Mais próxima da nossa realidade
23.07.2013Em outros países, o prato pode ser a representação gráfica da pirâmide. O objetivo é deixar claro quais devem ser as escolhas alimentares corretas FOTO: AGÊNCIA DN
Aprimorada, a versão atual da pirâmide alimentar traz o azeite, o chocolate, diferentes tipos de peixes (inserção do salmão), além de uma melhor apresentação dos feijões, a inclusão das frutas regionais (destaque para a salada de frutas), além do reforço no consumo de alimentos ricos em fibras, por exemplo.
Pirâmides regionais
Diante de uma agricultura e culinária tão diversificadas, Sara Lima Verde diz que quanto mais regionalizada for a representação gráfica, mais fácil será seu entendimento e melhor será sua aplicabilidade.
"Poderíamos pensar ou sugerir uma pirâmide alimentar para cada região, onde o grupo dos feijões, por exemplo, no Ceará, apareceria o feijão de corda e o carioca, enquanto no Rio Grande do Sul teríamos o feijão preto. No grupo das frutas, o caju, a manga, a ata, como típicos do Nordeste; enquanto no grupo do arroz, pão, massa, batata e mandioca, poderia também aparecer a tapioca e o cuscuz", relata.
Nova versão
Na base da pirâmide está o grupo com maior número de porções (seis diárias). Nela estão itens como aveia, arroz, pão de forma e francês, farinha e biscoito, todos na forma integral. Destaque para a inclusão do cereal tipo matinal e quinoa. Este último um alimento completo, segundo a FAO, por ser fonte de zinco, ferro e de 16 tipos de aminoácidos.
No grupo das verduras e legumes (três porções/dia), estão as folhas verdes escuras, repolho, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, couve flor, cenoura com folhas e a salada de vegetais. Todos os itens do grupo do leite e queijo ganharam maior visibilidade (três porções/dia), especialmente o iogurte natural pelo alto valor nutricional da riboflavina (B2) e como principal fonte de cálcio. Segundo Sônia Phillipi, uma porção de iogurte natural/dia oferece 29% da recomendação diária de cálcio.
No grupo das carnes e ovos, estão os peixes (salmão, sardinha e os regionais, nos cortes magros e grelhados), e frango sem pele. No de óleos e gorduras (uma porção/dia), está o azeite, enquanto no de açúcares e doces (uma porção), o chocolate e a representação de um açucareiro. No agrupamento dos feijões e oleoginosas, a pirâmide ganhou o feijão e a soja como preparação culinária, a lentilha e o grão de bico, a castanha de caju e a castanha do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário