A BOA ALIMENTAÇÃO TRAZ BENEFÍCIOS AO CÉREBRO
Tudo aquilo que ingerimos exerce um grande impacto sobre a função cerebral, podendo interferir no humor, no pensamento, no comportamento, na memória, no aprendizado e no envelhecimento celular.
Através de uma alimentação colorida e variada, podemos fornecer os nutrientes necessários para manter o cérebro ativo e saudável.
Alimentos importantes para o bom funcionamento cerebral:
- Carboidratos
Os carboidratos - cereais, pães, massas, hortaliças, frutas - devem constituir, no mínimo, 50% da dieta. A glicose é o combustível energético do cérebro. Por isso, é fundamental alimentar-se em horários regulares - a cada três horas - e fazer de cinco a seis refeições para manter a glicemia estável durante todo o dia.
- Frutas e vegetais verde-escuros
Fontes de vitamina C, eles são um importante antioxidante que protegem os neurônios dos danos oxidativos dos radicais livres.
- Castanha do Pará, nozes e amêndoas
Ricos em vitaminas E e selênio, reduzem o estresse oxidativo e seu dano às células do cérebro, melhoram o sistema imune e protegem contra o envelhecimento celular.
- Peixes
Excelentes fontes de ômega 3, os peixes - salmão, atum, arenque e sardinha - são importantes para a função neurológica, sensibilidade cognitiva, aprendizado e comportamento.
- Farinha de linhaça
A farinha de linhaça tem efeito anticarcinogênico, antiaterogênico - diminuindo a LDL e aumentado a HDL - e também é uma boa fonte vegetal de ômega 3.
- Ovos
A gema do ovo é rica em colina, um nutriente necessário à transmissão nervosa, à regulação biliar e ao funcionamento do fígado. Ela minimiza o excesso de gordura no fígado, ajuda na produção de hormônio e é necessária ao metabolismo de lipídeos e colesterol. Sem colina, o funcionamento do cérebro e a memória ficam prejudicados.
- Leite e derivados, mel, aveia, cereais integrais e leguminosas (feijão, lentilha e soja)
Estes alimentos são fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina. A serotonina (5-HT) desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, a temperatura corporal, o apetite, o humor, a atividade motora e as funções cognitivas.
Fonte: Globo Esporte
Temos muitas manias e hábitos que executamos quase que diariamente. No entanto, temos tendência a não reconhecer que esses hábitos podem causar alguns danos cerebrais.
1. Pular o café da manhã e ir direto para o almoço.
Pessoas que não tomam café da manhã normalmente tem um menor nível de açúcar no sangue. Isso acaba gerando uma insuficiência de nutrientes ao cérebro, causando a degeneração do mesmo.
2. Comer demais.
Comer em demasia provoca o endurecimento das artérias cerebrais, que resulta em uma diminuição no poder mental. Ao realizar uma tarefa, tal como montar um quebra-cabeça, redigir um texto, sua concentração ficará reduzida.
3. Fumar
O fumo não só prejudica os pulmões, como também o cérebro. A nicotina do cigarro contém algumas substâncias que causam o encolhimento do cérebro, podendo até causar doenças, tais como o Alzheimer.
4. Alto consumo de açúcar
Grande quantidade de açúcar diminui a absorção de proteínas e nutrientes, causando má nutrição, interferindo no desenvolvimento cerebral.
5. Exposição a poluição do ar
A inalação de ar poluído diminui a oferta de oxigênio, provocando uma diminuição na potência cerebral.
6. Dormir pouco
O sono é extremamente essencial. Ele permite que o nosso cérebro descansar, sendo que a privação de longa duração de sono acelera a morte de células cerebrais.
7. Cobrir a cabeça durante o sono
Aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui a concentração de oxigênio, que acaba causando efeitos prejudiciais no cérebro.
8. Trabalhar durante uma doença
Isso é bastante comum, trabalhar ou estudar quando estamos doentes, mas, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, acabamos prejudicando-o.
9. Falta de pensamentos estimulantes
O pensamento é que a melhor maneira de treinar o nosso cérebro. Ter conversas sensatas, escrever textos, ler bons livros, assistir a bons filmes são algumas das formas que podemos estimular bons pensamentos.
10. Falar pouco ou deixar de praticar conversas inteligentes
A fala estimula a potência do cérebro. Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral.
Fonte: http://
Se quiser saber mais sobre cursos para acelerar o aprendizado e encurtar o processo de desenvolvimento pessoal, cadastre seu e-mail no seguinte link http://forms.aweber.com/
ÁREAS CEREBRAIS DA LINGUAGEM
O cérebro controla todos os aspectos mentais e físicos do falar. Os sons começam através da respiração que é expelida dos pulmões. Em sua jornada para a boca, o ar vibra, uma vez que é forçado através das cordas vocais. O nariz, boca e língua modificam este ar vibracional formando ondas sonoras. Expressões faciais e gestos também desempenham um papel na comunicação. — com Liris Rosalina Kröni Guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário