OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
|
|
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano
terça-feira, 31 de março de 2015
Mulheres - Paulo Coelho
Fotos
Uma série do fotógrafo Erik Ravelo chamada - os intocáveis.
Muito chocante.
4 boas razões para evitar alimentos light
Alimentos que aumentam a fertilidade
Dieta da fertilidade – o estudo
Alimentos que aumentam a fertilidade
- Alimentos com baixo índice glicêmico – esses alimentos deixam as taxas de insulina e globulina mais estáveis e isso contribui para o equilíbrio dos hormônios sexuais e, consequentemente, para uma boa ovulação. Prefira alimentos integrais, e faça combinações de carboidratos com porções de proteína e gordura boa, isso evita os picos glicêmico e atende nosso objetivo.
- Alguns alimentos com baixo índice glicêmico são arroz integral, quinoa, aveia, batata-doce, inhame, grão de bico, atum, mandioquinha, milho, etc.
- Proteínas – equilibrar o consumo de proteína animal e vegetal também é importante nessa hora, dando preferência por carnes magras e investindo, principalmente, em boas fontes de proteína vegetal como quinoa, grão de bico, feijões, cogumelos, etc.
- Gorduras saudáveis – Fique longe das gorduras trans, já as gorduras saudáveis são importantíssimas para o bom funcionamento da saúde hormonal. Invista em alimentos ricos em gorduras saturadas, como o ômega 3 da semente de linhaça, chia, peixes de água fria, nozes, etc.
Alimentação e equilíbrio hormonal
Alimentos que devem ser evitados
Benefícios da goiaba
O que que a goiaba tem
Benefícios da goiaba para a nossa saúde
Consumo
Restrições
5 opções de jantar saudável
5 opções de jantar saudável
Omelete de legumes e salada
Espaguete integral ao pesto com salada e balsâmico
Filé de peixe grelhado com legumes cozidos
1 filé de peixe grelhado, temperado com limão e sal, e legumes no vapor (cenoura, vagem, abobrinha, brócolis e tiras de pimentão). Tempere com vinagre, ervas e um fio de azeite e sal.
Cuscuz marroquino de frango e legumes grelhados
Sopa creme de mandioquinha com inhame
http://lar-natural.com.br/5-opcoes-de-jantar-saudavel/
Overnights Oats – lanchinhos rápidos de frutas
Overnights Oats – lanchinhos rápidos de frutas
- ¼ de xícara de flocos de aveia (ou flocos de centeio - quinoa - milho - granola - enfim.. o que preferirem)
- ¼ de xícara de flocos de aveia (ou flocos de centeio -quinoa - milho - granola)
- 1/3 de xícara de leite (você pode usar o leite que preferir integral
- desnatado de soja ou de arroz)
- ¼ de xícara de iogurte grego ou iogurte natural
- 2 colheres de chá de sementes de chia
- ¼ colher de chá de essência de baunilha (opcional)
- 1 colher de sopa de mel
- 1/3 de xícara de morango e banana em fatias
Modo de preparo
domingo, 29 de março de 2015
6 chatices que cometemos quando buscamos uma vida saudável
Por estarmos inseguros com tantas mudanças, querendo apoio de todos a nossa volta, é neste momento, também, que tendemos a passar do ponto, exagerando tanto no novo estilo de vida a ponto de nos tornarmos chatos.
O News Distractify selecionou 6 delas:
1. Ficamos pretensiosos, falando sobre "comer direito", dizendo o que pode e o que não pode ser ingerido, quando, na verdade, devíamos ser a última pessoa a julgar outrem que come errado.
Uma coisa é incentivar pessoas próximas a comer mais frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, juntamente com você. Outra é virar um ditador da comida. Você pode postar fotos do que está fazendo, falar sobre o quanto você gosta de saladas ou o que quer que seja, mas, endemoniar alimentos já é passar dos limites.
Nessa hora é importante ter bom senso e moderação: achar que você é tão "super saudável" a ponto de ter o direito de julgar "os pobres coitados que não sabem se alimentar tão bem quanto você" é demais.
2. Postar fotos do "antes" e "depois" ... Antes mesmo que haja uma diferença.
Não há nenhuma razão ou necessidade para postar uma foto de si mesmo, a cada duas semanas, para mostrar o #progresso da sua dieta, especialmente se não há nenhuma alteração visível ainda.
E se você estiver fazendo uma mudança de estilo de vida unicamente para obter resultados visuais imediatos, isso provavelmente não vai dar certo, então é melhor nem começar a expor sua nova fase.
3. Compartilhar conteúdos chatos, recheados de hashtags chatas, com frases e fotos mais chatas ainda
Passamos a publicar toneladas de conteúdos sobre "comer bem e treinar pesado", ou "destruir o que destrói você", ou "se mova mais." O que é bom, mas ninguém precisa compartilhar autoajuda cinco vezes por dia, especialmente quando 40 por cento deles trazem mensagens ambíguas e perigosas.
Seus amigos e pessoas próximas sabem que você está se esforçando, não é preciso ficar dizendo isso por meio de toneladas de fotos de pessoas que comem abacates em complicadas posições de yoga, decoradas por um monte de hashtags chatas.
4. Postar selfies no espelho com legendas de 1.000 palavras narrando como se sentem #abençoados com essa nova fase
Não sabemos se é por culpa da abobrinha, do chuchu, da falta de açúcar, ou qual fenômeno pode explicar, mas parece que ninguém é capaz de ficar saudável sem escrever uma Epopeia, junto com uma selfie, explicando suas mudanças de hábitos.
5. Criticar hábitos alheios e dar conselhos não solicitados sobre comida, exercício e vida em geral, nas redes sociais dos amigos.
Todos ficam felizes quando um amigo decide buscar mais saúde, seja virando vegano ou ingerindo comida crua pelos próximos seis meses. Mas no momento em que você decide criticar o Instagram do coleguinha que postou uma foto da pizza que comia enquanto assistia Netflix, comentando ~ sobre como fulano poderia estar tratando seu corpo melhor ~ temos um problema.
Quem come um lanche gorduroso ou uma pizza sabe exatamente o que está comendo e NÃO, não quer uma versão light de sua fast food.
6. Julgar o corpo alheio a ponto de se tornar superficial
Não existe nada mais triste de alguém que consegue, depois de muito esforço, um corpo mais bonito e saudável, ficar julgando o corpo de outra pessoa. Por alguma razão não identificada, é muito comum que, logo após o "senso de realização pacífica", venha um discurso sobre "como as pessoas gordas e preguiçosas são". Ser desagradável com relação os corpos de outras pessoas não ajuda ninguém.
quinta-feira, 26 de março de 2015
Bem magro, André Marques destaca: 'Obesidade não tem cura'.
sábado, março 29, 2014
Dietas para emagrecer
Observando o que acontecia, minha primeira conclusão foi que todo o mundo fazia uma dieta burra, parecida com a do Dr. Atkins: carne, verdura, duas colheres de arroz, uma de feijão, salada e quatro frutas por dia. Consequentemente, ninguém aguentava segui-la por muito tempo. Foi, então, que me surgiu a ideia de que uma dieta só funciona se o indivíduo puder comer de tudo. Comecei, então, a catalogar os alimentos atribuindo a cada um deles uma unidade chamada pontos. Não se trata de nenhuma novidade, porque quem inventou os pontos foi Deus quando criou as calorias. Cada ponto vale 3,6 calorias. Atualmente, no meu site www.emagrecendo.com.br existem mais de 4.000 itens relacionados.
Não adianta nada a pessoa conhecer a tabela de pontos se não houver certa interação com uma nova filosofia que pressupõe conhecimento do processo e determinação.
domingo, 22 de março de 2015
Chance de ter câncer é 40% maior em mulheres obesas
As novas estatísticas indicam, ainda, que as mulheres obesas têm uma chance em quatro de desenvolver tumores ligados ao sobrepeso. Em um grupo de mil obesas, 274 foram diagnosticadas alguma vez na vida com um câncer ligado ao sobrepeso. Em um grupo com peso considerado saudável, 194 desenvolveram algum câncer.
De acordo com os autores do estudo, os resultados não deixam dúvidas sobre a relação entre câncer e obesidade em mulheres. Eles advertem, no entanto, que as estatísticas valem para o Reino Unido - onde foi conduzida a pesquisa - e não podem ser extrapoladas para outros países. No Reino Unido, um quarto das mulheres é obesa. Anualmente, no País, 18 mil mulheres desenvolvem tumores como resultado do sobrepeso, segundo o estudo.
No Brasil, de acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Saúde em 2014, 47,4% das mulheres estão acima do peso considerado saudável. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), uma parte importante dos casos de câncer poderia ser evitada no Brasil com o controle da obesidade, que é responsável por 14% dos casos de câncer de mama.
Estrogênio
Uma das autoras do estudo britânico, a médica Julie Sharp, afirmou que há diferentes maneiras pelas quais a obesidade pode aumentar o risco de câncer - e há possibilidade de que a doença esteja ligada à produção de hormônios pelas células de gordura, em especial o estrogênio. Acredita-se que esse hormônio funcione como "combustível" para o desenvolvimento dos tumores.
"As células de gordura são ativas e aumentam os níveis de certos hormônios e compostos químicos - especialmente os hormônios sexuais - que circulam no nosso corpo. Isso pode levar ao desenvolvimento de tumores como o câncer de mama", disse Sharp.
Segundo a cientista, a parte do corpo onde se tem o excesso de peso é também um fator relevante. "A gordura em torno do estômago parece aumentar os riscos de câncer mais que o peso nos quadris, por exemplo. Isso pode estar ligado à proximidade das células de gordura ativas em relação a órgãos como os rins e intestinos", afirmou.
https://br.noticias.yahoo.com/chance-ter-c%C3%A2ncer-%C3%A9-40-maior-mulheres-obesas-123100895.html
sexta-feira, 20 de março de 2015
Arroz sem carboidrato
Falso arroz de couve-flor
Falso arroz de couve-flor
Ingredientes
½ xícara (chá) de cebola ralada
1 dente de alho amassado
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de salsinha picada
Modo de preparo
Usando um ralador de queijo, rale a couve-flor no ralo grosso.
Ou coloque num processador e bata usando a função pulsar até obter uma textura similar à do arroz.
Numa frigideira, refogue a cebola e o alho até que a cebola esteja transparente.
Acrescente a couve-flor e deixe refogar por cerca de 5 minutos.
Tempere com sal e pimenta.
Polvilhe com salsinha e sirva em seguida no lugar do tradicional arroz branco.
quinta-feira, 19 de março de 2015
forma de cupcakes
Cardápio para células famintas
Nome: Cristiana Libânio VilhenaColuna: Filosofando no Domingo
- Pedagoga. Educadora em Moralidade Infantil Construtivista
- E-mail: cristiana@sitioescola.com.br
|
Artigo publicado no dia 16 de fevereiro |
Cardápio para células famintas
Nossas células se alimentam incessantemente. A fome (do latim faminem) é a sensação fisiológica, pela qual o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida.
Cada célula do nosso organismo possui um sistema de sobrevivência
individual e coletivo, que busca alimentos materiais: proteínas,
glicose, oxigênio, etc. e alimentos sutis: magnetismo, ondas,
vibrações, etc.
O comportamento das células é interessante: quando nos
alimentamos mal, com alimentos materiais gordurosos, açucarados,
processados, cheios de química, nossas células “entendem” que precisam
comer mais e mais, porque mesmo abastecidas e gordas, não se sentem
nutridas. Então, enviam uma mensagem ao cérebro, para ingerir mais
alimento, pois sentem fome (de nutrientes). Assim, o indivíduo come,
come ansiosamente, para saciar suas células famintas. Resultado?
Obesidade, culpa, ansiedade, insatisfação, indigestão, gula,
diabetes...
Mais interessante ainda, é o comportamento das células, em
relação aos alimentos sutis: quando nos alimentamos com pensamentos e
sentimentos negativos, pessimismo, stress, etc. é esse tipo de energia
que preenche todas as nossas células e elas “entendem” que, para não
morrerem sem energia, precisam dessa “comida negativa”. Então, buscam
mais e mais destes alimentos para sobreviverem. Assim, o sistema
celular age, inconscientemente, para saciar sua fome energética.
Como? Atraindo magneticamente aquilo que conhece como alimento. Ou
seja: energias negativas, pessimismo, situações de conflito, problemas,
baixas vibrações, desgraça, discussões... Resultado? Infelicidade,
doenças...
Em sua origem, o mecanismo de sobrevivência do nosso sistema
celular é digno e perfeito. Contudo, muitos humanos perverteram suas
células, que se tornaram doentes, obesas, insaciáveis e autodestrutivas,
pelo excesso de alimentos negativos, que lhes são oferecidos,
diariamente. Pobres coitadas! São vítimas e causadoras do sofrimento
dos homens sem consciência.
Mas, sempre é tempo de mudar, fazer uma nova dieta saudável,
pensar em um Cardápio do Bem, tanto com alimentos materiais, como
alimentos energéticos sutis. Dos alimentos físicos, tem-se maior
conhecimento e deve-se preferir os naturais, orgânicos, integrais,
evitando-se os de origem animal ou industrializados e associando força
de vontade, para bons hábitos alimentares. Já os alimentos sutis,
penetram nosso sistema celular discretamente e são invisíveis, porém,
perceptíveis. Uma dieta saudável consiste em inibir a produção e
acessibilidade do negativo em nós. Evitando-se noticiários
sensacionalistas, que preenchem nossas células de desgraça, que geram
mais fome de tristeza e sofrimento. Ao sentir raiva, por exemplo, não se
deve cultivar esse sentimento com irritação e maus pensamentos, ou
nossas células ficarão repletas de medo, ódio e mais fome dessa energia
perversa.
Para matar a fome real, dessas pequenas esfomeadas, é preciso
oferecer-lhes diariamente, pratos cheios de harmonia, compreensão e
paz. Elas também sentem sede de oração e otimismo. Sirva-as com boa
música, bons livros e alegria, constantemente. Se cada célula do nosso
corpo receber alimentos equilibrados e saudáveis, atrairá,
magneticamente, para a nossa “Mesa” convidados positivos, para
comemorarmos e brindarmos as felicidades da Vida. Perceberemos, também,
que a nossa Vida pode ser um verdadeiro Banquete de Alimentos do Bem.
E, se rechearmos esses alimentos com Amor, nossas células esfomeadas
serão células plenas, nutrindo nosso Ser e aproximando de nós “o pão
nosso de cada dia.”
“A fome não é um problema mundial...é uma falha humana.” (Gardenia Bitencourt)
Seria bom aproveitar a Quaresma, para fazer um jejum de
negativismo e pensar em um Cardápio saudável para as células famintas,
lembrando que o cozinheiro só pode ser você.
http://www.jornaldomingo.com.br/cristiana.php?artigo=578 |
terça-feira, 17 de março de 2015
Aposentado de 99 anos ensina suas 25 lições de vida
Em maio, o americano Andy Anderson completa 100 anos de uma vida intensa.
Foram tantas as experiências, que ele decidiu escrever para a bisneta Macy Williams, editora-assistente do PopSugar (site de cultura pop, entretenimento, moda e beleza), suas 25 lições de vida.
Ela publicou o material num post, em que conta que a vida do bisavô renderia um filme, e relata uma das histórias dele, a de seu casamento: Andy conheceu a mulher em um sábado, e o casamento foi no sábado seguinte. Viveram juntos por 67 anos, até a morte da companheira.
Mesmo sem ter cursado faculdade, ele se tornou gerente nacional do departamento de laticínios da rede de supermercados Safeway, quando ganhou o apelido de Mr. Cheese, que logo se tornou "Vovô Queijo" para a família.
“Eu me sinto muito bem envelhecendo. Posso ter 99 anos, mas ainda estou aprendendo e experimentando coisas novas todos os dias. Você nunca para de aprender. A idade não é apenas um número, é um crachá de todas as minhas experiências de vida”, afirmou Andy ao "Huffington Post".
“Vovô Queijo me ensinou muito sobre a vida. Eu não poderia pensar em pessoa melhor para dar ao mundo algumas de suas lições”, diz Macy. E completa: “Se você está se perguntando o que Vovô Queijo tem feito atualmente, ele está pilotando sua scooter em torno de Benicia, Califórnia, e ‘pensando no que vou fazer quando começar a ficar velho’, como diz”.
Eis o que ele aprendeu nesses 99 anos:
Por QSocial, com informações do PopSugar
- Sempre manter o senso de humor.
- Nunca ser bom demais para começar por baixo.
- Exercite-se todos os dias, mesmo quando você não estiver com vontade.
- Não gaste mais dinheiro do que você ganha.
- Beba suco de laranja todos os dias.
- Amor à primeira vista não é uma fábula.
- Ter um emprego ruim é melhor do que não ter nenhum trabalho.
- Coma em volta da parte mofada; não desperdice comida.
- A família é a coisa mais preciosa que você vai ter na vida.
- Coma linguiça todos os dias _ funcionou para mim.
- Sua vida é delicada, e se você não se cuidar, vai apodrecer. Foi o que os queijos me ensinaram.
- Nunca tenha medo de ser você mesmo.
- Todo mundo tem muitas roupas. Use o que tem e pare de comprar mais.
- Você deve ser capaz de perdoar, mesmo que seja difícil.
- Guarde o seu dinheiro agora e gaste depois.
- O amor nem sempre é fácil; às vezes dá trabalho.
- Encontre algo cômico em cada situação.
- Se você se deparar com um problema, não demore para achar a solução. Mas, se não tiver solução, você tem de esquecê-lo.
- Certifique-se de que você está fazendo o que você ama; não tenha medo de perseguir os seus sonhos.
- A educação é importante, mas não é necessária. A vida em si pode ser uma educação.
- Explore seu mundo e mantenha-se curioso.
- Tente não se levar tão a sério.
- Meu nome completo é William Bradford James Anderson, e as minhas iniciais sempre me lembram de me perguntar: “Por que ser só um qualquer?” (as mesmas iniciais da frase em inglês: "Why be just anybody?")
- Tenha bom senso. Pense sobre a resposta mais razoável para cada situação. Se você não tiver bom senso, você está perdido.
- A vida é um presente que você deve desembrulhar. Cabe a você determinar se o que está lá dentro lhe trará felicidade ou desânimo. Você tem o poder de decidir sozinho.
*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.
https://queminova.catracalivre.com.br/inspira/aposentado-de-99-anos-ensina-suas-25-licoes-de-vida/
segunda-feira, 16 de março de 2015
Mulher perde 40 kg após filha desenhá-la como uma 'bolha de gordura'
“Foi tão embaraçoso quando vi a imagem que Daisy tinha desenhado”, revelou ao The Daily Mail. Embora a ilustração não tenha sido o primeiro sinal para Caroline perceber que precisava perder peso, foi a ‘última tacada’.
Antes de mudar radicalmente a sua dieta alimentar, a dona de casa comia batatas fritas e sanduíches três vezes por dia. Exagerava no consumo de pizza e sempre pedia pizza para o jantar.
Depois de procurar a ajuda de um grupo de vigilantes de peso local, Caroline começou a perder peso rapidamente. “Tudo mudou desde que eu emagreci. Eu me sinto uma pessoa completamente diferente”, afirmou. “Sou mais saudável e tenho muito mais energia para correr e cuidar das crianças agora”, disse ela, que tem três filhos.
Leia matéria, em inglês, completa.
Todas as fotos: Reprodução/The Daily Mail