OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Menos desperdício, mais nutrição!

Menos desperdício, mais nutrição!

Você já parou para pensar na quantidade de alimentos que você desperdiça diariamente? Por comodidade ou pela correria do dia a dia, acabamos estocando alimentos em casa e, consequentemente, muito do que compramos acaba sendo jogado fora antes de ser consumido. Além disso, muitas vezes acabamos desperdiçando alimento na hora do preparo. E fazemos isso sem nem perceber, não é?
posts_1410_3Para se ter uma ideia, no Brasil, 70 mil toneladas de alimentos vão para o lixo todos os dias e, de tudo que nós, consumidores brasileiros, adquirimos, 20% é descartado no processo culinário por causa dos nossos hábitos alimentares. Se pararmos para pensar que na quantidade de pessoas que passam fome no mundo, chegaríamos a conclusão de que o o total de comida desperdiçada no Brasil é suficiente para alimentar mais de 35 milhões de cidadãos. Será que somos capazes de mudar essa situação?
A gente acredita que sim e hoje, dia Mundial da Alimentação, é a data ideal para começar. Por isso, separamos algumas dicas do que você pode fazer para tentar diminuir o desperdício na sua casa, ensinando para os seus filhos, familiares e amigos.
  • As frutas maduras devem ser conservadas em geladeira. Quando verdes, devem ser mantidas em temperatura ambiente até amadurecerem.
  • Quando for ao supermercado, procure comprar apenas o que você tem certeza que será consumido antes de estragar. Além de evitar desperdícios, você também terá em casa alimentos sempre frescos.
  • Controle o olho maior do que a barriga. Ao fazer o seu prato, pense bem se você vai mesmo conseguir comer tudo. O exercício também é bacana para evitar comer mais do que precisa.
  • Ao preparar os alimentos, cuidado ao descasca-los.
  • Os talos de legumes como couve, agrião, beterraba e brócolis contêm fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês e escondidinhos.
  • As folhas de cenoura são ricas em vitamina A, importante para a saúde dos olhos, pele, cabelos e crescimento. Você pode usá-las no lugar da salsinha. O sabor é muito parecido.
  • A água do cozimento das batatas concentra todas as vitaminas do alimento, que se dissolvem em água. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê, ou para agregar valor nutricional ao arroz e massas.
  • A água do cozimento da beterraba pode ser utilizada para o preparo de gelatinas vermelhas. Assim você as torna mais nutritivas.
  • As cascas da batata, mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba, podem ser assadas e servidas como aperitivo. É uma delícia!
  • A casca da laranja pode ser caramelizada, para ser servida com café, ou utilizada em compotas ou mesmo para biscoitos.
  • A parte branca da melancia pode ser usada para fazer cocada. Já a parte branca do maracujá pode render uma deliciosa compota, que você prepara como a receita do doce de mamão verde.
  • Com as cascas das frutas, como goiaba e abacaxi, você pode preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.
  • A casca da banana é uma parte extremamente nutritiva, muito rica em potássio e fibras. Você pode utilizá-la no preparo de doces, como massa de bolo, brigadeiros, bem como em preparações salgadas, como, por exemplo, bifes e bolinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário