Durante o banho, no trânsito e até lavando a louça são bons momento para meditar
Ao beber um simples copo d'água, sinta a temperatura e a textura do copo, concentre-se no líquido escorrendo pela garganta. Ao sentira água fazendo todo trajeto pelo organismo, você se concentrará mais em si mesmo, prestando atenção nas suas próprias necessidades.
"Durante o banho, sinta as gotas sobre a pele, o cheiro do xampu e o toque da toalha que envolve o corpo", diz Maria. Estimular o tato ajuda na sensibilidade e nos faz perceber um mundo que até então não notávamos.
No trânsito, observe sua respiração. Isso vai ajudar a enfrentar os congestionamentos e trará um grande bem-estar físico e emocional. Respire fundo e concentre-se na inspiração e expiração, até se acalmar.
"Quando for se sentar, no trabalho ou à mesa, preste atenção na postura, na posição de suas pernas e na sensação na coluna", diz Maria Correa. Todos esses fatores influenciam no bem-estar. Caso vá passar muitas horas sentado, alongue-se de tempos em tempos.
Se gostar de incenso, escolha um aroma suave e deixe que o odor se espalhe. Por meio do olfato, que tem ligação direta com o sistema nervoso central, o incenso estimula sensações e aguça certas emoções.
O importante é não desfocar a atenção. Imagine o aroma entrando pelo nariz e concentre-se no caminho que ele faz até chegar aos pulmões. Inspire e depois expire profundamente, percebendo a diferença de temperatura do ar que entra e sai pelas narinas.
Você é do tipo que acorda já pensando em todas as situações desgastantes que terá de enfrentar no decorrer do dia, ficando estressado logo pela manhã? Pois saiba que o melhor remédio para isso é, além de bons pensamentos, uma respiração correta. Veja aqui o passo a passo de um exercício de respiração que pode ser feito logo ao acordar:
1. Inspire lentamente pelas narinas, contando até três.
2. Prenda a respiração, também contando até três.
3. Expire lentamente pela boca, contando até seis.
4. Ao inspirar faça com que o ar passe pelo diafragma e encha o abdôme.
5. Mantenha por três segundos inflado dessa maneira.
6. Ao eliminar o ar, faça com que o abdômen vá se encolhendo cada vez mais, até que fique totalmente esvaziado. Repita essa forma de respirar por cinco ou seis vezes seguidas. Ela produzirá uma redução na ansiedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário