OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 8 de maio de 2016

Brigadeiro de chuchu de baixa caloria



05/07/2015 07h27 - Atualizado em 05/07/2015 07h27

Brigadeiro de chuchu de baixa caloria vira 'hit' em festas no litoral de SP

Empresária diz que pedidos por doces saudáveis têm aumentado.
'Falso brigadeiro' tem apenas 47 calorias e pouca gordura.

Orion PiresDo G1 Santos

Brigadeiro de chuchu possui 47 calorias (Foto: Orion Pires / G1) 
Brigadeiro de chuchu produzido em Santos contém 47 calorias (Foto: Orion Pires/G1)
Um brigadeiro feito à base de chuchu tem se tornado o queridinho de casamentos e festas realizadas em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo Renata da Cruz Duarte, empresária do ramo há mais de 25 anos, os doces com baixo índice de carboidratos e pouca gordura têm garantido espaço nesses eventos.
Cardápio tem doces tradicionais com baixa caloria (Foto: Orion Pires / G1)Cardápio tem doces tradicionais com baixa caloria
(Foto: Orion Pires/G1)
“A gente percebe que as pessoas têm cuidado um pouco mais da alimentação. Claro que os docinhos e salgadinhos tradicionais não saíram de moda, mas os clientes sempre pedem para mesclar e reservar alguma mesa para coisas diferentes. Para não pegar ninguém de surpresa, colocamos plaquinhas identificando. Na maioria das vezes, um convidado não come carne, outro tem intolerância à lactose, ou muitos estão de dieta”, explica.
A linha "Doces Saudáveis" do cardápio do Buffet Sabor Surpresa apresenta 17 produtos. Entre as principais opções, estão o brigadeiro de chuchu, a mousse de chocolate ou limão e o pudim. Para garantir a consistência, Renata prepara as iguarias com requeijão sem gordura, iogurte, cacau e proteína isolada de soja, por exemplo.
“Essas sobremesas fazem o maior sucesso no mundo de quem faz dieta, já que, geralmente, os doces são restritos, na verdade, proibidos. Comer um docinho agrada e libera o hormônio da felicidade”, brinca a empresária, que também vende os produtos por encomenda na própria loja.
Receita leva chuchu e essência de baunilha (Foto: Orion Pires / G1)Receita leva chuchu e essência de baunilha
(Foto: Orion Pires/G1)
‘Brigadeiro fake’
Para não assustar a clientela, o brigadeiro de chuchu é chamado de "brigadeiro fake", ou seja, falso. “Algumas dietas para emagrecimento com baixo consumo de carboidratos estão na moda, como a dieta Dukan. O brigadeiro de chuchu foi elaborado com esse propósito, mas confesso que está longe de ser o nosso brigadeiro tradicional, feito com leite condensado”, revela.
A sobremesa contém chuchu, leite em pó desnatado, gema de ovo, achocolatado em pó diet, proteína isolada de soja, adoçante, essência de baunilha e uma espécie de gelatina vegetal chamada ágar-ágar. Uma porção de 35 gramas contém 47 calorias.
Diferente
Acompanhado da avó e da tia, o estudante Mário Sérgio Santana, de 12 anos, experimentou o doce. A princípio, ele parece ter gostado, mas depois que descobriu parte da receita, com chuchu, mudou de ideia. “É aceitável, mas brigadeiro de verdade é com leite condesado, né?”, brinca.
Mário e avó experimentaram a novidade com chuchu (Foto: Orion Pires / G1) 
 
Mário e a avó experimentaram a novidade com chuchu (Foto: Orion Pires/G1)
saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário