OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 15 de setembro de 2013

Nutricionista dá dicas para comer bem no restaurante por quilo

Almoçar fora de casa não é desculpa para descuidar da dieta e da saúde
Helena Dias, do R7
O fato de comer fora de casa não é mais desculpa para descuidar da saúde e não seguir a dieta. Os restaurantes por quilo e self-service de hoje estão lotados de opções saudáveis, basta saber escolher. Fernanda Salvador Alves, nutricionista da Universidade Federal do Paraná, diz que na hora de fazer o prato o melhor é optar pelos alimentos que comeria se estivesse em casa (arroz, feijão, carne, salada, suco natural, frutas).

- Quando comemos fora, temos a tendência de optar por alimentos diferentes dos que temos em casa, ou descaracterizar a refeição. Por exemplo, comer um sanduíche no almoço. Geralmente são essas escolhas que deixam nossa alimentação mais calórica.
Para alimentar o corpo de forma saudável, as calorias devem corresponder a proteínas, carboidratos e vitaminas. Uma das maneiras mais fáceis de montar seu prato é dividi-lo: metade dele deve ser composto por saladas variadas.

Desvende o mito: uma refeição pode ter mais de um tipo de carboidrato?

A outra metade deve ser dividida em três partes iguais: duas para arroz, feijão ou outros carboidratos (macarrão, batata etc.) e uma reservada para carnes.

A nutricionista Márcia Curzio, especialista em educação nutricional, explica que a regra é optar por um tipo de proteína e carboidrato, muita verdura e legumes e para temperar, nada de molhos cremosos; use um pouco de azeite.

- Não se esqueça que quanto mais colorido é o seu prato, mais nutritivo e saudável ele será.


self-service


Nas opções de carnes, que são as proteínas, o ideal é preferir as grelhadas, assadas e que não apresentem gordura aparente. Deixe de lado aquela gordura da picanha ou a pele do frango.

Um prato montado desta maneira possui a quantidade de calorias adequada para uma refeição, e fornecida por fontes adequadas, como carboidratos e proteínas. 
Cuidado com a variação de comida
Apesar das variedades que existem nos restaurantes por quilo e self-service, há outra questão que atrapalha um pouco a dieta: comer com os olhos. Fernanda explica que a variedade é tanta que as pessoas acabam querendo comer de tudo, um pouquinho de cada opção.

- Muitas vezes não priorizamos nada e colocamos "um pouquinho de tudo". Essa quantidade é maior que nossa capacidade gástrica (a quantidade de comida que cabe no nosso estômago) e, por essa razão, comemos mais do que deveríamos comer, e ficamos com a sensação de estufamento ou inchaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário