OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 15 de dezembro de 2013

Coletânias




A BOA ALIMENTAÇÃO TRAZ BENEFÍCIOS AO CÉREBRO

Tudo aquilo que ingerimos exerce um grande impacto sobre a função cerebral, podendo interferir no humor, no pensamento, no comportamento, na memória, no aprendizado e no envelhecimento celular.

Através de uma alimentação colorida e variada, podemos fornecer os nutrientes necessários para manter o cérebro ativo e saudável.
Alimentos importantes para o bom funcionamento cerebral:

- Carboidratos
Os carboidratos - cereais, pães, massas, hortaliças, frutas - devem constituir, no mínimo, 50% da dieta. A glicose é o combustível energético do cérebro. Por isso, é fundamental alimentar-se em horários regulares - a cada três horas - e fazer de cinco a seis refeições para manter a glicemia estável durante todo o dia.

- Frutas e vegetais verde-escuros
Fontes de vitamina C, eles são um importante antioxidante que protegem os neurônios dos danos oxidativos dos radicais livres.

- Castanha do Pará, nozes e amêndoas
Ricos em vitaminas E e selênio, reduzem o estresse oxidativo e seu dano às células do cérebro, melhoram o sistema imune e protegem contra o envelhecimento celular.

- Peixes
Excelentes fontes de ômega 3, os peixes - salmão, atum, arenque e sardinha - são importantes para a função neurológica, sensibilidade cognitiva, aprendizado e comportamento.

- Farinha de linhaça
A farinha de linhaça tem efeito anticarcinogênico, antiaterogênico - diminuindo a LDL e aumentado a HDL - e também é uma boa fonte vegetal de ômega 3.

- Ovos
A gema do ovo é rica em colina, um nutriente necessário à transmissão nervosa, à regulação biliar e ao funcionamento do fígado. Ela minimiza o excesso de gordura no fígado, ajuda na produção de hormônio e é necessária ao metabolismo de lipídeos e colesterol. Sem colina, o funcionamento do cérebro e a memória ficam prejudicados.

- Leite e derivados, mel, aveia, cereais integrais e leguminosas (feijão, lentilha e soja)
Estes alimentos são fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina. A serotonina (5-HT) desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, a temperatura corporal, o apetite, o humor, a atividade motora e as funções cognitivas.

Fonte: Globo Esporte




HÁBITOS QUE PODEM PREJUDICAR SEU CÉREBRO

Temos muitas manias e hábitos que executamos quase que diariamente. No entanto, temos tendência a não reconhecer que esses hábitos podem causar alguns danos cerebrais.

1. Pular o café da manhã e ir direto para o almoço.
Pessoas que não tomam café da manhã normalmente tem um menor nível de açúcar no sangue. Isso acaba gerando uma insuficiência de nutrientes ao cérebro, causando a degeneração do mesmo.

2. Comer demais.
Comer em demasia provoca o endurecimento das artérias cerebrais, que resulta em uma diminuição no poder mental. Ao realizar uma tarefa, tal como montar um quebra-cabeça, redigir um texto, sua concentração ficará reduzida.


3. Fumar
O fumo não só prejudica os pulmões, como também o cérebro. A nicotina do cigarro contém algumas substâncias que causam o encolhimento do cérebro, podendo até causar doenças, tais como o Alzheimer.


4. Alto consumo de açúcar
Grande quantidade de açúcar diminui a absorção de proteínas e nutrientes, causando má nutrição, interferindo no desenvolvimento cerebral.

5. Exposição a poluição do ar
A inalação de ar poluído diminui a oferta de oxigênio, provocando uma diminuição na potência cerebral.

6. Dormir pouco
O sono é extremamente essencial. Ele permite que o nosso cérebro descansar, sendo que a privação de longa duração de sono acelera a morte de células cerebrais.


7. Cobrir a cabeça durante o sono
Aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui a concentração de oxigênio, que acaba causando efeitos prejudiciais no cérebro.


8. Trabalhar durante uma doença
Isso é bastante comum, trabalhar ou estudar quando estamos doentes, mas, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, acabamos prejudicando-o.


9. Falta de pensamentos estimulantes
O pensamento é que a melhor maneira de treinar o nosso cérebro. Ter conversas sensatas, escrever textos, ler bons livros, assistir a bons filmes são algumas das formas que podemos estimular bons pensamentos.


10. Falar pouco ou deixar de praticar conversas inteligentes
A fala estimula a potência do cérebro. Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral.

Fonte: http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/
 


 

MUDANÇAS DE HÁBITOS...

Já está comprovado a nossa capacidade de aprender por toda a vida, independente da idade cronológica. Porém, dependemos de fatores, tais como: vontade, empenho, persistência, disciplina, foco, além de outros. Pesquisas científicas voltadas ao comportamento humano nos mostram que qualquer mudança que desejamos fazer em nosso comportamento só se efetivará com a mudança de nossos hábitos - e eis aqui a parte mais difícil para a maioria das pessoas...Porém existem técnicas e recursos que podem lhe auxiliar para realizar mudanças, porém te pergunto: qual é o novo hábito que se você fizer todos os dias ainda este ano, pode trazer benefícios para sua vida?
Se quiser saber mais sobre cursos para acelerar o aprendizado e encurtar o processo de desenvolvimento pessoal, cadastre seu e-mail no seguinte link http://forms.aweber.com/form/95/738441795.htm ou também pode seguir as publicações da página: Seja Excelente - Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal
— com Liris Rosalina Kröni Guerra.

 
 ÁREAS CEREBRAIS DA LINGUAGEM

O cérebro controla todos os aspectos mentais e físicos do falar. Os sons começam através da respiração que é expelida dos pulmões. Em sua jornada para a boca, o ar vibra, uma vez que é forçado através das cordas vocais. O nariz, boca e língua modificam este ar vibracional formando ondas sonoras. Expressões faciais e gestos também desempenham um papel na comunicação.
— com Liris Rosalina Kröni Guerra.







Nenhum comentário:

Postar um comentário