OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.
No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
|
|
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano
sábado, 16 de março de 2013
Gordura dos gordos é diferente da gordura dos magros
O que realmente está nos tornando gordos?
Bernardo Staut em 13.03.2012 as 18:00
Por que cantar deixa você mais feliz?
Como começar:
- Reforce sua confiança assistindo ao DVD do musical “Mamma Mia” – se Pierce Brosnan consegue ser pago para cantar, então há esperança para todos nós. Use a versão karaokê (sing along) e pratique na privacidade de sua casa (dá até mesmo para se vestir como a Meryl Streep no filme).
- Se você decidir que está pronto para ter aulas, procure um professor – lojas de instrumentos geralmente têm boas indicações de profissionais da área.
- Se decidir se juntar a um coral, grupos religiosos geralmente oferecem essa opção. Busque anúncios também em sites e em cadernos culturais do jornal de sua cidade.
- Cantar produz endorfina, a mesma substância que o faz se sentir bem comendo chocolate. Cantar, no entanto, é menos calórico.
- Cantar o deixa mais bonito. A atividade melhora sua postura e o faz exercitar os músculos de sua barriga.
- Cantar é um jeito incrível de malhar, afinal é um exercício aeróbico, que aumenta o nível de oxigênio em seu sangue.
- É muito difícil cantar e se preocupar com o trabalho ao mesmo tempo. Cantar reduz o stress e os níveis de pressão sangúinea.
- Corais são ótimos lugares para se conhecer pessoas. Alguns são formados de casais que se conheceram cantando. [Telegraph]
Cantar pode acalmar as pessoas e baixar a pressão arterial
Natasha Romanzoti em 9.05.2011 as 20:02Tá nervoso? Não precisa ir pescar. Tente cantar, e isso já deve espantar seus problemas. A conclusão veio da história encantadora de uma mulher de 76 anos, da República Dominicana. Ela, que tinha uma história de 15 anos de artrose nos dois joelhos, tinha sido aceita em um programa filantrópico americano que proporciona cirurgias de graça a pacientes dominicanos.
A mulher foi internada no Hospital General de la Plaza, de Santo Domingo, para a substituição total de ambas as articulações dos joelhos em março passado. A pressão sanguínea da paciente na sua admissão era de 160/90 mmHg, controlada por sua medicação habitual.
Entretanto, dois dias depois, na manhã da cirurgia, sua pressão arterial subiu rapidamente para 240/120 mmHg, enquanto ela esperava na área pré-operatória. A equipe de anestesia a enviou de volta para o quarto, para controle da pressão arterial, e adiou a cirurgia até a manhã seguinte.
Embora os médicos tenham começado imediatamente a dar-lhe doses adicionais de medicamentos anti-hipertensivos, sua pressão sistólica ficou em 200 mmHg. Com um clima tenso no quarto da paciente e o tempo a esgotar-se antes que a equipe americana deixasse o país, ela, preocupada, perguntou se podia cantar.
Começou suavemente e foi aumentando o volume e a paixão a cada canção. Acabou cantando seis músicas religiosas, que invocavam Jesus, Deus e o Salvador para proteger os inocentes e o mal, trazer a paz, e fazer a verdade se espalhar e curar as almas.
Depois de duas músicas, os médicos notaram que a sua pressão arterial caiu para 180/90 mmHg. Algumas canções depois, sua pressão sistólica baixou ainda mais. As pressões mais baixas continuaram por várias depois.
No momento em que ela começou a cantar, os médicos já perceberam que a mulher parecia muito mais calma, e que suas expressões faciais e linguagem corporal relaxantes refletiram na sua pressão arterial.
Assim, naquela noite, os médicos lhe deram ordens para cantar, se necessário, a qualquer momento, o que ela fez várias vezes. Na manhã seguinte, ela foi liberada para a cirurgia e sua operação foi um sucesso, sem complicações ou dificuldades pós-operatórias com relação à pressão arterial.
Conclusão: cantar músicas reconfortantes pode abaixar a pressão.
Essa não é a primeira vez que os cientistas observam o impacto da música na saúde. Pelo menos nove outros estudos já demonstraram os efeitos positivos da musicoterapia em ansiedade pré-operatória e gestão de pressão arterial. Um deles descobriu que ouvir música era tão eficaz quanto à prescrição de medicamentos benzodiazepínicos para reduzir a pressão arterial antes da cirurgia.
Talvez cantar não funcione para todo mundo, mas certamente vale a pena tentar: é seguro, de graça e agradável. Certamente existe uma música que lhe acalma, não? [MSN]
http://hypescience.com/cantar-pode-acalmar-as-pessoas-e-baixar-a-pressao-arterial/
Comer mais proteínas e menos carboidratos ajuda a manter o peso
Cereais integrais diminuem os pneuzinhos
Que tipo de padrão alimentar é o seu? Conheça o mais saudável e os com maior risco de morte
quinta-feira, 14 de março de 2013
Siga as dicas para correr na rua sem lesões e com melhores resultados
Evitar o trânsito e prestar atenção nos obstáculos deixa o treino mais efetivo
Cuidado com pistas entre montanhas
Caminhos ou pistas localizadas entre montanha ou montes tem uma circulação de ar e umidade reduzida, o que inicialmente dificulta o rendimento do treino. "Por outro lado, isso estimula o aumento de hemácias, que são as células responsáveis por transportar oxigênio, o que aumentaria a eficiência do treino", diz o personal trainer Guto Ferrari, coordenador de corrida da academia Velox Fitness. "No entanto, essa é uma adaptação a médio e longo prazo, e treinar esporadicamente neste ambiente apenas dificultará a performance."Leve em conta o trânsito
Não é a toa que é mais agradável treinar em áreas arborizadas. Afinal, em locais de trânsito intenso o ar é mais poluído, fator que pode dificultar a respiração e prejudicar o desempenho. ?Entretanto, é mais importante treinar nestas condições do que não treinar?, afirma Gurto Ferrari. Por isso, procure trajetos que tenham muitas árvores e evite ao máximo o trânsito, mas caso não seja possível fugir dos carros em determinados horários treine mesmo assim.Analise o tipo de piso
Concreto, asfalto, grama ou areia são pisos muito distintos, que oferecem diferentes vantagens e desvantagens para o treino. Segundo o professor de corrida Carlos Santana, da Cia. Athletica de Brasília, a grama ou terra batida, por exemplo, absorvem o impacto e são indicados para treinos contínuos, já o asfalto é mais concentrado, ideal para treinos de tiro ou de ritmo. "O concreto é o piso menos recomendado, pois é muito sólido, prejudicando assim na absorção do impacto", afirma. "Outra opção é treinar na areia, que exige mais força e resistência, pelo fato de ela ser mais fofa que os outros terrenos", completa. Se você tiver dúvidas quanto ao melhor tipo de terreno para o seu treino, converse com um especialista.Evite locais muito movimentados
"A intensidade e velocidade da corrida são a chave do treino, e correr em uma área movimentada pode atrapalhar bastante esse desenvolvimento", afirma Guto Ferrari. Além disso, desviar de pessoas ou até mesmo desacelerar bruscamente pode levar o corredor a se lesionar. "Quando o espaço está livre, você pode correr tranquilamente e manter o seu ritmo, sem ter que mudar de direção ou desacelerar", completa o professor Carlos.Inclua subidas e descidas no trajeto
Ao escolher o seu trajeto para corrida, leve em conta a presença de subidas e descidas, como ladeiras ou até mesmo escadas no meio do caminho. "Quando se treina na ladeira, o corredor fica mais resistente, pois o gasto energético é maior, as pernas ficam mais fortes, as passadas mais firmes e a movimentação dos braços mais coordenada", diz o professor Carlos. No entanto, cuidado: inclinações excessivas devem ser evitadas, pois aumentam a sobrecarga e aumentam o risco de lesões. "Deve-se também evitar a corrida em descidas, porque o impacto sobre as articulações é maior."Sinuosidade da pista
As curvas frequentes no trajeto fazem com que o corredor ganhe mais equilíbrio, já que as mudanças constantes no centro de gravidade exigem alterações posturais durante a corrida. "Este quadro pode ser benéfico para a propriocepção do corredor, além de recrutar musculaturas pouco solicitadas nas corridas em linha reta", diz o personal Guto.Mapeie os obstáculos
Compare a corrida em esteira e na rua e escolha a que mais se encaixa aos seus objetivos
Emagrecer ou correr uma prova completa pedem treinos diferentes
Combine as atividades
Gasto calórico
domingo, 10 de março de 2013
Leve seu filho ao hortifruti!
Claro que a criança (e nós adultos também) tem direito de comer um sanduíche, batata frita ou pizza de vez em quando.
Pati
Dicas Interessantes para viver bem:
1-Falar o mínimo possível sobre a vida particular,
2-Não falar da vida dos outros,
3-Prosseguir sempre,regredir NUNCA,
4-Perdoar,
5-Ter fé,
6-Relaxe ouvindo uma música ou meditando,
7-Cuide da pele toda,
8-Pinte cerâmica ou tecido,
9-Pense sempre positivo,
10-Beba muita água,
11-Brinque com os filhos,
12-Pare de se comparar com os outros,
13-Pratique um esporte,
14-Aprenda de uma vez a dizer não,
15-Estabeleça metas,
16-Vá ver as vitrines das lojas,
17-Reserve um dia da semana pra cuidar de você,
18-Não ligue para o que os outros dizem,viva e seja feliz,
19-Invista em você,
20-Cultive o bom humor,
21-Comtemple o entardecer,o céu,a lua,
21-Saia sozinha com as aimgas(os),
22-Reze,
23-Escreva um diário,
24-Repita essa frase:EU SOU FELIZ!!!
25-Encha a casa de flores,
26-Leia um bom livro,
27-Perdoe e ESQUEÇA,
28-CANTE NO BANHEIRO,
29-NÃO TENHA MEDO DE SER feliz,
E lembre-se,devo preocupar com as pequenas coisas,o resto é problema de outro...
sábado, 9 de março de 2013
Como funciona a Dieta do Mediterrâneo?
Dieta do Mediterrâneo
Embora esses países sejam diferentes em relação à cultura, religião e política, compartilham muitas semelhanças, como o clima, temperatura e solo que influenciam na agricultura e, consequentemente, nos costumes alimentares da população dessa região.
O cardápio mediterrâneo se caracteriza pela riqueza do consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho, azeite de oliva e uma enorme variedade de ervas de cheiro, que dão cor e sabor especiais a esta culinária. Além disso, é caracterizado por um baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces, alimentos ricos em gordura e açúcar.
Para seguir a dieta é simples, recomenda-se adotar os mesmos hábitos alimentares dessa população. Incluindo em suas refeições os seguintes alimentos:
Frutas e hortaliças:Esses alimentos possuemgrande quantidade de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que iram ajudar a prevenir o câncer.
Cereais:Fontes de carboidratos fornecem energia para o nosso organismo. Os cereais integrais, além de fornecer energia, também são fontes de fibras, nutrientes, minerais (zinco, fósforo, magnésio), vitaminas e energia.
Leguminosas:São fundamentais para uma alimentação saudável, possuem fibras e proteínas vegetais, por isso, o consumo regular combate a constipação, evitando o câncer de intestino e diminuem o nível do colesterol ruim (LDL) prevenindo o aparecimento das doenças cardiovasculares.
Oleaginosas: Fornecem as gorduras boas (mono e polinsaturadas), que ajudam a reduzir o colesterol. Possuem Vitamina E e Selênio, que apresentam importante ação antioxidante.
Peixes:Ricos em ácidos graxos ômega – 3, proporcionados à nossa saúde diversos benefícios, como: diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral, redução da pressão arterial, ação anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.
Leite e derivados:São fontes de cálcio que contribui para a prevenção da osteoporose.
Vinho tinto:Possui em sua composição uma alta quantidade de flavonóides (antioxidantes), o vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos, assim, diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Azeite de oliva: É rico em ácido graxo monoinsaturado, que auxilia no aumento do colesterol "bom" (HDL), favorecendo nosso coração.
Vantagens da Dieta do Mediterrâneo
A dieta mediterrânea possui alimentos fontes de vitaminas, minerais, ácidos graxos mono e poli-insaturados, fibras e antioxidantes. Além disso, possui como vantagem o baixo consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como as carnes vermelhas e produtos lácteos gordurosos. Diminuindo assim, o risco de doenças crônicas não transmissíveis, aumentando a longevidade.Desvantagens da Dieta do Mediterrâneo
Uma das únicas desvantagens apontadas na dieta do mediterrâneo está relacionada à ingestão do vinho. O vinho deve ser consumido com moderação, não ultrapassando uma taça ao dia.Dieta do Mediterrâneo | Dieta e Saúde | |
---|---|---|
Aprenderei a me alimentar corretamente? | A rotina alimentar desta dieta é baseada na alimentação da região mediterrânea com alto consumo de frutas, verduras e legumes, cereais, leguminosas, oleaginosas, peixes e vinhos, visando, uma alimentação equilibrada. | Com a reeducação alimentar proposta pelo Dieta e Saúde, você aprende a fazer as melhores escolhas e que ter uma alimentação variada é fundamental para emagrecer com saúde e para se manter em forma por muito mais tempo. |
É fácil de seguir? | Para seguir a Dieta do Mediterrâneo você deve incluir em seu cardápio os alimentos que compõem a dieta. No entanto, você não irá aprender a quantidade ideal do consumo desses alimentos para ter uma alimentação realmente equilibrada | Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina. Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro. Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda. |
O que terei a minha disposição? | Por mais que você tenha um lista com alimentos a serem consumidos para atingir uma alimentação equlibrada. Você não conta com ferramentas para te auxiliar no processo do emagrecimento e não consegue avaliar se está perdendo peso da maneira correta sem comprometer sua saúde. | Diversas ferramentas que irão auxiliar no seu processo de emagrecimento. Por exemplo, o Contador de Pontos, a Análise Nutricional, a Comunidade e o Suporte Nutricional, assim você acompanha se está emagrecendo do jeito certo, ou seja, com saúde!. |
Farei a dieta sozinho? | Normalmente quando você faz uma dieta como a Dieta do Mediterrâneo, você lê o cardápio e as regras e faz tudo sozinho o que torna mais difícil se manter firme. | Emagrecer na companhia de amigos é bem melhor, não é mesmo? No Dieta e Saúde você encontra a maior Comunidade online de emagrecimento do país. É um ótimo modo de compartilhar experiências e dicas com quem quer o mesmo que você: emagrecer! Mais de 250.000 pessoas já emagreceram com a nossa ajuda. |
Quem irá me acompanhar? | Embora, tenham diversos estudos científicos que comprovam os seus benefícios para a saúde, assim como a maioria das dietas, é normalmente feita sem o acompanhamento de profissionais para tirar suas dúvidas e oferecer orientação. | Nossa Dieta dos Pontos é feita por pessoas para pessoas. Você poderá contar com nosso suporte via chat ou e-mail com especialistas nas áreas de nutrição e atividade física. |
O que vou comer? | Na Dieta do Mediterrâneo você come frutas, verduras e legumes, cereais, leguminosas, oleaginosas, peixes e vinhos. | Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a Dieta dos Pontos do Dieta e Saude você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas para sua saúde e seu emagrecimento. |
sábado, 2 de março de 2013
Dieta mediterrânea reduz em 30% risco cardiovascular
Estudo recomenda alimentação rica em azeite de oliva, frutas secas, peixe, frutas frescas, vegetais e vinho
AFPA pesquisa clínica, que confirma as observações epidemiológicas anteriores, foi realizada na Espanha com 4.479 pessoas, homens e mulheres de 55 a 80 anos durante mais de cinco anos. Os resultados foram publicados na segunda-feira na edição online da revista científica New England Journal of Medicine.
"Comprovamos que uma dieta alimentar mediterrânea sem restrições quantitativas, completada com colheradas de azeite de oliva ou de frutas secas, reduz substancialmente o risco de crises cardíacas e acidentes vasculares cerebrais em pessoas que têm mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares", escreveram os autores do estudo, dirigido pelo doutor Ramón Estruch, professor de medicina da Universidade de Barcelona.
Os participantes foram divididos em três grupos, um deles de controle. O primeiro grupo continuou uma dieta mediterrânea tradicional, com um consumo de ao menos quatro colheres de sopa de azeite de oliva no seu cotidiano. O segundo grupo, também submetido a uma dieta mediterrânea, deveria consumir cerca de 30 gramas de uma variedade de nozes, amêndoas e avelãs todos os dias, ao invés do azeite de oliva.
Os participantes destes dois grupos consumiram ao menos três porções de frutas e duas de verduras a cada dia. Eles tinham também que comer peixe três vezes por semana, evitar a carne vermelha e dar preferência à carne branca, como o frango. O grupo ainda deixou de consumir bolos ou alimentos industriais e limitou seu consumo de produtos lácteos ou carnes de porco processadas, como a salsicha.
Os pesquisadores observaram que os participantes que mantiveram a dieta mediterrânea ao medir o hidroxitirisol na urina, um marcador do consumo de azeite de oliva. Para as nozes e as amêndoas, determinaram o nível de ácido linoleico no sangue.
Os autores estimam que "os suplementos de azeite de oliva e de frutas secas explicam provavelmente a maior parte dos benefícios observados na dieta mediterrânea nos dois grupos".
Segundo eles, o estudo permite comparar os efeitos desta alimentação com a atual dieta ocidental.
Mulher perde 19 kg com cirurgia por hipnose
Técnica promete controlar ansiedade e fazer com que pacientes acreditem em balão imaginário no estômago
Terra“Meu trabalho é multidisciplinar, mas é importante que tenha um médico ou nutricionista para orientar. Essa técnica faz com que o paciente siga qualquer dieta a risca de faca. É um treinamento motivacional para que ele se visualize fazendo o que não consegue. Por exemplo, tem gente que adora chocolate e deixa de gostar depois do tratamento, ou quando é realizada a cirurgia imaginária do balão intragástrico, o paciente passa a acreditar que existe um espaço menor no estômago e começa a comer menos”, explicou o psicólogo Benomy Silberfarb, autor do livro Hipnoterapia Cognitiva.
Foi o que aconteceu com a psicóloga Juliana Peronio, de 33 anos. Depois de tentar dietas milagrosas, sofrer efeito sanfona e apostar em lipoaspiração para se livrar dos 23 kg que ganhou durante a gravidez do filho, há 12 anos, ela decidiu fazer o tratamento por hipnose. “Quando eu fiz lipo, meu médico disse que eu poderia perder até 5 kg, mas nunca conseguiria voltar ao mesmo corpo que tinha aos 25 anos”, contou.
Na época em que decidiu fazer o tratamento, ela tinha 73 kg distribuídos em 1,64m. “Eu já tinha ido a nutricionista, comido só salada, passado fome, vivido a base de água e só conseguia perder um quilo por mês. Em junho desse ano, coloquei o balão (no tratamento por hipnose) e quatro meses depois tinha perdido 19 kg sem praticar exercícios. E o melhor é que eu como de tudo, mas em pequenas quantidades, várias vezes ao dia. Me sinto plenamente satisfeita”, disse. Com isso, Juliana passou de um manequim 42 para 34.
O caso de Juliana não é o único. Assim como ela, a designer Lisandra Sperb, de 44 anos, também teve sucesso com a técnica. Ela ganhou peso com a tireoide e não conseguia emagrecer. “Eu não me pesava, só via que o negócio estava feio e sabia que minhas roupas não serviam. Na época, eu ia a uma psiquiatra e ela me indicou o tratamento. Liguei para marcar no mesmo dia porque estava muito irritada comigo mesma”. Ela colocou o balão intragástrico em setembro de 2011 e conta que não se pesa, mas que percebe que emagreceu mais de 10 kg e se sente feliz com a nova forma.
Procedimento
Diferentemente do que muita gente pensa, a hipnose não acontece por magia, nem em estado de inconsciência. Pelo contrário, de acordo com Benomy, a técnica faz com que todos os sentidos fiquem mais aguçados. “Eu converso com o paciente e troco informações. Às vezes tenho que ir até a infância para descobrir o motivo da ansiedade. Se ele disser que quando apanhava, comia mais, a gente trabalha para mudar esse cenário”, detalha o psicólogo.
A princípio, o paciente passa por uma série de avaliações que mostram se ele é ou não suscetível a hipnose, já que o método só é aplicado e funciona em quem acredita nos resultados. Em seguida, são realizadas 10 sessões, com intervalo de uma semana entre elas, onde acontece um treinamento motivacional em uma conversa com o médico e o cérebro trabalha por repetição de estímulos. Assim, a mente passa a ver cenários diferentes, o que controla ansiedade e compulsão.
“Você ouve tudo e sabe tudo o que está acontecendo. Logo depois da primeira consulta, fui almoçar em um shopping antes de ir trabalhar, mas já não tive tanta vontade de comer. Controlei automaticamente e me dei conta só depois”, relembra Lisandra.
Na sessão em que é colocado o balão, que dura cerca de uma hora, há sons no consultório de batimentos cardíacos e enfermeiras trabalhando. Além disso, para intensificar o resultado, o paciente recebe um cd com a voz do médico repetindo frases de estímulo. “A hipnose é muito ligada entre a minha relação com o paciente. Então quanto mais ouve a minha voz, mais ele entra em transe hipnótico”, afirma o especialista.
Em média, os pacientes que aplicam o balão eliminam 20 quilos em três meses. Após a fase de emagrecimento, é feita a manutenção, em que o intervalo das sessões é mensal. Vale lembrar que o procedimento não é invasivo e não existe dores e desconfortos causados pela hipnoterapia cognitiva.
Contraindicações
O mais importante para o procedimento dar resultado é o paciente não duvidar que pode alcançar a boa forma com a hipnose, mas não só. O método é contraindicado em casos de pacientes com transtornos mentais, como esquizofrenia, pessoas hiperativas ou com déficit de atenção e deficientes auditivos.
Além disso, só deve ser aplicado após os sete anos e, segundo o psicólogo, adolescentes são os que apresentam melhores resultados. “Pessoas entre 13 e 17 anos são as mais suscetíveis. Tenho que testar e perceber o quanto o paciente acredita no que eu estou falando”, afirma Benomy. "Caso haja confiança no tratamento, os resultados são garantidos".
Como três minutos de exercício por semana podem te deixar saudável
Pesquisas
Funcionamento e eficácia
Intenso mesmo
sexta-feira, 1 de março de 2013
Boas festas: 7 fatos fascinantes sobre o Natal
http://hypescience.com/boas-festas-7-fatos-fascinantes-sobre-o-natal/