Dieta cetogênica por sonda: nova moda?!
Ela consiste na colocação de uma sonda nasogástrica que vai administrar uma dieta cetogênica por 10 dias. Ou seja: durante dez dias, a pessoa vai se alimentar exclusivamente por um tubo plástico que vai do nariz até o estômago (Ok, ela poderá também tomar água, café e chás, tudo sem açúcar ou adoçante), e a dieta que será ofertada é rica em proteínas e pobre em carboidratos, induzindo em nosso corpo uma condição chamada de cetoacidose metabólica. Sem carboidratos, a pessoa passa a produzir substâncias chamadas corpos cetônicos, que deixam nosso sangue mais ácido (acidose metabólica) e causam danos a diversos órgãos de nosso corpo.
Como se não bastasse o fato absurdo de algumas pessoas toparem se submeter a uma situação que só é vivida por pessoas muito doentes e (normalmente) hospitalizados, os profissionais que defendem essa dieta colocam que são necessários vários ciclos de dez dias com a sonda!! Isso é chocante... Um completo descaso com o papel social e psicológico da alimentação, além do fato dessa dieta ser nutricionalmente inadequada, excluindo vários nutrientes vitais como as fibras e os carboidratos... Além disso, ela promove uma perda de peso bastante expressiva em curto prazo, fazendo inevitavelmente com que os pacientes reganhem todo o peso depois, senão mais...
Para fechar coloco o depoimento de um médico inglês que está trabalhando com esta dieta: "A bomba (aparelho responsável por administrar a dieta no tubo) é muito leve e silenciosa...Os pacientes me dizem que as pessoas os ajudam a carregar a bolsa com a bomba - elas pensam que eles têm câncer e que estão sob tratamento médico". Sem mais".
Arrepio do dia: dieta enteral cetogênica
Explico: a nova moda no Reino Unido, que tem se espalhado rapidamente para outros países e que inclusive é defendida por alguns profissionais de saúde, é a chamada "dieta KEN" ("dieta enteral cetogênica"). Ela consiste na colocação de uma sonda nasogástrica que vai administrar uma dieta cetogênica por dez dias.
Ou seja: durante dez dias, a pessoa vai se alimentar exclusivamente por um tubo plástico que vai do nariz até o estômago (OK, ela poderá também tomar água, café e chás, tudo sem açúcar ou adoçante), e a dieta que será ofertada é rica em proteínas e pobre em carboidratos, induzindo em nosso corpo uma condição chamada cetoacidose metabólica. Sem carboidratos, a pessoa passa a produzir substâncias chamadas corpos cetônicos, que deixam nosso sangue mais ácido (acidose metabólica) e causam danos a diversos órgãos de nosso corpo.
Como se não bastasse o fato absurdo de algumas pessoas toparem se submeter a uma situação que só é vivida por pessoas muito doentes e (normalmente) hospitalizadas, os profissionais que defendem essa dieta colocam que são necessários vários ciclos de dez dias com a sonda!!!
Isso é chocante... Um completo descaso com o papel social e psicológico da alimentação, além do fato dessa dieta ser nutricionalmente inadequada, excluindo vários nutrientes vitais como as fibras e os carboidratos... Além disso, ela promove uma perda de peso bastante expressiva em curto prazo, fazendo inevitalvelmente com que os pacientes reganhem todo o peso depois, senão mais...
Para fechar, coloco o depoimento de um médico inglês que está trabalhando com esta dieta: "A bomba (aparelho responsável por administrar a dieta no tubo) é muito leve e silenciosa... Os pacientes me dizem que as pessoas os ajudam a carregar a bolsa com a bomba - elas pensam que eles têm câncer e que estão sob tratamento médico".
Sem mais.
Quem sou eu
- Ana Carolina Pereira Costa
- Sou nutricionista clínica e atuo na equipe de Nutrição do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas de São Paulo (AMBULIM – IPq – HCFMUSP). Sou colaboradora do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares (GENTA) e associada da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO). Sou educadora em diabetes (certificada pela ADJ/Diabetes Brasil, Sociedade Brasileira de Diabetes e Federação Internacional de Diabetes) e autora do blog “O Corpo é Meu!”.
- http://ocorpoemeu.blogspot.com.br/2012/03/arrepio-do-dia-dieta-enteral-cetogenica.html
Poxa Carolina... Eu tentei várias dietas. Eu sei que tenho transtornos alimentares e psicologicos recorrentes. Mas tem uma hora, uma horinha bem particular que dói muito lá dentro do nosso coração. Já tomei remédios e fiz dietas. Conheço tudo sobre alimentação saudável. Grãos integrais, processos de mastigação e até mesmo de digestão. Mas vou te falar. Faz muito tempo que não compro uma calça jeans. Por que eu não quero pegar o numero 44 e ter que voltar por que está apertado. Sabe, eu vestia 38, pesava 58 quilos. Estava bem, mas tudo foi ficando complicado, a vida, os problemas e nunca mais consegui comprar uma roupa que eu realmente gostasse. Tudo o que eu ganho de presente é sempre muito largo, pois, as pessoas sempre acham que eu sou mais gorda do que o normal.Eu colcaria esta sonda para daqui a dez dias, me sentir um pouco feliz, eu iria pesar 70 quilos. Para mim, faz diferença. Eu não sei quem pode por esta sonda e se o meu convenio notre dame, cobre. Na verdade, eu nem sei direito todods os procedimentos, nem me assusta. Talves hoje, eu seja uma pessoa mais consiente de tudo isso. Como frutas, verduras, tomo muita água, integrais e não emagreço. Na realida, vc poderia ver uma mudança até psicologica da pessoa que perde peso desta forma, o "bac" é muito rápido. "as vezes, uns "minutos" de felicidade, podem trazer consequencias nada agradáveis, porém, eu queria estes minutos. anawpaula@ig.com.br
ResponderExcluirCara Ana Paula, obrigada pelo seu lindo post, saiba que precisamos nos auto conhecermos cuidarmos de nós mesmos... e esta respostaé só dentro da gente que vamos nos encontrar... abraço,
ResponderExcluirengraçado que existe um metodo muito mais agressivo que é a redução de estomago , engraçado que depois dessa dieta ficamos 1 mes sem comer , só com dietas liquidas 50 ml é o que necessitamos depois desse 1 mes pastosa , facil é falar quando a pessoa é magra , o bom é sentir na pele oque nós obesas passamos , outra, esse negocio de transtorno alimentar são meninas mimadas que são magras e não sabe que é obesidade , logico que é espanto pra todo mundo em falar de uma dieta assim . lipo pode , redução de estomogo pode , corte de barriga pode , agora dieta assim não pode , uuuuuuuu ... medico me pediu pra fazer uma dieta liquida antes da cirurgia de estomago porque será que essa dieta com recomendação medica pode ? uiiiii , fiz a dieta e emagreci o que não era pra emagrecer , agora não posso fazer , porque sai da zona de risco , e ai fiz uma dieta liquida e ainda recomendada por medico , oque não pode , acaba podendo por vcs mesmo , vcs decidi , se pode ou não pode .
ResponderExcluir