OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sábado, 16 de março de 2013

Por que cantar deixa você mais feliz?

cantando no chuveiroPor em 30.03.2009 as 8:31 
Cada vez mais, pessoas estão saindo de seus chuveiros para cantar. E, de acordo com alguns cientistas, isso é uma coisa boa. Cantar não provoca danos a saúde, muito pelo contrário.

Muitos começam com o karaokê. Em alguns bares, o aparelho é combinado com algumas doses de bebida. De acordo com o professor japonês (no Japão, o karaokê é um grande sucesso) Takeshi Tanigawa, da Universidade de Ehime, “beber com responsabilidade junto de amigos e se divertir o faz se sentir mais feliz e saudável. 

Cantores precisam respirar de forma diferente, inspirando mais, o que é bom para o sistema nervoso. Depois de cantar, não importa qual seja a performance, as pessoas geralmente recebem aplausos. É um tipo de apoio social, e faz o cantor se sentir bem”.

Para Nikki Slade (do site www.freetheinnervoice.com), todos nós deveríamos cantar para melhorar nossa saúde (ela é adepta da teoria do “quem canta os males espanta”). Ela diz que o canto se tornará tão popular quanto yoga como forma de relaxamento.

Slade, uma ex-atriz e cantora, usou dos poderes curativos do canto para voltar ao normal, depois de uma onda de stress que a atingiu. Agora ela ensina pessoas a fazer a mesma coisa.

Então por que não tentar? Por que não entrar em algum coral? Muitos não cobram inscrição e procuram avidamente novos membros. E atitudes como essa podem, até mesmo, beneficiar a comunidade. 

De acordo com Greenville Hancox, do Centro de Artes e Saúde de Sidney, cantar é melhor do que Prozac. Ele acredita que o canto é uma força de coesão social. “Se convencêssemos mais pessoas a cantarem, tenho certeza que seríamos uma nação mais saudável” conclui.
Como começar:
  1. Reforce sua confiança assistindo ao DVD do musical “Mamma Mia” – se Pierce Brosnan consegue ser pago para cantar, então há esperança para todos nós. Use a versão karaokê (sing along) e pratique na privacidade de sua casa (dá até mesmo para se vestir como a Meryl Streep no filme).
  2. Se você decidir que está pronto para ter aulas, procure um professor – lojas de instrumentos geralmente têm boas indicações de profissionais da área.
  3. Se decidir se juntar a um coral, grupos religiosos geralmente oferecem essa opção. Busque anúncios também em sites e em cadernos culturais do jornal de sua cidade.
  4. Cantar produz endorfina, a mesma substância que o faz se sentir bem comendo chocolate. Cantar, no entanto, é menos calórico.
  5. Cantar o deixa mais bonito. A atividade melhora sua postura e o faz exercitar os músculos de sua barriga.
  6. Cantar é um jeito incrível de malhar, afinal é um exercício aeróbico, que aumenta o nível de oxigênio em seu sangue.
  7. É muito difícil cantar e se preocupar com o trabalho ao mesmo tempo. Cantar reduz o stress e os níveis de pressão sangúinea.
  8. Corais são ótimos lugares para se conhecer pessoas. Alguns são formados de casais que se conheceram cantando. [Telegraph]
http://hypescience.com/por-que-cantar-deixa-voce-mais-feliz/

Cantar pode acalmar as pessoas e baixar a pressão arterial

  em 9.05.2011 as 20:02
Tá nervoso? Não precisa ir pescar. Tente cantar, e isso já deve espantar seus problemas. A conclusão veio da história encantadora de uma mulher de 76 anos, da República Dominicana. Ela, que tinha uma história de 15 anos de artrose nos dois joelhos, tinha sido aceita em um programa filantrópico americano que proporciona cirurgias de graça a pacientes dominicanos.
A mulher foi internada no Hospital General de la Plaza, de Santo Domingo, para a substituição total de ambas as articulações dos joelhos em março passado. A pressão sanguínea da paciente na sua admissão era de 160/90 mmHg, controlada por sua medicação habitual.
Entretanto, dois dias depois, na manhã da cirurgia, sua pressão arterial subiu rapidamente para 240/120 mmHg, enquanto ela esperava na área pré-operatória. A equipe de anestesia a enviou de volta para o quarto, para controle da pressão arterial, e adiou a cirurgia até a manhã seguinte.
Embora os médicos tenham começado imediatamente a dar-lhe doses adicionais de medicamentos anti-hipertensivos, sua pressão sistólica ficou em 200 mmHg. Com um clima tenso no quarto da paciente e o tempo a esgotar-se antes que a equipe americana deixasse o país, ela, preocupada, perguntou se podia cantar.
Começou suavemente e foi aumentando o volume e a paixão a cada canção. Acabou cantando seis músicas religiosas, que invocavam Jesus, Deus e o Salvador para proteger os inocentes e o mal, trazer a paz, e fazer a verdade se espalhar e curar as almas.
Depois de duas músicas, os médicos notaram que a sua pressão arterial caiu para 180/90 mmHg. Algumas canções depois, sua pressão sistólica baixou ainda mais. As pressões mais baixas continuaram por várias depois.
No momento em que ela começou a cantar, os médicos já perceberam que a mulher parecia muito mais calma, e que suas expressões faciais e linguagem corporal relaxantes refletiram na sua pressão arterial.
Assim, naquela noite, os médicos lhe deram ordens para cantar, se necessário, a qualquer momento, o que ela fez várias vezes. Na manhã seguinte, ela foi liberada para a cirurgia e sua operação foi um sucesso, sem complicações ou dificuldades pós-operatórias com relação à pressão arterial.
Conclusão: cantar músicas reconfortantes pode abaixar a pressão.
Essa não é a primeira vez que os cientistas observam o impacto da música na saúde. Pelo menos nove outros estudos já demonstraram os efeitos positivos da musicoterapia em ansiedade pré-operatória e gestão de pressão arterial. Um deles descobriu que ouvir música era tão eficaz quanto à prescrição de medicamentos benzodiazepínicos para reduzir a pressão arterial antes da cirurgia.
Talvez cantar não funcione para todo mundo, mas certamente vale a pena tentar: é seguro, de graça e agradável. Certamente existe uma música que lhe acalma, não? [MSN]

http://hypescience.com/cantar-pode-acalmar-as-pessoas-e-baixar-a-pressao-arterial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário