OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 21 de setembro de 2014

De biquíni e maiô, gordinhas famosas fazem manifesto contra o preconceito

Cacau Protásio, Simone Gutierrez, Mariana Xavier e Fabiana Karla aparecem se divertindo em praia: 'Livre-se da canga e curta o verão'.

Carol Marquesdo EGO, no Rio
Cacau Protásio, Mariana Xavier, Fabiana Karla e Simone Gutierrez (Foto: Janderson Pires / Divulgação)Cacau Protásio, Mariana Xavier, Fabiana Karla e Simone Gutierrez decidiram fazer o manifesto após lerem uma publicação que ensinava mulheres gordas a irem à praia: "Não tenha o corpo do verão. Tenha um corpo e aproveite o verão", ensina Mariana, a segunda da esquerda para a direita (Foto: Janderson Pires / Divulgação)
Lindas e fora dos padrões. E daí? Cacau Protásio, Simone Gutierrez, Mariana Xavier e Fabiana Karla posaram juntas e de roupa de banho - ou seja, usando biquíni e maiô - na última sexta-feira, 31, na Prainha, na Zona Oeste do Rio, para um manifesto bem-humorado e consciente contra o preconceito às f
Orgulhoso, o quarteto postou - cada uma em seu próprio Instagram - a mesma foto em que aparecem felizes, se divertindo e jogando suas cangas para o alto, na manhã desta segunda-feira, 3. "Queremos dizer para as mulheres comuns que não é preciso ter um corpo de verão. É preciso ter um corpo e aproveitar o verão sem neurose", conta Mariana Xavier, atriz de "Minha mãe é uma peça" e "Além do horizonte".
Cacau Protásio, Simone Gutierrez, Mariana Xavier e Fabiana Karla (Foto: Instagram/Reprodução)O quarteto ganhou apoio nas redes sociais
(Foto: Instagram/Reprodução)
O que motivou a reunião das "gordelícias", como se refere a si e às amigas Fabiana Karla, foi uma publicação na qual ensinavam a mulher que se deu mal na dieta a ir à praia: "Até se cercar de crianças para fazer um buraco na areia e depois entar nele mandavam. Ou andar com roupas largas e estampadas. Tinha até um tópico que dizia a mulher acima do peso não ir à praia. Ficamos chocadas com isso e decidimos nos manifestar. Saúde sempre, mas vivam a vida sem essa cobrança. A sociedade está criando uma geração de bulímicos neuróticos", dispara Mariana.
Cacau Protásio, que no momento faz reeducação alimentar e já eliminou treze quilos, diz que jamais sofreu o preconceito na carne. "Se sofri, nem percebi. Acho que evoluímos muito. Estamos trabalhando na televisão, mesmo não estando dentro dos padrões que o mundo insiste em ter. Acho que representamos uma grande parte de mulheres que precisam estar bem com sua autoestima. Eu sempre tive a minha lá no alto", explica ela, que hoje aprendeu a comer melhor: "Não quero ficar linda e gostosérrima. Estou fazendo reeducação porque preciso estar saudável e a gordura não é saúde. É difícil? Muito. Tem hora que quero comer um doce. Mas aprendi a controlar a comida e não ela a me controlar", desabafa.
Fabiana Karla, Cacau Protásio, Simone Gutierrez e Mariana Xavier (Foto: Janderson Pires / Divulgação)"Não sejamos hipócritas. As gordinhas não são vistas
como belas", diz Simone Gutierrez, a terceira na
foto, da esquerda para a direita
(Foto: Janderson Pires / Divulgação)
Sem photoshop e produção
A ideia de Cacau, Mariana, Simone e Fabiana Karla era uma reunião de amigas na praia, sem que houvesse uma grande produção por trás. Chamaram o fotógrafo Janderson Pires para registrar o momento. "Pedimos a ele que não houvesse retoque, e pelo que vi não houve mesmo. Todas as minhas gordurinhas estão ali (risos). Lógico que a gente dá um truque, coloca o braço pra cima, como qualquer mulher, gorda ou magra, faria", justifica Mariana, que às vezes usa maiô na praia: "Mas achei importante levar meu biquíni e mostrar como sou de verdade".
Simone Gutierrez, que sempre foi gordinha, mas teve que ganhar alguns quilinhos para viver a vedete Serena em "Joia rara", acredita que a fot das quatro pode, inclusive, inventivar outras mulheres a fazerem o mesmo. "Adoraria que isso acontecesse. Em 2014 temos um preconvceito tão grande ainda contra as diferenças é de um retrocesso sem limites. Ninguém vê um gordo em opropaganda de xampu, em editorial de produtos de beleza. Está mudando? Sim, mas não sejamos hipócritas, as gordinhas não são vistas como belas", avalia ela, que só não posou de biquíni para a foto, por falta de tempo: "Não tive como comprar um a tempo. Mas adoraria ter posado de biquíni. Como fiz anos de dança, o maiô acaba sendo minha peça favorita para ir à praia por questão de conforto".
Cacau Protásio, Simone Gutierrez, Mariana Xavier e Fabiana Karla (Foto: Instagram / Reprodução)As atrizes não quiseram retoques nas fotos
(Foto: Instagram / Reprodução)
Fabiana Karla, que também postou a foto, criou até hashtags para o clique: "Não é a gente que tem que ser gostosa pro verão, é o verão que tem que ser gostoso pra gente! Saúde sim, neurose não. Tendência da estação é o amor próprio! Cangas ao alto! Manifesto pelo respeito às diferenças @barbiefat @cacauprotasio @marixareal @simonegutierrez #osolnasceupratodas #fatproud #movimentoplussize #tireseubiquinidagaveta #enterreopreconceito #glamouréserfeliz #veraosemvergonha #gordelícias #mulheresreais #revelesuabeleza", escreveu.
Fabiana Karla, Simone Gutierrez, Cacau Protásio e Mariana Xavier (Foto: Janderson Pires / Divulgação)Quarteto de sereias: atrizes e "gordelícias" querem que outras mulheres tenham a liberdade e reencontrem sua autoestima curtindo o verão (Foto: Janderson Pires / Divulgação)
Cacau Protásio, Simone Gutierrez, Mariana Xavier e Fabiana Karla (Foto: Janderson Pires / Divulgação)Cacau Protásio, Simone Gutierrez, Mariana Xavier e Fabiana Karla fizeram as fotos na Prainha, Zona Oeste do Rio (Foto: Janderson Pires / Divulgação)
Mariana Xavier, Simone Gutierrez, Cacau Protásio e Fabiana Karla (Foto: Janderson Pires / Divulgação)Mariana Xavier, Simone Gutierrez, Cacau Protásio e Fabiana Karla posam com roupa de banho para dizere não ao preconceito (Foto: Janderson Pires / Divulgação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário