OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dieta Balanceada: Dicas para comer menos.

Olá! Mais uma terça da saúde saindo do forno! (forno pode, frigideira não! Kkkk) O post de hoje é uma continuação do passado. Agora que vocês já sabem o tamanho dos pratos, copos, tigelas, etc, chegou a hora de POR A COMIDA! Muita gente fica perdida ainda nas porções que devem ser colocadas em um prato balanceado e saudável! Tem gente que acha que uma dieta de 2.000kcal é pra todo mundo. NÃO! Isso foi uma média tirada através de cálculos para poder criar a tabela nutricional dos alimentos, se não ficaria uma bagunça. Tem gente que tem que comer bem menos que isso e gente que tem que comer beeeem mais. Por isso a participação de um nutricionista é fundamental! Mas por enquanto eu e outras mil pessoas vamos dando diquinhas úteis, mas cuidado que tem muitas inúteis por ai. Abram o olho!
O BÁÁÁÁÁSICÃOOOO que ainda não ficou BEM claro pra algumas pessoas  vergonha hein dona Marcella que é a divisão do prato. Segundo pesquisadores de Harvard, devemos nos concentrar em comer as proteínas MAGRAS do frango (não vale o frango à passarinho), dos peixes (peixe frito é baummm né? NÃO!), frutos do mar (evitem a lula frita, camarão frito…) e da carne vermelha, SIM ela mesma. Existem os cortes certos. Não façam bullying com a coitada, podem comer: patinho, músculo, miolo da paleta, peixinho e coxão mole (estes são cortes magros que não precisa remoção da gordura pelo consumidor); e ainda: contrafilé, acém, pescoço (vendido como lombo pelos açougueiros), lagarto, maminha, miolo de alcatra e fraldinha (estes precisam da remoção manual da gordura). Essa proteína toda deve ocupar ¼ do prato. O outro ¼ deve ser preenchido por cereais integrais como: pão (pão, torradinhas pra comer com a salada, tudo integral), macarrão integral (o perigo é o molho!), arroz, etc, pois são fontes excelentes de carboidratos complexos que vão ser digeridos lentamente ajudando na saciedade e na digestão. A metade restante do prato deve ser preenchida por legumes, verduras e frutas. Estas que também são fontes de proteínas e carboidratos, porém são bem esquecidos. As vezes nem ¼ desses alimentos estão presentes no prato do Brasileiro, quem dera metade que é o sugerido! Esse grupo de alimento é completo, pois além dos macronutrientes já citados, eles são ricos em fibras e possuem vitaminas e minerais essenciais.  E também é importante a presença da gordura. “UÉ CAMILLA, VOCÊ NÃO MANDOU TIRAR LÁ NA CARNE? NÃO DEIXA COMER FRITURA?” Pois bem, temos que ingerir gordura SIM, mas gordura BOA, que são os óleos MONOINSATURADOS (azeite de oliva ou óleo de canola) e ter cuidado da ingestão de gorduras saturadas, restrinja ao máximo, é encontrada em produtos animais, óleo de coco e palma. E evite a todo custo a gordura trans, presente em muitos produtos industrializados! Cuidado com o “sem gordura trans!”, vá na tabela nutricional e veja se apenas o consumo de 3 bolachas do pacote tem nível de gordura trans “aceitável”, mas se come o pacote todo …. nem te digo!
Fora isso tudo, vamos a umas diquinhas para comer menos! Lembram que no outro post eu falei que nós não temos percepção de tamanho e que nosso cérebro é programado pra comer um pacote inteiro em vez de uma porção? Então, essas dicas servem para vocês se ligarem em momentos onde isso e outras coisas fazem comer mais do que devemos…
  • Mais qualidade, menos quantidade: comida de verdade é mais saborosa e satisfaz mais que os fast foods, comida industrializada, processadas ou lights. Sempre que possível prefira a fresca, prontinha na hora, pois as demais podem te dar vontade de atacar a geladeira 10min depois!
  • Coma devagar: o estômago leva 20 minutos para sinalizar ao cérebro que “TÁ BOM, JÁ CHEGAAA MENINA(O)”! Se você come muito rápido repare que depois pode se sentir estufado, ou faz outro prato e na metade dele se sente cheio(a).
  • Desligue a TV ou o PC: esses eletrônicos lhe distraem, então aquele BALDE de pipoca, aqueles frios, petiscos, vão sumir em segundos.
  • Faça lanches no meio da manhã e da tarde: não fique com fome! Não é bom, faz cair na tentação! E a dieta perfeita é feita de 3 refeições principais e 2 ou 3 (dependendo da individualidade de cada um) lanches.
  • Coma com a família: conversando com os familiares faz comer devagar e apreciar mais a comida.
  • Separe as porções do lanche: não leve o pacote de castanha, de biscoito integral, ou qualquer outra coisa que venha em grande quantidade, na bolsa. Você vai acabar comendo tudo! Um exemplo: pegue um pacote de 300g de castanhas e divida-as em pacotes de 30g e leve apenas ele.
  • Não coma diretamente da embalagem: coloque em outro recipiente e assim verá o quanto está comendo.
  • Prefira alimentos substanciosos: coma mais legumes e verduras no almoço e no jantar, assim ficará saciado e não sentirá fome logo depois.
  • Cuidado nas festas: Petiscos e álcool descem que nem uma beleza quando está na folia com os amigos não é? Eles acrescentam calorias DESNECESSÁRIAS. Comece com água ou refri light, pois o álcool abre o apetite, depois tome sua bebida com um punhadinho de petisco ou 2 ou 3 salgadinhos.
  • No supermercado: Não vá com FOME! É um perigo! Faça uma lista de compras e a siga!
BEIJOSSSS até a próxima!
#saudecomgadelha ; #projetogadelhas ; #elasporella ; @gadelhacamilla
Publicado em Saúde | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

Porção que emagrece

Olá galerinha! Hoje a terça da saúde vem falar uma coisa muito séria. Todo mundo, hoje em dia, tem mais facilidade de informações para fazer dieta, comer saudável, bla bla bla… Mas eu percebo um déficit muito grande sobre “O QUANTO VOCÊ COME”! Por acaso você é daquelas pessoas que viram que granola é um alimento bom, saudável, as menininhas magrelas comem, pois eu vi no instagram delas,bla bla bla…. OK! É sim… MAAAASSS isso não quer dizer que você pode comer um balde de granola, filha (o)! “TUDO DEMAIS É VENENO”! (essa frase já foi bem citada por mim aqui)
Quer comer de tudo? Chocolate, pizza, massas, etc, SEM ENGORDAR? Aprenda a se CONTROLAR! Cada uma dessas comidas citadas acima podem ser consumidas numa quantidade certa, em tempos certos. Existe uma PORÇÃO PERFEITA!
O que eu ando reparando muito nos restaurantes e lanchonetes são as quantidades servidas nos pratos, nos tamanhos de lanches, bebidas, etc. Estão cada vez maiores! Para mim são GIGANTESCOS! Eu vou desabafar… na minha city eu comia de tudo e era magra. Aqui, em SP, a coisa ficou (passado) difícil pelo fato de pedir um suco e ele vir em um balde, ou pedir um PF e eu ter que deixar a comida quase toda porque comeriam, daquele prato, 4 Camillas! Daí você pensa em ir no self service para por a quantidade que você quer, mas O PRATO É GIGANTE! Dava até pra ser uma bandeja!
Fora de casa a dica é: FOCO, FORÇA e FÉ! Não tem como mudar o tamanho das porções e dos pratos! Tenha força de vontade e faça sua dieta direitinho. Mas dentro de sua própria casa você pode fazer a mudança. Sabem o tamanho certo de pratos, tigelas, copos? Aqueles pratos quadrados, lindos, com super designer, estão distorcendo o tamanho exato, pois quando colocamos o alimento parece que é pouco, sobra muito espaço, daí o que acontece? Colocamos mais! O tamanho do prato perfeito é, o tamanho dos de antigamente, 25cm. Guardem os belos pratos para eventos e recepções quando receber amigos em casa e rotineiramente coma com os pratos básicos, certos.
A tigela para por o cereal matinal, a sopa, etc, também está distorcida! Literalmente parecem baldes. O tamanho perfeito é 15cm.
Qual tem as medidas corretas? O da direita! Normalmente vemos os da esquerda!
A xícara, que agora tem de todos os tamanhos inclusive do tamanho de tigelas, tem o tamanho fundamental, não apenas pro café com leite, mas também pelo fato que elas são usadas para medir quantidade de ingredientes nas receitas! Esta importante pecinha deve ter 250ml de volume:
Primeiro exemplos dos tamanhos de xícaras e para qual alimento cada uma é destinada, mas sabemos que andamos TROCANDO né?
Agora, abaixo, qual é a correta?
Fica estranho, feio, colocar a porção certa, para não sair da dieta, de cappuccino quando a xícara é desproporcional como esta da esquerda! A correta é a da direita!
As jarras, OPA, os copos! Eu (mais um desabafo), quando peço suco ou chá gelado, não tomo nem 3 dedos do copo direito e meu dindim é jogado fora! Não vale a pena pedir bebida quando saio, pois me trazem com um copo gigantesco! Adoro as amigas que dividem comigo, AS AMIGAS, pois tem copos que chegam a ter 500ml, daí dividido por duas ainda é muito (250ml para cada). Em casa, reserve os copos de 300ml (aquele bem bonitão que você comprou para servir junto aqueles pratos “chiquês”) para servir água. Use no dia a dia os copos de 250ml. Eles também não são para todos os líquidos, pois para suco já seria certo os de 180ml, mas daí é melhor manter o menor copo para TER CONTROLE e não encher muito!
O da esquerda tem 300ml e o da direita 250ml. Visualmente é gritante a diferença!
Bom, isso é só pra começar! E já RESOLVE MUITO! Pois foi constatado cientificamente que a maioria das pessoas não percebe a quantidade de comida colocada à sua frente. Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia constatou que a nossa tendência é comer tudo, LIMPAR O PRATO, ou comer todo o pacote (biscoito recheado, quando criança então, quem aqui comia 3 e guardava o pacote? E hoje em dia? É difícil! Kkkkk)
No próximo post vou revelar porções dos alimentos. Tem até pizza! Comecem arrumando os pratinhos e copinhos. Até a próxima! Beijinhoooosssss

http://www.elasporella.com.br/blog/2013/06/04/dieta-balanceada-dicas-para-comer-menos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário