OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os textos a seguir são dirigidos principalmente ao público em geral e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes de cada assunto abordado. Eles não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores às informações aqui encontradas.

Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal.


No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)

A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mens_sana_in_corpore_sano


domingo, 4 de janeiro de 2015

Expressões Faciais: Você sabe classificar um sorriso?

Fernanda Wagner | Posted in | Posted on 23:13

1                                      2
O Ser humano consegue reproduzir até 50 sorrisos diferentes.
Qual dos sorrisos a cima é falso?

              Entre os seres humanos o sorriso é uma expressão que geralmente denota prazer, felicidade, alegria ou diversão, mas que também pode demonstrar involuntariamente ansiedade, malícia ou socialmente educação e é caracterizada pela flexão dos músculos  próximos das duas extremidades da boca.          
              De acordo com o site da BBC  a maioria das pessoas não sabe diferenciar um sorriso verdadeiro de um sorriso falso, uma vez que ambos podem ser muito parecidos. Uma explicação possível é que "pode ser mais fácil para as pessoas continuarem uma atividade se nem sempre souberem o que os outros realmente estão sentindo.
             O sorriso verdadeiro e o falso mexem com diferentes músculos que são ativados por partes diferentes do cérebro. Os sinais para cirar o sorriso falso partem da porção consciente do cérebro, enquanto que o sorriso verdadeiro é automático, ou seja, é controlado pelas partes inconscientes do cérebro e passam pelas partes do cérebro que ontrolam as emoções. Mas como diferenciá-los? Para isso existem algumas pistas:

             - No sorriso verdadeiro é impossível controlarmos o músculo orbicular ocular que fica ao redor dos olhos que é contraído, fazendo com que se formem rugas.
              -No sorriso sincero os músculos em torno da boca "Risório" ( que faz com que os cantos da boca sejam puxados ) e o orbicular ocular (bochechas erguidas) atuam juntos, fazendo também com que os olhos se fechem, ou permaneçam entreabertos.  Além disso, "a parte entre os olhos e as sombrancelhas, bem como a extremidade destas, se inclinam levemente para baixo." (BBC)



             - No sorriso falso o músculo contraído é o zigomático, que faz com que os cantos da boca sejam erguidos. Neste tipo de sorriso, nem sempre os músculos em torno dos olhos se contraem, fazendo com que as rugas não apareçam.

              Será que você sabe diferenciá-los? As imagens que abrem este posto foram retiradas do site da BBC, no qual há um teste de Psicologia, composto por 20 questões em que aparecem vídeos de pessoas sorrindo e você deve identificar quais os sorrisos verdadeiros e quais os falsos. Para realizá-lo clique aqui e veja quantas questões você acerta.
 
          Instruções do Teste
> A primeira pergunta diz respeito ao modo como você vê a vida, podendo ser otimista ( otimistic) ou pessimista (pessimistic).
> A segunda pergunta diz respeito à sua autoconfiança, como você se considera ao classificar diferentes modos de sorriso.
> Aperte next e depois assista aos vídeos e responda se o sorriso é genuíno (genuine) ou falso (fake).

Quanto a pergunta inicial, se você respondeu o número 2, acertou, parabéns!

http://menteacademica.blogspot.com.br/2010/06/expressoes-faciais-voce-sabe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário