OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Leitores que emagreceram quase 2 toneladas dividiram lições em 2014

03/01/2015 06h00 - Atualizado em 03/01/2015 06h00

Participantes do quadro 'VC no Bem Estar' eliminaram 1.974 kg.
Recordista emagreceu 140 kg sem cirurgia bariátrica.

Do G1, em São Paulo
Diz o ditado que, de grão em grão, a galinha enche o papo. A mesma lógica serve também para esvaziar: somando o peso perdido em todas as histórias que o VC no Bem Estar contou ao longo de 2014, nossos leitores eliminaram um total de 1.974 kg, muito perto da marca de 2 toneladas.
Adriana perdeu 140 kg e venceu a obesidade (Foto: Arquivo pessoal/Adriana Aparecida dos Santos)Adriana perdeu 140 kg e venceu a obesidade (Foto:
Arquivo pessoal/Adriana Aparecida dos Santos)
Recordista: 140 kg
A recordista foi Adriana Aparecida dos Santos, de Morungaba (SP), que perdeu 140 kg sem fazer cirurgia bariátrica.

O processo, aliás, começou quando ela se candidatou a fazer a cirurgia, mas estava acima do peso até para isso. Para piorar, não conseguiu se pesar na balança do consultório, que só marcava até 180 kg – e ela pesava 220 kg.
“A nutricionista disse que se eu quisesse uma vaga para a cirurgia, teria que ir ao mercado me pesar na balança de pesar bois”, contou Adriana. O trauma serviu como incentivo para a impressionante perda de peso, que foi feita com reeducação alimentar e uso de remédios sob orientação médica.
Erika Ribeiro Mattos emagreceu quase 50 kg depois de finalmente admitir que tinha um distúrbio alimentar (Foto: Arquivo pessoal/Érika Ribeiro Mattos)Erika Ribeiro Mattos emagreceu quase 50 kg
depois de finalmente admitir que tinha um distúrbio
alimentar (Foto: Arquivo pessoal/Érika Ribeiro
Mattos)
Bariátrica negada
Outra história marcante de uma personagem que não conseguiu fazer cirurgia bariátrica foi da pedagoga Érika Mattos. Na Holanda, onde mora desde 2007, os médicos não permitiram que ela operasse antes que tratasse a compulsão alimentar que a fazia consumir até 8 mil calorias. Ela procurou então uma clínica especializada, mas não se adaptou ao tratamento psicológico – até por causa das diferenças culturais.
No entanto, apenas com a força de vontade interna, conseguiu se controlar e mudar sua alimentação. Após os primeiros resultados, viu que não precisaria da cirurgia e acabou perdendo 49 kg. Não faz academia, mas pedala entre 12 km e 15 km por dia com o filho na garupa. Na Holanda, a bicicleta é um meio de transporte bastante popular.
Marcelo Bernardini trocou o sedentarismo pela bicicleta e emagreceu 30 quilos (Foto: Arquivo pessoal/Marcelo Bernardini)Marcelo Bernardini trocou o sedentarismo pela
bicicleta e emagreceu 30 quilos (Foto: Arquivo
pessoal/Marcelo Bernardini)
Mil quilômetros na bike
A bicicleta também está por trás do emagrecimento do paulista Marcelo Bernardini. O ex-bancário chegou aos 110 kg com uma rotina de doces, frituras, cerveja, churrasco e nenhum exercício. Até que, um dia, ele não conseguiu se abaixar para amarrar os sapatos. Era o sinal de que algo precisava mudar.
Marcelo alterou bruscamente sua alimentação e comprou uma bicicleta, que virou uma paixão. Hoje, ele compete em provas de ciclismo e já chegou a pedalar mil quilômetros em uma delas.
Elba Lúcia Monteiro emagreceu cerca de 40 kg graças à dedicação da irmã Eliane (Foto: Arquivo pessoal/Eliane Lins de Lima)Elba Lúcia Monteiro emagreceu cerca de 40 kg
graças à dedicação da irmã Eliane (Foto: Arquivo
pessoal/Eliane Lins de Lima)
Superando limites
A alagoana Elba Lúcia Lins Monteiro, de 47 anos, não pode pedalar, pois é cadeirante e tem síndrome de Down, mas nada a impediu de ganhar saúde com uma reeducação alimentar. A irmã Eliane, que cuida dela, fez alterações no cardápio, como colocar mais frutas no café da manhã e cortar o refrigerante.
Eliane não sabe ao certo, mas estima que Elba já tenha perdido cerca de 40 kg. Mais importante que isso, ela está com as taxas de colesterol e triglicérides sob controle, assim como a pressão arterial.






Nenhum comentário:

Postar um comentário