa possui grande quantidade de vitamina C e fibras, que ajudam baixar os níveis de colesterol e doenças cardíacas. Também possui vitamina A, B1 e B5.

Tomate

Para quem não sabe, tomate é uma fruta, por mais que a gente o coma como salada. Ele é rico em licopeno, uma substância funcional que ajuda a prevenir câncer de próstata, de bexiga, estômago e cólon, por se tratar de um potente antioxidante. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim. Além disso também é rico em vitaminas A e B, fósforo, cálcio e potássio.

Uva

As uvas são ótimas fontes de energia, pois possuem em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B. Ela ajuda melhorando o funcionamento dos rins, é eficaz contra enfermidades do intestino, abdome, fígado e também estimula as funções cardíacas.
Mesmo quando consumidas em formas de passas, são também uma ótima fonte de ferro que auxilia no transporte de oxigênio no sangue, além de ser eficaz contra tosses crônicas e desinterias.

Figo

Os figos são uma fonte de potássio, fibras e também vitamina B6, que ajuda na produção de serotonina, reduz o colesterol e diminui a retenção de líquidos. Ainda é energético, pois possui também cálcio, cobre, potássio, magnésio e sódio na sua composição.

Limão

Os limões possuem boa quantidade de vitamina C, bioflavonóides e ácido cítrico, e por isso é uma ótimo remédio para a cura do escorbuto, além de ser eficaz contra estresse, fadiga, dor de cabeça, alergias e até alguns tipos de câncer.

Maçã

As maçãs possuem altas quantidades de vitamina C, E e do complexo B além de fibras e potássio. Elas atuam fazendo uma proteção na mucosa digestiva, também regulam o sistema nervoso, previnem problemas de pele e fadiga mental. Não bastando tudo isso a maçã também ajuda no tratamento de reumatismo, gota e artrite e ainda a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Manga

As mangas tem altas taxas de betacaroteno, carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, ferro e vitamina C. É excelente para combater a acidez estomacal, é expectorante, ajuda na purificação do sangue e é diurética.

Melão

Os melões possuem alto teor de betacaroteno, vitamina C e do complexo B. Ainda tem fibras, fósforo, cálcio, enxofre, cobre, ferro e potássio, por causa desse último elemento ele é indicado para cardíacos que precisam tomar remédios diuréticos, para quem está com hepatite, cálculos e cirrose hepática. É benéfico no tratamento de reumatismo, prisão de ventre, é calmante, fortificante e anticoagulante. Nas mulheres ele ajuda na normalização da menstruação e melhora a circulação.
Essa é apenas uma pequena relação dos benefícios que o consumo regular de algumas frutas trazem para nosso organismo. Vale lembrar que uma alimentação saudável em conjunto com a prática de exercícios físicos proporcionam uma melhor qualidade de vida e maior longevidade com o corpo e mente em ótimas condições e livre de doenças.
http://www.alimentacao-saudavel.com/as-10-frutas-mais-saudaveis-do-mundo/

Os tipos de alimentos e suas funções

Alimentos saudáveisDiariamente nosso corpo necessita de quantidades de todos os tipos de alimentos. Cada tipo tem sua função específica no funcionamento saudável (ou não) do organismo. Veja a seguir as características de cada um dos tipos.

Grãos inteiros

Ricos em carboidratos, eles são a fonte de energia para o corpo. As melhores fontes desses nutrientes são os grãos inteiros de cereais como a aveia, trigo e arroz integral. O ideal é não consumir os grãos refinados, como a farinha branca, pois o corpo os digere muito rápido, fazendo com que o açúcar do sangue e os níveis de insulina subam rapidamente, o excesso pode causar diabetes tipo 2. Por isso é preferível os grãos não processados ou integrais. Há estudos também comprovando que o consumo desses grãos ajudam a prevenir doenças do coração.

Frutas e Vegetais

Esses dois grupos de alimentos trazem diversos benefícios à saúde: diminuem o risco de ataques cardíacos, ou AVC (acidente vascular cerebral), protegem contra alguns tipos de câncer, pressão alta, catarata, degeneração macular, que são as principais causas de perda da visão em pessoas com mais de 65 anos.

Nozes, sementes, feijões e Tofu

Estes alimentos vegetais são excelentes fontes de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. As nozes contêm gorduras saudáveis que fazem bem ao coração.

Gorduras

Nosso corpo precisa também de gorduras para sobreviver. Mas essas gorduras são as boas gorduras, ou seja, gorduras insaturadas, encontradas nos óleos de oliva, canola, soja, milho, girassol, amendoim e outros óleos vegetais, nozes, sementes, abacate e peixes gordos como o salmão. Elas não só ajudam a baixar os níveis de colesterol (quando são ingeridas no lugar de carboidratos processados), mas também protegem o coração contra doenças.

Peixes, aves e ovos

São importantes fontes de proteínas. Uma vez que os peixes são ricos em ômega-3 e gorduras saudáveis, são ótimos para evitar doenças cardíacas. Aves possuem baixa quantidade de gordura saturada. Quanto aos ovos, a clara é mais saudável e são ótimas fontes de proteínas.

Laticínios

São ótimas fontes de cálcio e vitamina D,  necessários para a formação dos ossos. O ideal é escolher alimentos light, com pouca gordura, pois os integrais, como o leite integral, possui muita gordura saturada.

Evite carne vermelha e manteiga

Comer muita carne vermelha pode aumentar o risco de câncer de cólon, e a manteiga também contém muita gordura saturada, por isso é importante não comer esses alimentos todos os dias, e sim trocá-los por peixe, frango ou feijão, pelo menos três vezes por semana.

Evite grãos refinados, pão branco, arroz e massas, batata, doces e bebidas açucaradas e sal

O consumo inadequado desses alimentos pode causar aumento de peso, diabetes, doenças cardíacas e outras doenças crônicas. O uso exagerado do sal pode causar derrames e ataques cardíacos.
Ingerindo os alimentos certos e as quantidades certas, e evitando os que fazem mal, podemos conviver bem com nosso corpo na mais perfeita saúde e bem estar.
Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário