OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 14 de junho de 2015

Por que é tão difícil manter o peso depois dos 40 anos?

Olá Suzzi. Existe uma explicação para engordarmos mais aos 40 anos, sim! Isso acontece com todos nós. É na verdade uma estratégia do nosso organismo para se adaptar a nova condição do corpo. Nesta idade as mudanças atingem todo nosso organismo. Aos 20 anos, era fácil manter o corpo em forma. Podíamos comer à vontade sem ganhar peso. Agora, engordar é muito mais fácil.

Aos 35-45 os níveis de estrógeno, testosterona e de hormônio do crescimento estão mais baixos. Como conseqüência, perdemos massa muscular. Perdemos cerca de três quilos de músculos por década. Com menos músculos, queimamos menos calorias. O organismo fica mais econômico, precisa de menos energia para funcionar. Se continuarmos a comer como antes, o excedente é armazenado sob a forma de gordura. Nossos ancestrais nesta idade já não caçavam mais para comer, e então armazenar gordura era uma estratégia para não necessitar se alimentar com a mesma frequência que antes.
2030360889As mulheres de 40 acumulam gordura nas cadeiras. Isso tem uma explicação: durante a gravidez, a gordura acumulada nessa região funciona como uma reserva de energia. Nos homens, a barriga é que aumenta. Para nossos ancestrais, o peso extra na cintura era uma reserva útil que ajudava durante as longas caçadas, claro! 

A capacidade de metabolizar gorduras diminui com a idade. Esse mecanismo é controlado por pequenas estruturas que existem dentro das células: as mitocôndrias. As mitocôndrias funcionam como centrais energéticas das células. Elas produzem energia, fazendo o oxigênio que respiramos reagir com os nutrientes ingeridos na alimentação. Com o passar dos anos, as mitocôndrias envelhecem e seu número em cada célula diminui, comprometendo, entre outras funções, a capacidade de metabolizar gordura.

Às vezes, a combinação entre muita comida e metabolismo lento pode ser fatal. O abdômen avantajado é mais do que um problema estético. A gordura que se vê por fora reflete o acúmulo nos espaços entre os órgãos internos e a gordura pode invadir cada espaço livre dentro do corpo. A gordura não se deposita apenas nas cavidades internas, ela o faz também, e mais perigosamente, no interior das artérias. Esses depósitos diminuem o diâmetro dos vasos sanguíneos e dificultam a passagem do sangue. 

O coração precisa bombear com mais pressão para vencer a resistência. Em casos extremos, a artéria pode ficar totalmente obstruída. Quando isso acontece com as coronárias, que irrigam o coração, o músculo cardíaco privado de oxigênio entra em espasmo, um o ataque cardíaco. É por isso que essa é a idade mais importante para fazer exercícios físicos!
Depois dos 40, todo o corpo se mobiliza para que perder peso seja muito mais difícil!
http://diariodebiologia.com/2011/11/por-que-e-tao-dificil-manter-o-peso-depois-dos-40-anos/#.VX4SgkY-DIU

Nenhum comentário:

Postar um comentário