OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sete maneiras de meditar em situações no dia a dia

Durante o banho, no trânsito e até lavando a louça são bons momento para meditar

Por Minha Vida - publicado em 14/12/2011

Para sentir as vantagens dessa técnica ancestral, o segredo é incorporar a meditação ao dia-a-dia, mantendo a paz e equilíbrio nos momentos de tormenta. "Meditar é tornar consciência do agora e prestar atenção em gestos banais e automáticos. Quando estamos mais atentos aumentamos a qualidade das tarefas que realizamos", ensina Maria Correia, professora da Associação Palas Athena. Ações singelas também são exercícios de meditação. Algumas práticas, como o budismo, estão centradas na atenção plena. Nada mais do que alguns minutos por dia de percepção às sensações. 
Beber água
Ao beber um simples copo d'água, sinta a temperatura e a textura do copo, concentre-se no líquido escorrendo pela garganta. Ao sentira água fazendo todo trajeto pelo organismo, você se concentrará mais em si mesmo, prestando atenção nas suas próprias necessidades. 
Banho - Foto Getty Images Banho
"Durante o banho, sinta as gotas sobre a pele, o cheiro do xampu e o toque da toalha que envolve o corpo", diz Maria. Estimular o tato ajuda na sensibilidade e nos faz perceber um mundo que até então não notávamos.
Carro - Foto Getty Images Dentro do carro
No trânsito, observe sua respiração. Isso vai ajudar a enfrentar os congestionamentos e trará um grande bem-estar físico e emocional. Respire fundo e concentre-se na inspiração e expiração, até se acalmar.
alongando - Foto Getty Images No trabalho
"Quando for se sentar, no trabalho ou à mesa, preste atenção na postura, na posição de suas pernas e na sensação na coluna", diz Maria Correa. Todos esses fatores influenciam no bem-estar. Caso vá passar muitas horas sentado, alongue-se de tempos em tempos.
lavar a louça - Foto Getty Images Aproveite o momento de lavar a louça para meditar. Observe o peso, formato, a textura e as cores dos objetos. "Unindo consciência e percepção nós despertamos a atenção e prontidão que é o estado meditativo", explica Maria.
incenso - Foto Getty Images Acenda um incenso
Se gostar de incenso, escolha um aroma suave e deixe que o odor se espalhe. Por meio do olfato, que tem ligação direta com o sistema nervoso central, o incenso estimula sensações e aguça certas emoções.

O importante é não desfocar a atenção. Imagine o aroma entrando pelo nariz e concentre-se no caminho que ele faz até chegar aos pulmões. Inspire e depois expire profundamente, percebendo a diferença de temperatura do ar que entra e sai pelas narinas.
Acorde livre do estresse
Você é do tipo que acorda já pensando em todas as situações desgastantes que terá de enfrentar no decorrer do dia, ficando estressado logo pela manhã? Pois saiba que o melhor remédio para isso é, além de bons pensamentos, uma respiração correta. Veja aqui o passo a passo de um exercício de respiração que pode ser feito logo ao acordar:

1. Inspire lentamente pelas narinas, contando até três.
2. Prenda a respiração, também contando até três.
3. Expire lentamente pela boca, contando até seis.
4. Ao inspirar faça com que o ar passe pelo diafragma e encha o abdôme.
5. Mantenha por três segundos inflado dessa maneira.
6. Ao eliminar o ar, faça com que o abdômen vá se encolhendo cada vez mais, até que fique totalmente esvaziado. Repita essa forma de respirar por cinco ou seis vezes seguidas. Ela produzirá uma redução na ansiedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário