OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 14 de junho de 2015

Fim do segredo! McDonald’s finalmente revela como suas batatas fritas são feitas

O McDonald’s revelou finalmente como faz suas batatas fritas, e talvez você se surpreenda com o processo e ingredientes.
Nem tudo é uma boa notícia. Cerca de 14 produtos químicos são jogados na mistura, um dos quais é baseado em terc-butil-hidroquinona e um tipo de silicone chamado dimetilpolisiloxano.
Os segredos foram revelados após a permissão que um programa de TV teve para ter acesso a fábrica do estado de Idaho, nos Estados Unidos. Todo o processo foi filmado, em detalhes.
Russet Burbank, Ranger Russet, Umatilla Russet e Shepody são os principais tipos de batata usada nas fatiadoras. Em seguida, são branqueadas.
Os bastões de batata passam por “banhos de molhos”, formado por uma mistura de óleo de canola, óleo de soja, óleo de soja hidrogenado, flavorizante natural de carne, trigo hidrolisado, leite hidrolisado, ácido cítrico e dimetilpolisiloxano.
Durante o vídeo, o funcionário frisou que o dimetilpolisiloxano é absolutamente inofensivo e é usado por razões de segurança para não gerar espuma na gordura quando forem fritos nas lanchonetes.
A dextrose, açúcar natural, é então pulverizado sobre as batata para garantir que elas mantenham uma cor de “ouro”, evitando a cor acinzentada que é comum quando se adiciona sal ou outras substâncias.
As batatas são pré-fritas nas fábricas antes de serem congeladas e enviadas para as lojas. Nas lanchonetes, são fritas novamente antes de serem servidas aos clientes.
Terc-butil-hidroquinona é usada para promover efeito de conservante em alimentos.
As batatas do McDonald’s, após fritas nas lanchonetes, têm aproximadamente 510 calorias, 6 gramas de proteínas, 24 gramas de gordura, 67 gramas de carboidratos e 290 mg de sódio.
O jornal britânico Metro esclareceu que estes produtos químicos citados no vídeo são usados apenas nas lojas dos EUA e não no Reino Unido. O McDonald's fez questão de deixar claro que nenhum aditivo químico usado é prejudicial, sendo totalmente inofensivo e compatível com a saúde humana.
Um porta-voz do McDonald’s, disse: "Os únicos ingredientes usados no Reino Unido são óleo vegetal, dextrose e sal”.
Fonte: Metro Foto: Divulgação


 http://www.jornalciencia.com/tecnologia/industrial/4622-fim-do-segredo-mcdonalds-finalmente-revela-como-suas-batatas-fritas-sao-feitas


Nenhum comentário:

Postar um comentário