OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 22 de outubro de 2013

EU VOU! Com 78kg a menos, Valdinei corre 25km na Maratona de São Paulo


- Atualizado em

O paulista de 39 anos fumava 30 cigarros por dia e já não conseguia brincar com os dois filhos pequenos. Chegou a pesar 170kg, hoje é maratonista

Por Rio de Janeiro
26 comentários
Em março de 2008, aos 34 anos, Valdinei Roque fumava 30 cigarros por dia, era sedentário e pesava 170kg. Sem conseguir brincar com seus dois filhos ou passar na catraca do ônibus, o paulista de 1,82m comia pizza três vezes por semana, adorava pão com leite condensado e bebia muito refrigerante.
- Eu estava me matando. Fumava 30 cigarros por dia, não comia frutas e legumes, me alimentava mal - lembra. 
Valdinei Roque Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal)Valdinei pesava 170kg e fumava muito. Hoje, aos 39 anos, tem hábitos saudáveis (Foto: Arquivo Pessoal)
Após uma operação de redução do estômago, ele decidiu mudar de vida. Parou de fumar e, assim que foi liberado para fazer atividades físicas, começou a caminhar. Aos poucos, com a ajuda de um amigo, passou a correr. Em 18 meses, ele perdeu 78kg
Sem fumar há quase seis anos, Valdinei admite que ainda sente falta do cigarro. Mas, quando bate a vontade, ele compara os benefícios da prática de exercícios físicos com as consequências do vicio, e opta sempre pela primeira opção
- Eu comparo o vício com o prazer de me exercitar. Os dois são parecidos, mas o cigarro acaba com a saúde, e a corrida melhora a saúde.
Hoje, com 92kg, o paulista disputa maratonas. Seu melhor tempo nos 42km foi 4h20. O próximo desafio de Valdinei será a Maratona de São Paulo. Devido a uma lesão no joelho, ele vai se poupar correr a prova de 25km. Nada que tire o ânimo de quem venceu a obesidade e o vício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário