Menos desperdício, mais nutrição!
Você já parou para pensar na quantidade de alimentos que você desperdiça diariamente? Por comodidade ou pela correria do dia a dia, acabamos estocando alimentos em casa e, consequentemente, muito do que compramos acaba sendo jogado fora antes de ser consumido. Além disso, muitas vezes acabamos desperdiçando alimento na hora do preparo. E fazemos isso sem nem perceber, não é?Para se ter uma ideia, no Brasil, 70 mil toneladas de alimentos vão para o lixo todos os dias e, de tudo que nós, consumidores brasileiros, adquirimos, 20% é descartado no processo culinário por causa dos nossos hábitos alimentares. Se pararmos para pensar que na quantidade de pessoas que passam fome no mundo, chegaríamos a conclusão de que o o total de comida desperdiçada no Brasil é suficiente para alimentar mais de 35 milhões de cidadãos. Será que somos capazes de mudar essa situação?
A gente acredita que sim e hoje, dia Mundial da Alimentação, é a data ideal para começar. Por isso, separamos algumas dicas do que você pode fazer para tentar diminuir o desperdício na sua casa, ensinando para os seus filhos, familiares e amigos.
- As frutas maduras devem ser conservadas em geladeira. Quando verdes, devem ser mantidas em temperatura ambiente até amadurecerem.
- Quando for ao supermercado, procure comprar apenas o que você tem certeza que será consumido antes de estragar. Além de evitar desperdícios, você também terá em casa alimentos sempre frescos.
- Controle o olho maior do que a barriga. Ao fazer o seu prato, pense bem se você vai mesmo conseguir comer tudo. O exercício também é bacana para evitar comer mais do que precisa.
- Ao preparar os alimentos, cuidado ao descasca-los.
- Os talos de legumes como couve, agrião, beterraba e brócolis contêm fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês e escondidinhos.
- As folhas de cenoura são ricas em vitamina A, importante para a saúde dos olhos, pele, cabelos e crescimento. Você pode usá-las no lugar da salsinha. O sabor é muito parecido.
- A água do cozimento das batatas concentra todas as vitaminas do alimento, que se dissolvem em água. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê, ou para agregar valor nutricional ao arroz e massas.
- A água do cozimento da beterraba pode ser utilizada para o preparo de gelatinas vermelhas. Assim você as torna mais nutritivas.
- As cascas da batata, mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba, podem ser assadas e servidas como aperitivo. É uma delícia!
- A casca da laranja pode ser caramelizada, para ser servida com café, ou utilizada em compotas ou mesmo para biscoitos.
- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer cocada. Já a parte branca do maracujá pode render uma deliciosa compota, que você prepara como a receita do doce de mamão verde.
- Com as cascas das frutas, como goiaba e abacaxi, você pode preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.
- A casca da banana é uma parte extremamente nutritiva, muito rica em potássio e fibras. Você pode utilizá-la no preparo de doces, como massa de bolo, brigadeiros, bem como em preparações salgadas, como, por exemplo, bifes e bolinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário