OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 7 de julho de 2013

Como Eu Emagreci 43kg

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Oi meninas,

Primeiro quero agradecer à todas pelas visitas e pelas palavras carinhosas!
Segundo quero dizer que não se preocupem que o "banzo" já passou.
Não vou desistir de nada!
Bom, as pessoas perguntaram e eu vim contar.
Como emagreci esse 43kg.

O COMEÇO:
*Como tinha que perder muito peso (65kg no total, metade do peso que eu tinha gente!) dividi essa meta grande em 7 metas menores. Seis metas de 10kg e uma de 5kg. (Estou indo para a quinta meta! Uebaaa!) Pensar que tinha que emagrecer 65kg me desanimava e me deixava ansiosa. Antes eu ficava procurando uma dieta que me emagrecesse 5k por semana, mas isso não existe!E mesmo que existisse...eu lá ia conseguir fazer? Pensar em atingir metas menores é mais fácil quando se tem muitos kilos a eliminar.

*Estabeleci horários para as minhas refeições.

*Comia de 3h em 3h RELIGIOSAMENTE.
Para não diminuir o metabolismo e evitar ataques de gula que são comuns quando a gente fica muitas horas sem comer.Cheguei a mentir no trabalho dizendo que estava tomando uma medicação e que tinha que comer antes de tomar, para poder sair no meio do expediente e lanchar na hora certa. Valeu a pena!

*Estabeleci quantidades.
No começo funcionou como uma forma de auto-controle, já que eu continuei comendo basicamente as mesmas coisas. E não pensem que no começo eu comia 1 pão, 2 colheres de arroz...nada disso. Comia metade do que estava acostumada e como estava acostumada a comer muito...posso dizer que comia bastante. (Amanhã coloco um post com a minha alimentação)

*Comia um porção enorme de salada de fruta nos lanches: banana, maçã, abacaxi, mamão, melão e manga. Tudo junto.

*Não comia nada duas horas antes de ir dormir.
Se estou indo dormir não preciso de energia certo?

*Cortei líquidos no almoço e jantar.
Realmente os liquidos, junto com a comida, atrapalham a sensação de saciedade. A gente come mais. Mesmo. Tomo uns 40min depois.

*Esqueci que a manteiga e o açúcar de mesa existem.
Gente vocês não tem idéia do que eu comia de açúcar e manteiga! Só quando parei de comer percebi! O consumo de açúcar na minha casa caiu de 2kg por semana para 1kg!! Troquei por açúcar light que adoça mais com uma quantidade menor. Eu comia muita manteiga também, troquei por requeijão light.

*Nunca me preocupei só com as calorias e sim com os nutrientes dos alimentos.
O perigo de se preocupar só com as calorias é esse: você come a quantidade certa de calorias, ok. Mas e os nutrientes que o seu corpo precisa? Se você não se alimenta bem seu corpo NÃO vai buscar esses nutrientes nos depósitos de gordura, não!

*Comecei uma atividade física.
No começo caminhava 1h na rua. Foi difícil, não por preguiça ou cansaço, mas porque a minha pele é muito fina e o meu pé encheu de calos. Eu enrolava ele quase todo no esparadrapo, mas ia! Sempre tive muito claro na minha cabeça que emagrecer sem atividade física é praticamente impossível. Quando você diminui as calorias da sua alimentação com o tempo seu corpo se adapta e passa a manter o peso com essa quantidade. O único jeito é aumentar o seu metabolismo e isso você só consegue fazendo atividade física e aumentando sua massa magra...o que nos leva à proxima dica:

*Entrei na musculação.
Não tenho dinheiro para fazer plástica e morro de medo de cirurgia. No meu caso, como o excesso de peso era grande, sabia que tinha que fazer musculação de qualquer jeito, para desenvolver os músculos que sustentariam a pele depois do emagrecimento. Dois meses depois entrei na academia, onde estou até hoje. Valeu à pena. O músculo precisa de mais energia (calorias) para se manter do que a gordura. Quanto mais músculos mais gordura você queima. Ginástica localizada com pesos tem o mesmo efeito.

*Bebi muita água.
No meu caso beber água não foi uma mudança na minha rotina porque sempre bebi muuuuita, então esse truque de beber para diminuir a fome nunca funcionou comigo! Mas se você não bebe água...vai te ajudar com certeza! A água é um santo remédio para o nosso corpo, todo mundo sabe! Eu bebo quase 2 litros só na academia! Tenho uma garrafinha de 500ml que encho 3 ou 4x lá. Fora o que tomo no resto do dia.


Com essas mudanças emagreci 8kg no primeiro mês. Aos poucos vou contando contando mais coisas sobre o meu processo. Mas as primeiras e principais mudanças que eu fiz foram essas.
Se você está começando agora, que tal tentar?


Beijos a todas.

http://deobesaasarada.blogspot.com.br/2008/01/como-eu-emagreci-43kg_10.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário