OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 23 de julho de 2013

Pirâmide alimentar mais próxima da nossa realidade

Mais próxima da nossa realidade

23.07.2013
Fortaleza é a segunda capital do País na prevalência de excesso de peso (54% da população) e a quarta em obesidade (18%), segundo dados do Vigitel (2011). Considerando tais índices, a pirâmide alimentar é reconhecida como uma ferramenta importante para a educação nutricional. "Quanto mais completa em sua representação gráfica e mais regional os alimentos, melhores serão as mudanças das práticas alimentares, pois ficam mais próximas da realidade dos indivíduos", justifica a nutricionista Sara Lima Verde, doutorando em Nutrição e Saúde Pública (FSP/USP) e docente da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Em outros países, o prato pode ser a representação gráfica da pirâmide. O objetivo é deixar claro quais devem ser as escolhas alimentares corretas FOTO: AGÊNCIA DN
Aprimorada, a versão atual da pirâmide alimentar traz o azeite, o chocolate, diferentes tipos de peixes (inserção do salmão), além de uma melhor apresentação dos feijões, a inclusão das frutas regionais (destaque para a salada de frutas), além do reforço no consumo de alimentos ricos em fibras, por exemplo.

Pirâmides regionais
Diante de uma agricultura e culinária tão diversificadas, Sara Lima Verde diz que quanto mais regionalizada for a representação gráfica, mais fácil será seu entendimento e melhor será sua aplicabilidade.

"Poderíamos pensar ou sugerir uma pirâmide alimentar para cada região, onde o grupo dos feijões, por exemplo, no Ceará, apareceria o feijão de corda e o carioca, enquanto no Rio Grande do Sul teríamos o feijão preto. No grupo das frutas, o caju, a manga, a ata, como típicos do Nordeste; enquanto no grupo do arroz, pão, massa, batata e mandioca, poderia também aparecer a tapioca e o cuscuz", relata.

Nova versão

Na base da pirâmide está o grupo com maior número de porções (seis diárias). Nela estão itens como aveia, arroz, pão de forma e francês, farinha e biscoito, todos na forma integral. Destaque para a inclusão do cereal tipo matinal e quinoa. Este último um alimento completo, segundo a FAO, por ser fonte de zinco, ferro e de 16 tipos de aminoácidos.

No grupo das verduras e legumes (três porções/dia), estão as folhas verdes escuras, repolho, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, couve flor, cenoura com folhas e a salada de vegetais. Todos os itens do grupo do leite e queijo ganharam maior visibilidade (três porções/dia), especialmente o iogurte natural pelo alto valor nutricional da riboflavina (B2) e como principal fonte de cálcio. Segundo Sônia Phillipi, uma porção de iogurte natural/dia oferece 29% da recomendação diária de cálcio.

No grupo das carnes e ovos, estão os peixes (salmão, sardinha e os regionais, nos cortes magros e grelhados), e frango sem pele. No de óleos e gorduras (uma porção/dia), está o azeite, enquanto no de açúcares e doces (uma porção), o chocolate e a representação de um açucareiro. No agrupamento dos feijões e oleoginosas, a pirâmide ganhou o feijão e a soja como preparação culinária, a lentilha e o grão de bico, a castanha de caju e a castanha do Brasil. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário