OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 16 de março de 2013

Gordura dos gordos é diferente da gordura dos magros

em 28.08.2008 as 1:28
Parece que nem toda a gordura é criada da mesma maneira. Um estudo da Temple University (EUA) descobriu que a gordura de pacientes obesos é “doente” quando comparada com a de pacientes magros.
gorda e magroPorque doente? Quando nosso corpo não funciona da maneira correta nós dizemos que estamos doentes. O estudo da edição de setembro da revista científica Diabetes descobriu que o mesmo pode ser aplicado ao tecido adiposo encontrado em pacientes obesos. As suas células de gordura não estão funcionando adequadamente e como resultado são mais doentes do que as células de gordura de pacientes magros.
O autor do estudo, Dr. Guenther Boden teoriza que a “gordura doente” pode explicar melhor a ligação entre obesidade e alto risco de diabetes, doença cardíaca e derrame.
Pesquisadores dos departamentos de endocrinologia, bioquímica e cirurgia da universidade fizeram biópsias da coxa de seis pacientes magros e seis obesos e descobriu diferenças significativas em nível celular.
“As células de gordura de nossos pacientes obesos eram deficientes em diversas áreas”, disse Guenther. “Elas mostraram um estresse significativo no retículo endoplasmático e o tecido em si era mais inflamado do que em nossos pacientes magros.”
O retículo endoplasmático (RE) é encontrado em toda célula e ajuda a sintetizar proteínas e monitorar como elas se desenvolvem. O estresse que Guenther descreve faz que o RE das células gordurosas produza diversas proteínas que levam finalmente a resistência contra a insulina, que é responsável por grande parte do desenvolvimento e progresso de problemas de saúde ligados à obesidade.
Segundo o National Institudes of Health dos EUA, a cada vez que o índice de massa corporal (IMC) sobe um ponto o risco de diabetes cresce em 25% e o risco de problemas cardíacos aumenta em 10%.
Reduzir o peso ajuda a reduzir o estresse no RE, o que pode reduzir o risco de resistência à insulina e problemas resultantes. Atualmente Guenther e sua equipe estão estudando se os ácidos graxos livre são a causa potencial do estresse do RE. [ScientificBlogging, ScienceDaily]

2 comentários:

  1. Simpatia poderosa para emagrecer - Chico Xavier.

    Como fazer:

    Numa quarta feira pela manhã coloque meio copo de água e dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que você deseja, porque os quilos perdidos não serão recuperados depois.

    À noite, beba a água, deixando os grãos de arroz. Complete novamente o copo com água.
    *Na quinta feira pela manhã, em jejum, beba a água, deixando os grãos de arroz, completando novamente com meio copo de água.
    *Na sexta-feira pela manhã, em jejum, beba a água com todos os grãos de arroz.


    Importante:

    1: Conserve o mesmo copo durante o processo.
    2: Não faça regime pois a simpatia é infalível.
    3: Tire o número de cópias correspondente aos quilos que deseja perder. Por exemplo: se você quiser perder 7 quilos (kilos), faça 7 cópias.
    4: Comece a simpatia numa quarta feira, após distribuir as cópias (pode ser publicações em sites).
    5: Publique na mesma semana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Pricila, mas aconselho , também , fazer uma reeducação alimentar!

    ResponderExcluir